Cultura Destaques

Festival começa com drive thru em Passos

20 de julho de 2021

O espetáculo drive thru na porta do Teatro Rotary foi para os espectadores que estavam dentro dos carros. / Foto: Divulgação

A quinta edição do Festival Nacional de Teatro de Passos começou no último domingo, 18 e segue até o próximo dia e está sendo sucesso de público e crítica. O primeiro dia do evento foi marcado pela exibição dos espetáculos drive thru “Congada na Ventania”, do ator Matheus Piotto e “Estatuto do Tempo”, do performer e ator Jean Carvalho. Os espetáculos atenderam a natureza do experimento com os artistas se apresentando para o público presente dentro dos carros.

Ainda no primeiro dia, os espetáculos ‘Sertão de Rosa – Costura Cênica’ – espetáculo solo inspirado na obra literária de João Guimarães Rosa -, da Sertão Teatro Infinito Cia de Goiânia, Goiás e “Amanda”, da Clementina Cultura, de Belo Horizonte, foram exibidos na mostra competitiva, via canal do Youtube do Festival.

Ao final do dia, os representantes dos espetáculos do dia, Guido Campos e a produtora Analu Diniz, participaram de um bate papo com os provocadores/jurados do evento, transmitido no Instagram do festival.

É um grande desafio promover um Festival por si só. Uma loucura , endossada pela paixão, promover um festival em tempos de pandemia. Ano passado totalmente online e este ano híbrido , com linguagem virtual , desenvolvida pelo isolamento social, e formas alternativas como o drive-thru. Em nenhum momento passou pela cabeça não fazer o festival. Quando tudo estava fechando estávamos pensando novas formas de abrir possibilidades.” pontuou o coordenador geral do evento, Maurílio Romão.

Nesta segunda-feira, 19 tiveram início as oficinas presenciais na cidade de Alpinópolis, iniciando com a oficina de dança com o professor e bailarino Nando Ribeiro. A oficina teve grande participação da população da cidade, sendo a primeira a esgotar as  vagas. Os espetáculos da mostra competitiva ‘Babaqua’, da Dagbá Produções e ‘Dois Nós na Noite’, da companhia Santa Corja, foram as atrações do canal do youtube do evento, finalizando também com o bate papo com os jurados/provocadores e grande participação do público nas mídias do evento.

Continuando a programação, o terceiro dia do evento começa com a oficina de iniciação teatral em Alpinópolis, com a artista Grasiela Germano. Na sequência, às 19h haverá a exibição do espetáculo ‘Memórias Perdidas – A Noite que se Aproxima’, da Cia da Entropia e às 21h, o espetáculo ‘Senhora no Jardim’, da Em Cena Produções, que tem o ator passense Felipe Calixto.

Ainda fazendo parte da programação do evento, a exposição ‘Serra da Canastra: Ângulos’, do fotógrafo Piettro Garibaldi, segue de segunda-feira até sexta – feira, 23, das 9h às 17h aberta a visitações no Palácio da Cultura; e também online, no site do Festival, até o próximo domingo.

A programação desta terça-feira finaliza às 22h, com bate papo sobre os espetáculos da mostra competitiva com os jurados, transmitidos em todas as redes do Festival. A programação completa pode ser acessada no site do evento www.festivalteatropassos.com e redes sociais. O 5º FNTP tem realização da Adesc Regional com coordenação de Maurílio Romão e produção executiva de Isabella Vieira. Conta com parceria da Prefeitura Municipal de Passos e Prefeitura Municipal de Alpinópolis.