Destaques Geral

Fotógrafa faz ensaio para conscientização do uso de máscaras de proteção em Passos

14 de outubro de 2020

Foto: Andreína Clemente

PASSOS – Mesmo passados sete meses da pandemia, a doença segue com os números alarmantes, mas algumas pessoas estão relaxando o isolamento social e no uso de máscaras. Pensando na conscientização para a necessidade de usar este item de prevenção eficaz, a fotógrafa Andreina Clemente Maria Silva realizou 15 ensaios com pessoas de profissões distintas e que acreditam no uso desta proteção. Para a médica Nutróloga e Clínica Geral em Programa Saúde da Família, Carolina Barbosa Silveira, a máscara é a base para prevenção coletiva ao coronavírus.

A máscara funciona como barreira, evitando que o vírus seja disseminado através de gotículas, e da mesma forma, não inalamos. Como médica da atenção primária à saúde acho de extrema importância atuar na prevenção, por isso, achei o ensaio da fotógrafa Andreína Clemente de suma importância para conscientizar a população. Também da área da saúde, a enfermeira Mirian Borges Calixto de Paula, vê no uso da máscara um fator importante para diminuir o contágio do coronavírus. “Eu fiz ensaio de gestante com a Andreina, e, com isso ela teve a idéia de fazer uma campanha com suas clientes usando máscaras. Eu topei fazer as fotos como forma de conscientização da população. Foi meu primeiro ensaio, e fizemos eu, meu esposo Helder e minha filha Júlia, de 7 anos. Agora, tenho duas filhas, a pequena Alice, de 4 meses participou, mas foi ensaio de gestante”, contou.

Outra enfermeira e também estomaterapeuta, Rose Dutra, afirmou que os benefícios da utilização do equipamento são coletivos: ao usar a máscara, além de se proteger contra o vírus, que pode estar circulando à sua volta, a pessoa impede a transmissão da covid-19 aos demais, caso esteja com a doença e ainda não saiba. A maquiadora Pamela da Silva Menezes contou que na sua profissão a máscara sempre foi algo muito importante.

Agora nessa fase que estamos vivenciando, ela é mais necessária ainda, pois nos previne e aos demais ao nosso redor. Eu aceitei fazer o ensaio, pois acho muito legal essa forma descontraída que a fotógrafa encontrou de tornar conscientização e prevenção contra o vírus algo real. E, sobre minhas clientes, não deve ter sido uma adaptação tão fácil, porém, necessária. Creio que não se importam em cobrir o rosto por ser uma coisa para o bem maior”, afirmou.

A empresária do ramo de jardinagem, Patrícia Garcia Silva Santos, também participou da proposta e ela contou que o uso da máscara para ela é, até o momento, além do distanciamento, o modo mais seguro para se proteger e proteger o próximo do contágio da covid-19. Ana Cláudia de Oliveira Vilela Menale, médica do Trabalho e professora do curso de Medicina da Faculdade Atenas Passos, garantiu que o uso da máscara diminui consideravelmente o risco de contaminação.

Por isso acho de suma importância seu uso. Na verdade, sempre tenho máscaras comigo, e sugeri a Andreína que fizéssemos algumas fotos com a máscara por ser importante aliada na prevenção. As pessoas não estão acostumadas a se proteger do que não conseguem ver. Então, é preciso conscientizar a população em relação à pandemia. Usar máscaras tem a ver com proteger a si mesmo, os seus e o próximo”, salientou a médica.

A advogada, Ana Paula de Oliveira Vilela, diz considerar o uso da máscara importante para o combate ao coronavírus e a higienização consciente. “Achei que as fotos com máscara representam uma forma de combate ao coronavírus, bem como para continuarmos com nossas vidas com este novo acessório. É a conscientização do uso dela que prosseguimos com nossas vidas”, garantiu a passense.

Pai e filho também entraram na onda do ensaio. O multitarefas (professor, advogado, economista e nutricionista) Eberth Beraldo Cançado Lemos, e seu filho estudante de Medicina, Augusto Portomeo Cançado Lemos, contam que aceitaram o convite de Andreina pelo motivo de passar amizade entre pai e filho.

Modelo: Adriana Dias

Modelo: Ana Cláudia de Oliveira Vilela Menale

Modelo: Ana Paula Oliveira Vilela

Foto: Carolina Barbosa Silveira

Modelos: Eberth Beraldo Cançado Lemos e Augusto Portomeo Cançado Lemos

Modelo: Mirian Borges Calixto de Paula

Modelo: Pamela da Silva Menezes

Modelo: Patrícia Garcia Silva Santos

Modelo: Rose Dutra