Destaques Esporte

Flamengo tem mais vitórias no histórico contra Atlético/MG

Leonardo Pedro

21 de junho de 2022

Clubes duelaram no último domingo pelo Brasileirão./ Foto: Reprodução.

BELO HORIZONTE – Atlético-MG e Flamengo retornam aos gramados na noite desta quarta-feira, 22, para o jogo de ida das oitavas de finais da Copa do Brasil. Os clubes duelaram no último domingo, 19, pelo Brasileirão. No campeonato de pontos corridos, o Galo venceu por 2 a 0.

A partida de hoje tem grande peso para ambas as equipes que não vivem o melhor momento na temporada. O Galo estava sem vencer há quatro jogos, até o triunfo sobre o rival no último fim de semana, e pressionado pela torcida que pedia a saída do treinador Antonio Mohamed. O Flamengo enfrenta crise no Brasileirão, onde ocupa a 14ª posição, com apenas quatro vitórias em 13 jogos, além da troca do comandante há três rodadas.

Apontado por muitos como a maior rivalidade interestadual do Brasil, Galo e Flamengo protagonizaram momentos históricos no futebol brasileiro. Entre os mais discutidos consta a final do Campeonato Brasileiro de 1980, vencida pelo Flamengo e a partida que antecedeu a semifinal da Libertadores de 1981, também triunfada pelos cariocas. Ambos acontecimentos foram os principais estopins para intensificar a rivalidade.

No plano geral do histórico confronto, foram realizados 122 jogos, com 40 vitórias dos mineiros e 49 dos cariocas. O primeiro encontro aconteceu no dia 16 de junho de 1929, em amistoso na antiga casa do Galo, o estádio Antônio Carlos, vencido pelo Flamengo, por 3 a 2.

No Brasileirão de 2004, o segundo por pontos corridos, o Galo aplicou a maior goleada na história do confronto, 6 a 1. A partida foi realizada em Ipatinga e teve o placar aberto logo no início do jogo após a expulsão de Júnior Baiano, que gerou o gol de falta de Zé Antônio. Márcio Mixirica, Renato, Wagner e Alex Mineiro também deixaram os seus. Jean diminuiu para o Flamengo.

Pela Copa do Brasil, o jogo mais marcante entre as equipes aconteceu na semifinal de 2014, vitória de virada do Atlético por 4 a 1. Na final, o clube enfrentou o maior rival, o Cruzeiro, e conquistou o título em vitória por 1 a 0.

A partida de hoje será realizada no Gigante da Pampulha, às 21h, com transmissão nos canais SporTV, Globo e Premiere.