Destaques Geral

Glória comemora 71 anos

Por Laura Abreu / Especial

24 de junho de 2020

Foto: Helder Almeida

PASSOS- O município de São João Batista do Glória comemora nesta quarta-feira 71 anos de emancipação político administrativa. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as comemorações serão online e contarão com celebrações religiosas e um sarau cultural. A comemoração começou no domingo, 21, com uma celebração eucarística e termina nesta quinta-feira, 25, com um sarau.

Nesta quarta-feira, às 10h, está previsto uma carreata em louvor à cidade e, em seguida, uma benção de veículos em frente à casa paroquial. Às 19h, os glorienses vão poder acompanhar a transmissão, através da internet e da Rádio Colina Fm, da celebração da missa do padroeiro na Igreja Matriz. Em seguida, às 20h, vai haver o hasteamento dos mastros de Santo Antônio e São João na Praça Belo Horizonte e queima de fogos, a população também vai poder acompanhar através da internet e da rádio.

As comemorações se encerram na quinta-feira, 25, às 19h, com o Sarau Café com Letras, que será realizado pela internet. Com o tema “Café com Letras em tempos de pandemia”, o sarau está na sua 5º edição e vai homenagear o município de São João Batista do Glória. Segundo a organização do evento, foi feito uma compilação dos poetas e compositores glorienses, sendo que todos os participantes são naturais do município ou moradores há mais de dez anos.

Foram 18 selecionados, que gravaram vídeos para o evento. No repertório, há muitas músicas e poesias e uma contação de um causo pela personagem Chica Maroca. As apresentações são de Airta Iva de Oliveira, Luiz Gustavo Amaral (compositor de solos em violão), José Reis dos Santos, Luiz Paulo de Andrade, Maria Aparecida Morais Silva, Maria de Fátima Israel ( em memória), Selma Esteves, Sirlene Vitória de Oliveira e Sônia Maria de Souza.

Também vão participar, com interpretações e homenagens à Ana Clara Falccuci, Felipe Souza de Carvalho, Gianna Barbosa Costa, Jéssica Mara Corrêa, Kênia Cristina Lima, Maria Gorete Silva Almeida, Marisa Santina de Souza Oliveira, Pedro Augusto dos Santos, Peyronilha Andrade, “Tia Tu” e Suzane da Silva Rosa Batista. A população pode acompanhar o evento pelo canal no YouTube da Paróquia de São João Batista, pela rádio Colina FM ou pelas redes sociais da Prefeitura Municipal.

A prefeita do município, Aparecida Nilva dos Santos (a Nilvinha), afirma que a programação virtual é uma forma não deixar a data passar sem comemoração.

Não poderíamos deixar de fazer algo, mesmo que virtualmente, pois esta data sempre foi marcada com muitos festejos em nossa cidade. É triste não podermos comemorar juntos naquele aconchego de sempre: os glorienses recebendo nossos visitantes com alegria e juntos festejar esta data tão especial. É com muita esperança de dias melhores que estamos comemorando o aniversário de nossa cidade”, disse.

São João Batista do Glória foi emancipado em 1949 e, de acordo com a estimativa de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui 7.453 habitantes. A cidade, popularmente chamada de “Glória”, faz parte da circuito turístico da Serra da Canastra e é conhecida por suas diversas cachoeiras e atrativos naturais, como o famoso Paraíso Perdido.

Obras seriam inauguradas

Além das festividades, a prefeitura vai comemorar o aniversário da cidade com a inauguração de algumas obras e melhorias, como o calçamento do anel viário que liga as rodovias MGC-146 à BR-464, as obras de melhoria da Praça do Cruzeiro, com a construção dos calçadões, a construção da nova sede do Centro de Referência de Assistência Social ( Cras), a construção da nova quadra de esportes da Escola Municipal José Ferreira Garcia, a revitalização com a instalação da cobertura da quadra de esportes da Escola Municipal Clotilde de Simone, a revitalização do Centro Esportivo Geraldo Rodrigues Ferreira (Poliesportivo), dentre outras.