Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

19 de Maio de 2021

A movimentada Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – a AMEG – iniciou na primeira semana de Maio, uma agenda de encontros com deputados estaduais e federais, senadores e lideranças políticas da região ameguiana, a fim de alinhar pautas e demandas de interesse dos municípios associados. A primeira reunião, no 7 de Maio, trouxe o estadual Cássio Soares à sede da entidade in Passos e contou com as presenças de 11 prefeitos e representantes dos municípios de Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Fortaleza de Minas, Passos, Pimenta, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas e São Tomás de Aquino.

Na sexta-feira 14 de Maio, na sequência da agenda de encontros com lideranças que atuam no Sudoeste das Geraes, a AMEG recebeu o estadual Antônio Carlos Arantes. A reunião, mais uma vez na sede da entidade, foi conduzida pelo prefeito de São José da Barra e presidente da associação, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira. Compareceram o prefeito de Capetinga, Luis Cesar Guilherme; de Capitólio, Cristiano Gerardo da Silva; de Cássia, Rômulo Carvalho; de Claraval, Luiz Gonzaga Cintra; de Itaú de Minas, Norival Francisco Lima; de Pratápolis, Denise Alves Neves e Onésio de Andrade, prefeito de São Roque de Minas. Participaram também a vice-prefeita de Capitólio, Ângela Leite, o vice-prefeito de Itaú de Minas, Matheus Vilela, o vice-prefeito de Claraval, Cássio Toledo e o vereador de São Roque de Minas, Ednei Almeida Vilela…

…não, contribuintes! Na reunião da AMEG com o estadual Antônio Carlos Arantes, nenhuma autoridade passense ou representante de, presente no ato. Sabe como é que é: era 14 de Maio, feriado na cidade. Se fosse há dois anos passados, poderiam dizer que as autô do município estavam todas em Thermas dos Laranjais. Tem um pessoal daqui que não pode ver um feriado na agenda pra se acabar sob o sol & águas calientes das tais termas.

Enquanto isso, ali pelos lados de Ibiraci city… quem fica parado é poste! Depois de décadas de serviços prestados aos Correios o passense e recém-aposentado Paulo Andrade Lopes não teve tempo nem de armar a rede em casa. Decreto 4.757 assinado na Prefeitura Municipal de Ibiraci pelo prefeito Ismael Silva Cândido, nomeou o ex-carteiro e ex-agente dos Correios para assumir o cargo de Assessor Especial do Gabinete do Prefeito. De confiança e demissão “ad nutum”. Depois de cumprir as formalidades legais e, inclusive, apresentar declaração de bens e de que não acumula cargos, Paulinho foi declarado empossado, aos 3 de Maio de 2021.

I Naturali é uma coleção da Laminam – de pisos e revestimentos italianos – que reproduz a pedra natural, a sua essência técnica e estética da superfície. Coleção única que garante a mesma dimensão das pedras naturais, para uma tendência mais naturalista. Como a peça Calacatta Oro Venato Lucidato, no formato 162x324cm x 12mm. Disponível na Ponto Bello Acabamentos – a primeira butique de pisos e revestimentos de Passos e região. Na Lavras, esquina com Dr Manuel Patti.

“Eu, escritora?” Essa pergunta (quase negação, segundo a autora) foi praticamente um fantasma – e por muito tempo – na vida de Ana Lis Soares Costa …embora ela tenha o hábito da escrita desde muito novinha. Agora mesmo Ana Lis se dobra aos fatos e conclui que precisou percorrer um longo caminho para chegar ao ponto de conseguir dizer: “sim, eu sou escritora!” “Quero ser, preciso ser… Demorei mas cheguei e, por isso, quero compartilhar esse percurso com vocês.” A escritora tem um quadro no YouTube sobre a escrita, o hábito e o ato de escrever, de ser escritora no Brasil. Onde também já contou aos seus mais de 2.500 seguidores como foi que começou a escrever…

…Para final de junho/começo de julho, Ana Lis Soares Costa lança seu primeiro romance, “Domingo”. Hmmm! Ana Lis Soares Costa?!? Os sobrenomes não negam, bugrada: a neo-escritora é filha da multimidia & escritora Arlete Porto Soares e do mago escritor & multimidia Marco Tulio Costa. Tinha que dar no que deu!

A edição volume 3, número1/2021 da revista “Atenas Higeia” já está no ar. Trazendo sete artigos científicos inéditos sobre temas da saúde. O acesso à leitura é gratuito e o envio de trabalhos é contínuo, ou seja, a qualquer momento um professor, estudante ou pesquisador da área da saúde pode submeter seu texto à “Atenas Higeia” – que é uma publicação da UniAtenas, por aqui, a Faculdade de Medicina (e Odontologia, em breve) Atenas Passos. Acesse www.atenas.edu.br/revista

Não menos na área da Faculdade Atenas Passos, foram lá iniciadas novas atividades em torno da Iniciação Científica da instituiçaão, envolvendo projetos de pesquisa e extensão, além das ligas acadêmicas. Em vídeo, o professor doutor José de Paula Silva, que vem a ser o coordenador do Setor de Pesquisa e Iniciação Científica do campus, faz uma explanação desse trabalho; o video traz, ainda, depoimentos dos estudantes que participam do programa de iniciação científica neste ano letivo de 2021.

Além de peças de uma coleção cheia de bossa, estilo e acabamento impecável que faz a fama de suas coleções, a Nova D manda ver um especial kit “Sono de Seda”. Em embalagem especial para presente, contendo uma fronha de seda, uma máscara para dormir e um elástico para cabelo. Em cores e estampas variadas. Com a magia e a alfaiataria dos produtos Nova D. Sempre chiques.

Nem tudo é pandemônio nestes tempos de pandemia. Em meio a todos os raios & trovoadas por conta da Covid-19, o serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia de Passos foi distinguido, mês passado, com a “Recertificação por Distinção – Nível Diamante” através da maior acreditadora na área de saúde da América Latina, a Health Services Accreditation/IQG e a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.

A exposição itinerante de troféus conquistados pela equipe sempre campeã – inclusive campeã mundial – de Futsal Feminino de Passos faz rasante – e continua em cartaz -nas vitrines da Ultra Móveis, que é uma das apoiadoras da equipe. Os troféus enfeitam as vitrines da loja até 25 de Maio.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de tudo isso aí fora. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, conforme os dias atuais, no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Um combo recheado de comidinhas típicas – arroz doce, canjicada, feijão tropeiro e caldinho de feijão -, é a proposta e uma realização social do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, para o próximo sábado 22. Pelo valor de módicos R$ 30,oo o combo deverá ser retirado no próprio Educandário, entre 14h e 18h30. Mais informações e tickets para o combo pelo 3521-2145, pelo 9-9253-0033, direto na secretaria do Educandário. Ou um pouco antes das missas, em banca armada no Santuário.

Para o domingo, 30 de maio, o calendário gastronômico-festivo da Ardeia agenda a farta e festiva “Feijoada da Santa Casa”. Des frutar desse regabofe de tempero inconfundível em 2021 ainda se-rá em sistema drive-thru, a ser montado no Parque de Exposi ções.Ticketes “vale-feijoada” à venda na loja AnimaVida (na San ta Casa, ao lado do HRC) ou com os colaboradores autorizados.

Para quando junho vier, nos dias 7, 8, 9 e 10 de junho tem a Festa Junina do Gapop-R. Em ano de pandemia, festa no for mato de um combo recheado com caldo de feijão, caldo de man dioca, canjicada, paçoquinha, pipoca e doce de abóbora. Por merrecas R$ 20 – com delivery gratuito.

Não menos em junho, no dia 13 – dia de Santo Antonio – tam-bém encerrando sua tradicional novena, o Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos volta ao cardápio, dessa vez em forma de não menos tradicional e tudo mais feijoada. Drive-thru, por que aglomerações à mesa ainda não acontecerão nesse 13 de junho…

O Outono 2021 na Sangue Azul tem novas atrações. Chegaram as bolsas, mochilas, carteiras e acessórios Sergio’s. Para homens com estilo. Na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) #sangueazul homem
Sabe como é que é: (antes de começar) a semana em que aquela CPI no Planalto tem na agenda interrogar duas figurinhas carimbadas do negacionismo bolsonarista – o ex-chanceler blogueiro Ernesto Araújo e o general ex-ministro Eduardo Pazuello, aqueles! – o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, convidou Renan Calheiros – relator da CPI da Pandemia – para um café e um proseio na residência oficial do Senado…

…Café para dois, é claro. No particular da dupla, o primeiro desde o início dos trabalhos da comissão, a preocupação de Pacheco para com o relator Calheiros é a de evitar confrontos durante os depoimentos. E, assim, não cair no jogo pretendido pelo bolsonarismo, o da guerrilha aberta. Tirando da CPI a oportunidade de fazer um trabalho convicente e contundente. Alea jacta est!

Desde 1992 levando você aos melhores destinos, novas viagens – as melhores viagens! A Munditur está de volta e de portas abertas para atendimento presencial. Novos destinos, novos roteiros, o melhor dos hotéis.Viaje de carro, de ônibus, de trem, de avião, de navio e aproveite os benefícios que só a Munditur Viagens tem a lhe oferecer nesses tempos. Ficou curioso? Consulte a equipe de vendas Munditur, ao vivo, na Rua Santo Antônio, 79. Pelo telefone, dial 35/3521-6373. Ou [email protected] Ou @munditurviagens


O irmão Selton achou a notícia maravilhosa! do rio/rj o passense Danton Mello manda ver, via Instagram, a “Emoção da primeira dose” em tempo de vacinacão contra a covid-19. Danton não tem idade, mas tem lá uma comorbidadesinha: ele é portador de diabetes tipo 2. Então, #vacinasim #vivaaciência #vivaosus. Vacina para todos, já!


Em Beagá, o escritor e não menos passense – não necessariamente nessa ordem – Antonio Barreto/ma!…a picadinha que salva de males maiores da covid-19. “Humps! Dói nadanão! Vailá!” barretorre/comenda


Ana Lis soares, escritora! Com romance de estreia – “Domingo”- no prelo, para ser lançado no final de junho …ou começo de julho


A semana “CAMISAS QUE ENCANTAM” – em cartaz de De 17 à 23 de maio, na nova d – Começa com essa camisa estilosa e autêntica, perfeita para compor looks irreverentes. Experimente! Independente do estilo e da cor, a Coleção #ULTRA Nova D, tem o look perfeito para você arrasar. E Peças selecionadas, com 30% off em até 6X sem juros. no e-commerce, pelo WhatsApp ou presencialmente,na Nova D/Avenida da Moda


No Aniversario da Cidade de passos o photógrapho nilo machado manda ver sua Homenagem aos 163 anos da ardeia, a cidade que anda… e arde. Com poesia e com muita arte, nilo vê assim a Praça do Rosário. A photo, diga-se, bugrada, está à venda em @nilomachadophotodecor referencia pca rosário 7