Destaques Variedades

Filé à JK faz sucesso nas reuniões de família

Por Nathália Araújo/ Da Redação

21 de julho de 2020

Foto: Divulgação

O filé à JK é um dos tradicionais pratos preparados em cidades da região. Originalmente, a receita foi criada por um chef chamado João Crioulo, para homenagear o então presidente Juscelino Kubitschek, que costumava se hospedar em um hotel de Araxá. No entanto, o cozinheiro precisou se mudar para Franca (SP) e foi lá que a iguaria se popularizou.

Ananias do Reis Silva, além de atuar no ramo de entregas, sempre apreciou esta herança da gastronomia regional, que costumava ser servida durante os encontros com seus colegas e, desse modo, surgiu o interesse em aprender a fazer a receita. Despertando cada vez mais sua curiosidade pela culinária, este se tornou um método prazeroso para distração e, após adquirir muita prática, acabou se tornando o encarregado por comandar a cozinha em todas as reuniões entre amigos e familiares, especialmente quando o assunto é o apreciado Filé à JK.

É gratificante ver as pessoas reunidas, esperando pela refeição que eu mesmo preparo. Sempre vejo essas situações como momentos divertidos e de muita alegria, já que conto com a companhia dos meus filhos e das pessoas que amo. Durante todo o tempo de preparo da receita, aproveitamos para conversar sobre nossos interesses, relembramos histórias felizes e, é claro, tomamos cerveja que, aliás, é um ótimo acompanhamento!”, contou o cozinheiro.

Sabendo que a iguaria é típica do interior de São Paulo e do sul de Minas Gerais, muitas pessoas viajam de longe para conhecer o prato e, sobre o assunto, Silva destaca que se sente privilegiado por viver em um local que possui riquezas, como a gastronomia e as belezas naturais.

Acredito que seja mais que uma receita saborosa, trata-se uma cultura, e é muito bom saber que estou passando isso para frente. Nossa região é muito abençoada, temos lindas paisagens, ótimas cachoeiras e sou muito grato a cada um desses detalhes” completou.

Por enquanto, os encontros estão suspensos devido às orientações sanitárias para conter a disseminação do novo coronavírus, o que inclui as medidas de distanciamento social. No entanto, Silva revela que está ansioso para que o isolamento chegue ao fim, para que consiga reencontrar as pessoas que ama.

Receita

Ingredientes:

– 1 kg de filé mignon em
bifes
– 3 ovos
– Farinha de rosca
– Farinha de trigo
– 5 bananas prata ou
nanica
– 300 g de muçarela
– 300 g de presunto
– Sal

Modo de preparo:

Tempere os bifes com alho e sal. Em seguida, pegue um bife temperado, cubra com uma fatia de presunto e uma de muçarela e, por cima, coloque outro bife de tamanho compatível.
Depois de recheados, empane os bifes com a farinha de trigo, os ovos batidos, uma pitada de sal e farinha de rosca. Em seguida, basta fritar em óleo quente.

Dica:

O acompanhamento sugerido é bananas empanadas e arroz à grega

Ingredientes

– 3 porções de arroz
– 1 cenoura
– Alho a gosto
– 1/2 pimentão
– Uvas passas a gosto
– 1 lata de ervilhas
– Batatas fritas
– 2 colheres de sopa de manteiga
– Figo a gosto
– Sal a gosto
– Abacaxi a gosto
– Pêssego em calda
– Figo em calda

Modo de preparo:

Derreta a manteiga, frite o alho e refogue a cenoura, o pimentão, as ervilhas e as uvas passas.
Em seguida, misture o arroz pronto.
Decore com as frutas e sirva.