Destaques Política

Gestores se reuniram na Ameg para conhecer projetos

11 de dezembro de 2020

O Consórcio Público Ameg vai oferecer serviços mais amplos e unificados. / Foto: Nathália Araújo

PASSOS – Gestores de toda a região se reuniram na sede da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), nesta quinta-feira, 10, para discutir a respeito dos projetos que desenvolvidos pela instituição, conhecer as novas lideranças do sudoeste mineiro e, assim, criar possíveis parcerias.

Durante a reunião, foram apresentadas algumas propostas de órgãos e entidades parceiras, tais como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Superintendência Regional de Educação (SRE), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Circuito Nascentes das Gerais e Canastra e outros.

Foto: Nathália Araújo

Entre as principais diretrizes apresentadas no evento está o Consórcio Público Ameg, o qual permite que sejam realizados serviços públicos variados de modo conjunto, incluindo licitações, fiscalização tributária e implantação de setores, visto que já existe um planejamento para a criação de uma Vigilância Sanitária, da Guarda Civil Municipal, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), uma usina de asfaltos e, ainda, reforçar as ações do Castramóvel, que já conta com mais de R$1,2 milhão disponíveis para ser investido nos locais consorciados.

Para Adeberto José de Melo, o Deco, presidente da Ameg, a reunião com os membros da administração dos municípios foi fundamental para atualizá-los acerca do trabalho desenvolvido pela associação e estimulá-los a trabalhar em união.

É importante que os novos gestores saibam o que está acontecendo e o que ainda vai acontecer. Além disso, destacamos alguns pontos que precisam de mais atenção, como o turismo, por exemplo. Temos uma indústria pronta, basta lapidar o que temos e, se todos trabalharem juntos, sem dúvidas, teremos resultados positivos como um todo”, destacou.

Em relação ao que foi apresentado, o novo prefeito de Passos, Diego Oliveira, menciona que a interação entre os representantes das cidades da região é primordial para o desenvolvimento regional.

Vejo isso com bons olhos, quando nos reunimos com a Ameg, é justamente para fazermos algumas projeções e conseguirmos recursos para bons investimentos em serviços e infraestrutura. Aqui, somos um polo regional e é muito bom receber que teremos tantas pessoas trabalhando em prol de um mesmo objetivo”, disse o gestor, eleito no último pleito.

Representando o município de São Sebastião de Paraíso, Marcelo Morais, novo chefe do Executivo, menciona que as novas equipes administrativas têm grandes desafios ao longo do mandato e que a união entre os municípios contribui significativamente com o avanço dos projetos.

Nosso planejamento deve ser baseado em questões técnicas bem pontuais, isto é, não adianta criar uma estrutura, porque temos que fazer com ela funcione. Sendo assim, acredito que quanto mais unido nós estivermos, mais força teremos para que a nossa região seja ouvida e valorizada”, esclareceu.

Após o início das próximas gestões, a Ameg deve encerrar sua existência jurídica, visto que o principal objetivo é fazer com que Consórcio Público Ameg seja mais eficaz e consiga atender maiores demandas.

Você também pode gostar de:

16 postos de combustíveis são fiscalizados em Passos

Comissão da Aldir Blanc chama PM para manter a ordem