Destaques Geral

Glória elege nova diretoria do Comtur

Por Felipe Misuraca / Especial

24 de novembro de 2021

A nova diretoria tem como objetivo continuar com as ações já iniciadas./ Foto: Reprodução.

S. J. B. GLÓRIA – Mônica Ferreira de Araújo foi eleita a nova presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de São João Batista do Glória. A eleição foi realizada na semana passada e a vice-presidência do órgão será exercida por Samantha Faria Campos. Segundo informações da nova diretoria do conselho, a proposta é manter a coesão do grupo de conselheiros, reforçar a representatividade de seus pares e fortalecer as assembleias mensais como espaço de discussões. Entre os dias 20 e 21 de novembro, aconteceu um evento ciclístico na cidade, com cerca de 300 ciclistas e teve total apoio tanto da prefeitura, como da nova gestão.

“Nesse momento pós pandemia, precisaremos de ações mais efetivas atualizando documentos como o Plano Municipal de Turismo (PMT) 2022/2026 e regimento interno do Comtur, ativar as comissões técnicas do próprio conselho, elaborar o calendário de eventos, entre outros”, afirma Mônica. Segundo ela, um dos maiores desafios na realização das ações é o foco. “Acredito que, intensificando as ações presentes nas diretrizes do Plano Municipal de Turismo e criando novas possibilidades, colocaremos o Glória em um patamar de turismo mais profissional”, disse.

“Ele (Comtur) é a efetiva participação da sociedade civil e trade turístico nas ações em que o poder Executivo tem a missão de executar. Um conselho atuante e representativo não somente traz as críticas, mas também apresenta sugestões”, disse a nova presidente.

“Minhas expectativas para o futuro são as melhores possíveis, afinal, já começamos muito bem desde as eleições dessa nova gestão. Seguindo o regimento interno, tivemos um processo transparente de divulgação para inscrições da comunidade local para novos conselheiros com 60 dias de antecedência, além de um retorno extremamente satisfatório dos ofícios às associações respondidas com indicações de representantes”, afirma.

O conselho é formado por um terço de representantes do poder público, com membros dos poderes Executivo, Legislativo, instituições de ensino e por dois terços de representantes da comunidade e instituições como Sindicato Rural, Emater e associação de moradores da área rural, hotéis, bares, proprietários dos terrenos onde estão localizados os atrativos naturais, guias condutores, entre outros.