Destaques Geral

Faemg lança projeto que fortalece sindicatos para melhorar serviços

26 de agosto de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – O Sistema Faemg/Senar/Inaes lançou, nesta semana, o Projeto Faemg+ Interior, iniciativa pioneira para treinar os Sindicatos Rurais para aprimorar o suporte ao produtor rural e aumentar a prestação de serviços, inclusive com os produtos da entidade. A primeira capacitação começou na terça-feira (25/08) em Barbacena. Outras dez entidades serão beneficiadas nessa primeira etapa.

Este projeto visa, fundamentalmente, dinamizar a atuação do sistema sindical e levar mais benefícios ao produtor. Já ouvimos demandas em encontros pela internet, estamos iniciando as capacitações e faremos visitas para escutar os sindicatos”, explica o presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões.

Os profissionais dos Sindicatos serão preparados por meio de formação específica com técnicos do Sistema Faemg e instrutores. De imediato, o produtor poderá encontrar nos sindicatos os seguintes serviços e declarações: Imposto sobre a Propriedade Rural (ITR), Valor da Terra Nua (VTN), Convênios, Guia de Trânsito Animal (GTA) e Nota Fiscal.

O Projeto Piloto reuniu os Sindicatos Rurais de Curvelo, Paraopeba, Pompéu, Sabinópolis e Serro e o treinamento foi administrado pelo coordenador jurídico da Faemg, Francisco Simões, pela  coordenadora pedagógica Míran Rocha e pelo assessor sindical Rogério Arantes que apresentaram temas de interesse para o produtor rural na perspectiva de que os próprios Sindicatos se prepararem para receber novas demandas, ofertar outros serviços para o empreendimento rural e atuem fortemente na representatividade da classe, atuando dentro do novo sindicalismo que se apresenta.

A Regional do Sistema Faemg/Senar/Inaes em Passos realiza a capacitação dos Sindicatos que atende na próxima quinta e sexta-feira (26 e 27/08), em Bom Despacho. Vão participar do treinamento os Sindicatos de Santo Antônio do Monte, Moema, Lagoa da Prata, Carmo do Cajuru, Bom Despacho, Iguatama e Formiga.