Destaques Geral

Feira Livre volta a funcionar com medidas preventivas em Piumhi

29 de abril de 2020

PIUMHI – Depois de um mês suspensa por conta das restrições ao comércio, a feira livre voltou a funcionar em Piumhi na manhã do último domingo, 26. A decisão se deu mediante o decreto 4.756/2020, publicado na noite de quarta-feira, 22, e foi anunciada na sexta-feira, 24, em coletiva de imprensa na Prefeitura, com o responsável pelo funcionamento da feira livre, Martiniano Fagundes, Secretário de Agropecuária Abastecimento e Meio Ambiente Martiniano Fagundes.

Fagundes enfatizou que as atividades na feira voltaram a funcionar no domingo, entre 5h e 12h, com a comercialização apenas dos produtos alimentícios, sendo permitida a permanência dos consumidores no local apenas pelo tempo necessário para a compra e pagamento dos produtos. Ele explicou ainda que os feirantes preservaram uma distância mínima de dois metros por barraca, fizeram o uso de máscaras e de todo protocolo de higiene e etiqueta respiratória, de maneira a não oferecer risco às pessoas que estão frequentando o local.

Foi realizado o controle de entrada de clientes, podendo os mesmos somente adentrar ao local com o uso de máscara, respeitando a etiqueta determinada pelo Ministério da Saúde. Havia técnicas responsáveis por aferir a temperatura das pessoas que adentram na feira, além de oferecer a todos o álcool gel

Martiniano destacou que as pessoas puderam apenas comprar o alimento e consumir na própria residência, não podendo consumir na feira, e que o uso de mesas e cadeiras não foi liberado, por enquanto.

O secretário falou que os feirantes montaram suas barracas no período de 5h as 7h, de domingo, e que o acesso à população foi limitado e monitorado, sendo o local fechado com gradil e com poucas entradas de acesso, para melhor controle de quantidade de pessoas em circulação.

Martiniano enfatizou que ficou muito satisfeito com a adesão da população, tanto os feirantes, quanto os consumidores sobre o uso de máscaras, e disse que a pretensão é de que a feira continue funcionando dessa maneira, até que tudo se normalize, mas que cada cidadão deve fazer a sua parte para que a feira possa continuar abrindo.

O presidente da associação dos feirantes, Mauro Guimarães, agradeceu a oportunidade de voltar os trabalhos da feira, mesmo de maneira parcial, e frisou a necessidade do uso de máscaras e luvas pelos feirantes, além da disponibilização de álcool gel, bem como a importância da população de se organizar e consumir os produtos do local, de maneira a ajudar a economia do município.