Destaques Quinta Coluna

Express Press

26 de junho de 2020

Agora é hora do Gapop-R. Cilinho Siqueira vai voltar a reunir seus sonoros & musicaes convidados para uma “Live Solidária 2” pró Gapop-R, no dia 12 de julho, ás 11h. Com transmissão pelo Youtube e pela web TV Passos. Apoios e doações são bem vindas.

Antes, hoje mesmo, a partir das 20h, tem “Live 18 anos” protagonizada por pelo músico e cantor Alex Souza. Nas ondas da web TV Passos. Sintonize.

Para quando tudo isso passar, mas já para agora… A Prefeitura de Passos, através de sua Secretaria de Planejamento, mais a Fundação João Pinheiro convidam os munícipes e ardeões afins para participarem da consulta pública da revisão do Plano Diretor – a melhor maneira de ser fazer o planejamento urbano da cidade, garantindo bem estar de todos. A importância da da participação do povo de Passos, com suas sugestões, vai possibilitar a elaboração de um plano mais abrangente e que atenda a maioria das necessidades do município. Participações, sugestões, propostas, palpites felizes são bem vindos até dia 24 de julho, pelo endereço www.fjp.mg.gov.br

Primeira butique de pisos e revestimentos da região, a PontoBello Acabamentos está atendendo normalmente, seguindo normas rígidas e importantes de prevenção e cuidado com a saúde de todos, em cumprimento aos decretos municipais. Atenta quanto às determinações quanto ao uso de máscaras, do distanciamento entre os consumidores no interior da loja e de higienização durante o atendimento presencial, etc. etc. etc…

…lá dentro, a PontoBello Acabamentos – que é loja exclusiva da Cerâmica Portinari para Passos e região – tem ainda o melhor em revestimentos cerâmicos da Manufatti, Palimanan e até clássicos pisos de madeira – madeira de verdade – da Triângulo. A PontoBello está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 13h. Para quem preferir, agende o “Atendimento PontoBello” pelo 35/9-8899-8600. Ou na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

A continuar assim, membros e amigos do Face-grupo “Todos Por Furnas” (Oficial) e por Peixotos também, acreditam que se houver 2021, não haverá água no lago. O quê??? A notícia, que não é das melhores, diz que o “nosso Mar de Minas registrou hontem -8,5cm nas réguas de nível que medem seu volume de água. Isto é muuuita água comportas de Furnas abaixo.

Nessa época do ano, a reposição da água tirada do lago em um único dia, levaria semanas. A voz do povo, nas redes sociais fala sobre não ser obrigado a conviver o Lago de Furnas secando, contas de energia subindo e os mineiros ás margens desse mar fazendo o papel de “bons samaritanos”, contribuindo com os negócios todos em torno do sistema Rio Tietê-Paraná.

É claro, sem se esquecerem (os mineiros lindeiros ou não) de que este é um ano eleitoral e é hora de cobrar de quem nos representa – vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais e senadores – não importando o partido, mas, sim a vontade do povo, especialmente os que vivem nas cercanias do Lago de Furnas e outros lagos artificiais do Rio Grande afora. Lembram que é uma questão de Economia regional e até estadual, turismo, pesca, agricultura de identidade física-cultural e de dignidade também. Afinal, já são quase 70 anos de história, desde o sonho idealizado pelo presidente JK…

O Todos Por Furnas – e Peixotos – sugere cobrar das autoridades, via canais diretos das mesmas como a Assembleia Legislativa de Minas Gerais – a ALMG – ou pela internet nas redes sociais da ANA/Agência Nacional das Águas) e da ONS – de Operador Nacional de Sistemas. O “Mar de Minas” (cota no 24 de Junho: 763,40, descendo!) de novo, pede socorro.

Sangue Azul – presente e muito estilo há 30 anos. Camisas Dudalina, Highstil, VR Collezioni, Bea gle, calçados e acessórios Sergio’s… Sangue Azul, butique masculina, na Avenida da Moda, 3092.
Tão novo, tão tradição! O Festival Nacional de Teatro de Passos em apenas 3 edições realizadas tornou-se referência no cenário dos festivais de Teatro e de artes do Brasil! Desde sua primeira cena em 2017, o FNTP já recebeu mais de 100 grupos teatrais, movimentando cerca de 25 mil pessoas em cada uma de suas edições…

Mas …daí veio a pandemia (cortinas rapidíssimo). E não dá pra por o FNTP nos palcos em versão presencial, com tantos aplausos, apupos, agitos, abraços e trocas de experiências que só o olho no olho possibilitam! Como o espetáculo não pode parar, nunca, a quarta edição do Festival Nacional de Teatro de Passos vai acontecer sim, senhores! On line!

Por que um festival online? Porque o projeto FNTP não pode morrer. Porque, evoé, o festival pode (e foi) reinventado, para ser apresentado online, cada um assistindo da sua casa! Uma nova forma de viver e fazer Teatro nesses tempos de pandemia…

É a Arte – e o Teatro como uma de suas formas – resistindo, in-sistindo em florescer, mesmo contra todas as tormentas! Fica-mos assim combinados: as ins-crições de grupos (ou solo) para a quarta edição do Festival Na-cional de Teatro de Passos estão abertas! Mas só até a próxima terça-feira, 30 de junho. Divul-guem!

Na flagship store Nova D, na Avenida da Moda, é tempo de venda especial com descontos progressivos Nova D. Funciona assim: 3 peças, desconto 30%. 4 peças tem desconto de 40%. 5 peças ou mais, desconto de 50%. E isto em 6 x no cartão.

Agro é tudo, o agro não para, ainda bem! Num outro cenário, enquanto laranjas são plantadas e colhidas nos campos de Atibaia, nuvens de gafanhotos comem lavouras na Argentina/Uruguai, aqui nas terras d’Ardeia o pessoal vai de treinamento e tira-dúvidas, como o realizado pela Somassey, na Fazenda São João, de Adilson Tordato. Em torno das novas colheitadeira MF6690 híbrida e da pulverizadora MF8125 adquiridas pela São João.

Se fosse uma ficção, o nome do livro seria “2020 – O Ano que Não Acabou”. Não é um livro (ainda) mas já tem gente virando as páginas. Assim sendo, “Cristo é a nossa Paz: o que era dividido, fez um unidade” (Ef 21,44) – é o lema para a pra lá de tradicional Campanha da Fraternidade …de 2021!
Promovida pela igreja católica do Brasil, há anos, a campanha atende agora pelo nome de “Campanha Fraternidade Ecu-mênica 2021”. Ah, sim: ano que vem “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor” será o mote da campanha. O cartaz e outras peças da Campanha Fra-ternidade Ecumênica 2021 foram divulgados hontem.

Só até a terça-feira, 30 de junho, luluzinhas! Toda a coleção Outo-no/Inverno na Preto & Branco Calçados em tempo de promoção pra lá de especial: tudo com 20% de desconto, em 6x sem juros no cartão (desconto não progres-sivo). Nas lojas Preto & Branco na Avenida da Moda, nos núme-ros 3065 e 3104.

Em quinta edição inteiramente virtual – adivinha porque? – acon-tece amanhã a “Jornada Temática da Faculdade Atenas Passos”. Adivinha o tema!?! Sim e sim-plesmente “Covid-19”. Até por-que mais, não precisa! A jornada começa com palestra do diretor da Unidade de Pronto Atendi-mento do município de Passos, o médico Renato Barbosa Nesi, que vai abordar o “Primeiro A-tendimento e Terapêutica para os Pacientes diagnosticados com Covid-19”…

…a jornada prossegue com a palestrante Kátia Rita Gonçal-ves, que vem a ser a superinten-dente regional de Saúde de Pas-sos. Que vai apresentar “Dados Epidemiológicos do Município de Passos e Região sobre a Covid-19”. Em seguida, rola a palestra “Imunidade Frente a Covid-10”, apresentada pela médica infecto-lo-gista e clínica geral da Santa casa de Passos, a doutora Priscila Freitas das Neves.

A “5ª Jornada Temática da Fa-culdade Atenas Passos” amanhã, acontece das 8h30 às 12h, com transmissão ao vivo na platafor-ma Blackboard para os estudan-tes e no canal TV UniAtenas no Youtube para a comunidade externa.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarente-na, stress viral, por conta de marido, filhos, gatos, papagaios ou sogros em geral, tudo sob o mesmo teto 24h por dia, semanas a fio. Acupuntura como trata-mento, massagem como relaxa-mento, com atendimento a domi-cílio e com todos os procedimen-tos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fi-sioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamento pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Depois de sair bem na frente de seus pares quanto ao assunto, o Município de Passos pode se dar ao luxo de até ir além de seus limites territoriais e adotar o Plano de Monitoramento da Covid-19 no Sudoeste Mineiro – Plano AMEG, sacramentado no Decreto 1678, de 19 de Junho de 2020, como orientação de fun-cionamento de atividades in-dustriais, comerciais e estabele-cimentos de acesso ao público geral. Local e regional, até por-que quando aperta o calo é em Passos que 26 cidades da região encontram um suporte a mais.

Por conta de tal plano, foram feitas algumas alterações em alguns decretos anteriores. Só ajustes! Tipo bares, restayrantes e lanchonetes, com controle de clientes, poderão ficar abertos até ás 22h; 10 pessoas simultanea-mente e no máximo poderão ser atendidas em lojas de departa-mentos, de redes e afins. 5 pes-soas, simultaneamente e no má-ximo, nos demais estabeleci-mentos comerciais; em todos e-les, um freguês a 2 metros de distância do outro.

Comércio considerado não essencial aberto das 9h ás 18h, de segunda a sexta-feira; das 9h ás 13h, aos sábados. Salões de beleza e barbearias podem funcionar até ás 21h, de segunda-feira a sábado. Só lembrando, bugrada, que se o bicho ameaçar pegar com força por aqui, tudo volta à normas anteriores e, daí, tudo fecha as portas de novo. Sem chances!

Pra quem acha que isso é pouco, tente visitar Ribeirão Preto, ou Franca, Campinas. Tem morado-res nestas cidades que até gosta-riam de fazer um tour de compras e bate-pernas no comércio de Passos, tomar um sorvete, jogar uma conversa fora num bar ou restaurante daqui… melhor não! Melhor eles lá, nós aqui, por en-quanto…

Assim sendo, a regra de ouro é aquele mantra: lave bem as mãos, use máscara (é lei) sempre, e se puder, fique em casa, evitando aglomerações ou contato pessoal. Porque todo mundo quer que a vida volte ao normal, mais rapidinho. Daí não dá pra baixar a guarda. Porque vai passar… um dia tudo isso passa!

***

No bilhete está escrito “meu amor, quer casar comigo?” digital influencers, Luma & Felipe (assim sem sobrenomes) são, nas redes sociais, o @casal_criativo. namorados há cinco anos, felipe resolveu comemorar a data agora em junho – o Mês de aniversário de namoro. e escolheu o Don Francesco café como palco para o pedido de casamento Com surpresas escondidas num flapè, buque de flores, caras, bocas e poses a la casal criativo

Organizem a fila, carolada! mas com máscara e distanciamento social – recomendados 2 metros – para cumprimentarem, hoje, padre Luizinho Caetano Castro, por sua data querida

Muitas transmutações, dias bons, outros ruins e muitos motivos pra comemorar, celebrar a vida. Daniel Silveira Lopes não acredita que “de repente quarenta” foi, assim, tão de repente. Daí afirma com muita honra… “eu nasci a quarenta luas de inverno atrás

Dá até pra fazer um baile municipal de máscaras. e convidar o pessoal da região! O município de Passos acaba de receber a doação de 80.000 máscaras faciais, numa demanda do Senador passense Rodrigo Pacheco junto a Fundação Itaú Unibanco. A demanda destinou 259.000 máscaras aos municípios da AMEG, da AMOG e até para algumas entidades assistenciais. Ex-Deputado Federal, Renato Andrade foi o cara que se empenhou para trazer e entregar todas estas máscaras conseguidas por Rodrigo Pacheco