C. R. Claro Destaques

Falecimento de Ângelo Leite Pereira consterna toda a região

Por Nana de Minas

14 de abril de 2021

Ângelo e seu carismático irmão Marcelinho, que, infelizmente, nos deixou há 17 dias.

Ângelo Leite Pereira, ex-prefeito de CRClaro, no final da noite de domingo (11), partiu para outras vidas. O querido e admirado de muitos, deixa um grande legado regional. Nas redes sociais, foram registrados centenas de comentários sobre a diplomacia do homem público, além de fatos importantes dos seus três mandatos, sem esquecer, é claro, da grandeza do ser humano Ângelo foi sepultado no cemitério da terra que tanto amava, na sua querida Carmo do Rio Claro.


Eis aqui alguns dos muitos comentários registrados no Facebook, por amigos e admiradores:

Nosso profundo sentimento aos familiares, amigos e conterrâneos do querido ex-prefeito de Carmo do Rio Claro em 3 mandatos e fundador e ex-presidente da ALAGO (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), Ângelo Leite Pereira, que faleceu no final da noite de ontem aos 72 anos. Uma liderança regional que deu enorme contribuição, principalmente, na divulgação e profissionalização do turismo no Sul de Minas. Perdemos uma pessoa de extrema bondade, mas não temos dúvida de que suas obras e iniciativas ficarão para sempre. Que Deus o receba de braços abertos”. – Emidinho Madeira (Deputado Federal).

Que pena! Ângelo promoveu o Carmo à categoria de cidade renascentista, onde toda a cultura, educação, turismo, setor rural comunicavam entre si e gerava luz nas trevas. Um grande ser de luz! Inesquecível, imprescindível! Meus sentimentos a toda família.” – Gabriel Villela (Diretor de Teatro).

Hoje é um dia triste para Carmo e região. Acordamos com a notícia da partida do Ângelo. Com grandeza, generosidade e humildade singulares, Ângelo conseguiu algo que é extremamente raro para um político. Como prefeito, conseguiu criar a identidade para um povo. Foi o arquiteto que resgatou e valorizou nossa identidade a partir dos anos 90, com o artesanato, os esportes radicais, a cultura, a história… valorizou nossa paisagem natural e soube tirar do Lago de Furnas, que nas décadas anteriores trouxe sofrimento a toda a região, orgulho e esperança. Contribuiu com a criação da Alago que transformou o fardo de Furnas em potencial turístico a ser explorado por todas as cidades da região. Ângelo representa um tempo em que Carmo do Rio Claro acreditou nos Carmelitanos. Um tempo em que, por mais paradoxal que pareça, a inovação veio do resgate da tradição…”. – Anderson M. Reis (Arquiteto).

Hoje queria sentir a alegria de quando o Ângelo foi eleito prefeito pela primeira vez. A praça cheia e todos vibrando. A felicidade estampada no rosto da maioria da população carmelitana e a esperança de dias melhores.
Elogiado, amado por muitos e criticado por tantos, também foi incompreendido. Demonstrava que não queria deixar obras faraónicas, elefantes brancos, mas o seu governo foi um divisor de águas para o melhor. O seu maior legado, entre tantos, o amor pelo Carmo e pelos carmelitanos. Siga em paz, amigo, e brilhe na sua caminhada espiritual que agora começa.” – Denise Bueno (Jornalista).

Um dos melhores prefeitos que conheci! Amante das artes e do turismo, colocou Carmo no radar cultural brasileiro! Sua visão vanguardista fará muita falta! Força e fé a toda família.” – Carlos Jorge Ribeiro – Caju (Ex-secretário de Cultura de Passos).

O voo livre jamais esquecerá essa figura, levou cores para Alegrar o céu de Carmo do Rio Claro, um feito que não deixamos por menos, representamos à altura a generosidade de nosso amigo.  ANGELO: siga seu voo.” – Luiz Fernando Giovannini. (Esportista radical).


Os pioneiros do voo livre visitaram Angelo em 2019.

Ângelo homenageou Gabriel Villela no Festival de Teatro Escolar, os atores vieram prestigiar Gabriel.

Disse Denise: “Na Padaria Tia Rita, empresa da minha família, foi cliente assíduo para cafés da manhã e da tarde. Sempre bem humorado era nos banquinhos da padaria que atendia muitas pessoas, que inclusive iam lá para encontrá-lo.” (Foto: Eugen Emmerich Horváth).