Destaques Geral

Feirantes de Piumhi pedem flexibilização

20 de junho de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PIUMHI – O presidente da Associação de Feirantes de Piumhi, Mauro Guimarães, e alguns representantes do setor entregaram ao prefeito do município, Adeberto de Melo, o Deco, um ofício destinado ao Comitê Gestor do Plano de Contingenciamento em Saúde do Covid-19 para estabelecer medidas que permitam a ampliação da Feira Livre. Eles reivindicam a abertura da feira para outros segmentos, além da volta do funcionamento das atividades na quarta-feira como era realizado anteriormente.

Para o prefeito, o retorno da feira gerou grande satisfação aos produtores da cidade, tendo em vista que o local é uma das principais fontes de renda deles.

A decisão de reabrir a feira foi muito positiva, por isso vamos analisar este pedido dos feirantes para que, dentro das normas de prevenção, possamos atender a todos os segmentos da cidade, com segurança”, declarou.

Até o momento, as atividades no local estão funcionando somente aos domingos, entre 5h às 12h, com a comercialização apenas de produtos alimentícios e restrição de permanência no local. De acordo com Guimarães, a ansiedade para voltar ao normal é grande, uma vez que o funcionamento é parcial e alimentos não podem ser consumidos no local. Além disso, somente 50% dos feirantes estão trabalhando.

Entendemos que o momento que vivemos é muito novo e diferente. Preocupamos com a saúde de todos, mas também temos o lado da economia. Para muitos que estão ali, a feira é sua única fonte de renda”, disse o presidente da associação.

Ele ressaltou a importância da feira como local de lazer, sendo um meio de desenvolvimento sociocultural e econômico do município.