Destaques Literatura

Flipoços terá feira virtual

30 de setembro de 2020

Flipoços desenvolve plataforma para fazer edição 100% on-line. / Foto: Divulgação

Com o objetivo de facilitar o acesso à Feira Virtual do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), prevista para o período de 11 a 15 de novembro, a organização dos dois eventos remodelou o site www.flipocos.com, que servirá como plataforma para as atividades da feira e do festival. Os organizadores do evento querem incentivar o público a se cadastrar no site desde já, para que tenham facilidade de transitar pela plataforma em novembro.

Quando decidimos oficializar o evento, inicialmente, faríamos somente o próprio Festival Literário. Só que depois firmamos uma parceria com uma startup de Poços de Caldas, a Nubbi, e conseguimos que ela fosse a nossa parceira na plataforma de tecnologia. Essa plataforma abrigará tanto a feira quanto o festival, em um mesmo local, que é de fácil acesso para todo o público do Brasil e do exterior e de forma gratuita. É um projeto inédito”, afirma Gisele Ferreira, curadora do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, que terá sua edição de modo virtual neste 2020, devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo Gisele, mais de 30 expositores já confirmaram presença na feira.

E as grandes editoras disponibilizarão livros com preços especiais e promocionais para os visitantes da Feira Virtual do Flipoços. Realizaremos também, em tempo real, em três salas, várias atividades para o público”, afirma ela.

O espaço Sesc/Flipoços foi mantido, também de modo virtual.

Minas está servindo de exemplo para outras capitais e cidades brasileiras que estão fazendo feiras virtuais, inclusive a Bienal do Livro de São Paulo. Motivados pela Feira Virtual, eles usarão a mesma plataforma que nós. Isso porque viram que realmente é uma saída bacana que estamos oferecendo para o mercado editorial, em um momento tão complicado”, afirma a curadora.

Lançado no último dia 29 de julho para o mercado editorial e livreiro do País, a Feira Virtual do Livro do Flipoços, terá como missão trazer um pouco de alento para esse setor que, com a pandemia e políticas equivocadas do governo, está sofrendo em demasia. A Feira Virtual do Livro, um projeto 100% on-line, inovador e inédito tem como principal foco oportunizar a todo segmento participar da Feira de maneira diferente e virtual e criar novas formas de relacionamentos com o público. A plataforma, além do ambiente específico da Feira, que terá setorização de estilos literários, contará ainda com o Espaço Flipocinhos, com atividades gravadas e ao vivo, para as crianças.

Nesse sentido, a novidade fica por conta da parceria da organização da Feira com as escolas que irá disponibilizar os conteúdos nos horários das aulas. Mas o grande diferencial do Flipoços Virtual, será mesmo as novidades literárias. Com o objetivo de focar em novos lançamentos nacionais e internacionais, o festival conta, desde já, com uma programação especialmente preparada para que o público possa curtir um leque de encontros literários. Além da programação oficial do festival, boa parte aproveitada do que seria no presencial, o público também contará com uma “Sala de Autores e Lançamentos” especialmente preparada para que as Editoras possam incluir seus autores para bate-papos de forma interativa com o público.

Até o momento editoras como Madras, Aletria, Trilha Educacional, Moinhos, Grupo Pensamento, estão confirmadas para a “Sala de Autores e Lançamentos”. Inclusive, a Editora Moinhos trará para o Flipoços Virtual, a escritora Alejandra Costamagna, chilena que estava confirmada para o Flipoços em abril. Ela é jornalista e doutora em literatura.

Feira virtual do livro Flipoços. De 11 a 15 de novembro, no site www.flipocos.com