Destaques Geral

Folha tem sua filiação aprovada ao IVC

1 de abril de 2021

A comerciante Josiane Santiago ocupou a tribuna livre da Câmara. / Foto: Divulgação

PASSOS – O Grupo Folha da Manhã é o terceiro Conglomerado de Imprensa do Estado de Minas Gerais – e um dos 48 veículos impressos do Brasil – a conseguir a sua a filiação junto ao IVC – Instituto Verificador de Comunicação, na categoria de circulação paga. A aprovação se deu depois de uma minuciosa auditoria nas empresas grupo e a emissão do parecer nesta semana pelo Gerente de Auditoria de Impressos, Marco Aurélio de Souza, favorável à filiação ao instituto da publicação do Jornal Diário Regional Folha da Manhã.

As duas outras únicas empresas jornalísticas mineiras filiadas ao IVC são a S/A Estado de Minas, responsável pelos veículos “Estado de Minas”, “Aqui” e “Aqui MG”, e a Sempre Editora Ltda., que edita os veículos “O Tempo” e “Super Notícia”, todos eles em circulação na capital Belo Horizonte. Desde o ano passado, outro produto do Grupo Folha da Manhã, o “Portal Digital de Notícias Clic Folha”, www.clicfolha.com.br, já é auditado pelo IVC na categoria Websites.

A ideia da Auditoria de Circulação surgiu pela primeira vez em 1847 e foi originada por um conflito existente entre dois grandes jornais americanos: New York Herald e o New York Tribune. No entanto, somente em 1889, inicia-se a história do controle de Circulação de Jornais e Revistas com a Association of American Advertising. Atualmente, não se fala de circulação de forma especulativa, vaga e imprecisa. A circulação de publicações é um padrão exato de medida, como o metro, litro, grama etc.

O reconhecimento de métodos minuciosos de aferição despertou o interesse dos anunciantes e agências, que passaram a conhecer não somente o aspecto quantitativo do público comprador das publicações, mas também dados demográficos quantificáveis, que permitiam melhor caracterização do perfil dos leitores. Essa vertente tornou-se um fator determinante na escolha dos veículos, trabalhando com dados reais e atualizados, que embasariam estudos dos custos por centímetro, coluna e milheiro de exemplares aplicáveis às mensagens publicitárias.

O IVC brasileiro surgiu a partir do I Congresso Brasileiro de Propaganda, realizado em outubro de 1957, no Rio de Janeiro. Os debates resultaram na aprovação da tese que constituiria o Instituto Verificador de Comunicação (IVC), sob os auspícios da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), do Sindicato dos Proprietários de Jornais e Revistas, da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e da Associação Brasileira de Agências de Propaganda (Abap). Contudo, apenas em novembro de 1961, a ABP resolveu atender às recomendações do I Congresso Brasileiro de Propaganda e fundar o IVC.

Para o Diretor de Jornalismo do grupo empresarial de comunicação com sede em Passos, Jornalista Carlos Parreira, a filiação ao IVC é mais um importante passo no processo de modernização pelo qual passa a Folha da Manhã, que começou com a adoção de um novo padrão gráfico em fevereiro de 2020 e depois com a inauguração do novo Portal de Notícias, o qual definitivamente colocou o veículo impresso também na era digital.

É gratificante ver que o empenho e a compreensão de nossos colaboradores, anunciantes e principalmente de nossos assinantes está se traduzindo em avanços rumo ao futuro do jornalismo não somente no Brasil, mas no mundo. A partir de hoje, nosso veículo impresso passa a fazer parte de um seleto clube, que somente congrega grandes conglomerados de mídia e renomados veículos do país, sendo o único representante do interior do Estado de Minas Gerais, o que também não deixa de muito engrandecer nossa região”, enfatizou o dirigente do jornal.