Agronegócio Destaques

Falta de chuva pode comprometer segunda safra de milho na região

7 de Maio de 2021

Milho está em alta, mas devido a estiagem as lavouras de safrinha podem ser comprometidas; alguns produtores já estão abandonando as lavouras. / Foto: Divulgação

PASSOS – Com a falta de chuva, representantes do agronegócio de Minas Gerais estão prevendo dificuldades quanto a segunda safra do milho, a safrinha. Segundo o coordenador da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) regional de Passos, Edson Aparecido Gazeta, se não chover nos próximos dias muitas lavouras poderão ser comprometidas. Para Gazeta ainda é cedo para ter uma previsão de quantas lavouras de safrinha poderão ser comprometidas na região.

Realmente, a falta de chuva tem comprometido o milho safrinha. Na região, estivemos viajando, nessa semana, e vimos diversas lavouras de safrinha. A maioria delas, se não chover nos próximos dias, vão ser comprometidas”, afirmou.

De acordo com o coordenador, alguns produtores da região, por causa da estiagem, já estão abandonando a lavoura.

Alguns produtores já abandonaram a lavoura, soltaram o gado. Ano passado não tivemos tanta dificuldade com essa questão de falta de chuva, agora esse ano está preocupando sim. Se não chover por esses dias, vai comprometer. Daqui uns dez ou quinze dias vamos poder avaliar melhor [o número de lavouras que poderão ser comprometidas”, disse.


Milho está em alta nas exportações

Em 2021, o milho tem chamado a atenção do mercado e dos produtores. No último mês, as exportações brasileiras de milho registraram uma alta de 1.854%, com o envio de 130 mil toneladas enviadas para o exterior, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Economia na última segunda-feira, 3.