Destaques Tá Danado!

Falta de sinalização nas torres gera reclamação

3 de agosto de 2020

Foto: Helder Almeida

Leitor da Folha faz um alerta sobre a situação de torres de telefonia e prédios altos da cidade que não estão com luzes vermelhas (sinalizadoras). Conforme a lei, a sinalização têm de estar instalada no topo de prédios e torres que tenham acima de 15 metros para servir de alerta a pilotos de aeronaves, de modo a evitar colisões que podem ocorrer à noite.

Ele reconhece que Passos não tem grande tráfego aéreo, mas tem um aeroporto regional, que tem pista asfaltada e dotada de iluminação artificial, balizada, homologada, ou seja, autorizada para pousos e decolagens 24 horas, portanto, dia e noite.

Ainda de acordo com o reclamante, é mais eficiente prevenir, pois em caso de acidente, o risco não é apenas das aeronaves, mas também da população residente ao redor dessas torres.

Assim, caberia aos órgãos de segurança percorrer a cidade, fiscalizar, entrar em contato com os responsáveis e exigir que seja corrigida a irregularidade, de modo a evitar acidentes. Ele ressalta que esse papel é também da Defesa Civil da Prefeitura de Passos, que, conforme diz, parece não estar se preocupando com esse problema.

Autoridades farão inspeções

A Prefeitura Municipal de Passos encaminhou a reclamação para o setor responsável. O Aeroporto Municipal José Figueiredo reafirmou a importância das luzes vermelhas, mas não se responsabiliza por problemas fora da pista.

A Vivo informa que está enviando técnicos às torres de sua responsabilidade para avaliar reparos que se façam necessários e a Oi também informa que fará a inspeção da torre de sua responsabilidade na cidade e, caso haja necessidade, fará o balizamento do equipamento. No que consta às demais empresas de telefonia, não houve respostas.