Destaques Política

Fortaleza de Minas limita funcionamento de velórios e atividades religiosas

17 de julho de 2021

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Fortaleza de Minas, decretou nesta sexta-feira, 16, novas medidas para o funcionamento de velórios e cultos religiosos, além de sanções em caso de descumprimento e outras providências. A ação visa diminuir a disseminação da covid-19 na cidade.

De acordo com o decreto nº 59/21, o horário de funcionamento dos velórios será entre 5h até às 23h, sendo que, o funeral deverá ocorrer por no máximo cinco horas. A entrada aos sepultamentos será limitada a 10 pessoas, com a utilização de máscaras. No caso de haver dois funerais no mesmo dia, o número de pessoas permitidas cai para cinco pessoas por vez, incluindo parentes. A nova norma ainda proíbe o velório feito no domicílio do falecido ou familiares.

Quanto as atividades religiosas, celebrações, missas e cultos, inclusive grupos de orações, poderão ocorrer diariamente, entre às 5h até 23h, com intervalo mínimo de duas horas entre os eventos, respeitando a capacidade máxima de apenas 20% da capacidade do local, com o distanciamento entre as pessoas de 2 metros.

Se não for respeitado as medidas, o município poderá suspender o alvará ou autorização de funcionamento e, em caso de reincidência por três vezes, emitir o seu cancelamento. Se o estabelecimento comercial voltar a funcionar no período em que estiver com alvará suspenso ou cancelado, responsável poderá ser multado no valor mínimo de R$ 1.800,00.