Destaques Geral

Fiéis realizam carreata em louvor a Santa Rita de Cássia

Nathália Araújo / Redação

22 de Maio de 2020

PASSOS – É costume que muitos católicos façam uma peregrinação para celebrar a existência de marcos sagrados para a religião e, hoje, 22, comemora-se o dia de Santa Rita de Cássia, que é considerada como a padroeira das causas impossíveis. Tradicionalmente, nesta data, alguns romeiros caminham em oração entre os municípios de Passos e Cássia, para chegarem até o santuário e participarem da missa e da Benção das Rosas. O percurso tem, aproximadamente, 50 quilômetros, e dura cerca de 11 horas.

Este ano, a romaria foi cancelada por conta das orientações passadas pelas autoridades de saúde para que a população se mantenha em isolamento social e com atenção aos cuidados de higiene, para conter a disseminação do novo coronavírus. No entanto, para que os fiéis comemorem a data, uma carreata vai percorrer as principais ruas da cidade com a imagem da santa enfeitada por rosas.

O movimento foi organizado pela devota Lúcia Azevedo, que costumava participar da viagem, e destacou que a principal intenção do evento é proporcionar um momento de agradecimento e reflexão aos participantes. “Acredito que tudo acontece por uma razão e a nossa fé deve ser maior, o covid-19 veio para nos ensinar sobre gratidão, respeito e carinho com o próximo. Durante a carreata, vamos passar pelos hospitais e rezar pelos profissionais que estão lutando contra essa doença”, contou.

Além disso, ela pede que todos respeitem as medidas de distanciamento e diz que espera conseguir realizar a peregrinação no próximo ano. “Se Deus quiser, logo as coisas voltarão ao normal, mas enquanto isso, precisamos seguir as orientações para evitar o contágio. Além de agradecer por tudo, o meu pedido a Santa Rita é para que essa pandemia chegue ao fim e nos ensine a viver melhor. Em 2021, espero poder ir até Cássia”, afirmou.

A carreata contará com o apoio da Polícia Militar e terá início às 12 horas, na capela de Nossa Senhora da Penha. Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, cada carro pode transportar até três pessoas, as quais devem fazer o uso de máscaras. As celebrações do santuário de Cássia são realizadas às 09 h, 15 h e 20 horas e estarão disponíveis no canal da rede de televisão local e na internet.