Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

22 de abril de 2021

Todo mundo às compras, bugrada! Tudo combinado, assinado e acordado, no coletivo, entre o Sindicato do Comércio Varejista de Passos/SindPass e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Passos e Região/Sindcom permitiu a flexibilização do funcionamento do comércio na Ardeia hoje, quarta-feira, 21 de Abril, feriado nacional pelo enforcamento do “Dia de Tiradentes”…

…Sabe como é que é: há quase 14 meses a gente já não sabe mais afinal que dia é ou não é mais feriado. Gastou tinta a mais quem imprimiu aqueles calendários tipo outrora, quando feriados eram, invariavelmente, os dias que apareciam em números vermelhos, fora da coluna que marcava os dias de “Domingo”…

…De modos que e de acordo com o acordo assinado, o feriado não cumprido hoje e para os funcionários que trabalharem neste data, valerá um dia de folga que deverá ser concedido, impreterivelmente, em até 120 dias corridos após esse “Dia de Tiradentes”. Abrir o comércio n’Ardeia hoje visa minimizar a crise econômica e financeira ocasionada por conta dos vários de dias de paralização das atividades econômicas, por aqui – e em todo o Estado mineiro -, por conta de restrições impostas pela “Onda Roxa”/Minas Consciente para tentar combater a propagação da pandemia do Coronavírus…

…numa outra face dessa moeda que parece ter bem mais que dois lados, professores se perguntam “porquê???” Porque o 21 de Abril, bem no meio da semana, com quase tudo aberto na cidade – bancos e casas lotéricas fora disso – é também feriado para as escolas, sendo que elas, as escolas, deverão repor dias letivos que ficaram aí pendurados por conta da pandemia, num sábado próximo.

Não seria mais sensato se… ora, inconfidentes, falar de sensatês numa hora dessas?!? Deixem para o Primeiro de Maio que vem chegando …por acaso, a cair num sábado. Que é pra enlouquecer a geral!

Enquanto isso, o diretor de Teatro Maurílio Romão – depois de arrasar em cena e com a cena de “Parece que foi ontem” (um monólogo acerca da esquisitice de se viver nesses dias regidos pelo velho novo Coronavírus)
poe a cara na cena para u,m “olá pessoal!” e um convite/ convocação geral…

…Romão quer saber “Quais as sensações que vocês tiveram/têm durante esse ano de pandemia?” “O que vocês gostariam de fazer depois que a pandemia passar?” As respostas serão referências para um texto que está sendo trabalhado por Maurílio, que gostaria de saber suas impressões. P.S.: para quem não se sentir confortável em escrever suas mais íntimas impressões, se quiser, poderá enviá-las no privado.

Resgatar. Repensar. Ressignificar! A Expo Revestir 2021 já foi encerrada, com a Castelatto Pisos e Revestimentos marcando presença de destaque no evento. As novas coleções da Castelatto foram exibidas em estande digital, proporcionando uma verdadeira experiência em design. A grande novidade da nova coleção Castelatto é o resgate de um tipo de acabamento tão significativo para os mineiros – agora com toda a contemporaneidade do Século XXI: a Castelatto repensou e ressignificou as pra lá de tradicionais paredes em adobe, pau-a-pique e afins em uma linha completa de produtos premium para revestir pisos e paredes desse admirável mundo novo. Como?!?..

… Castelatto é Ponto Bello Acabamentos – a primeira butique de pisos e revestimentos da região. Conheça a coleção Castelatto 2021, na real e presencialmente, na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Porque o tempo não para: Flávio Vasconcelos Pereira comemora neste Abril de 2021 os quarenta anos de sua Só Tintas.

De Beagá o violonista passense Celso Faria dá conta de que chegou nas telas do canal Sesc Digital o álbum “Manuscritos de Buenos Aires” – as obras de Francisco Mignone, gravadas por Fernando Araújo, Mônica Pedrosa e Celso Faria. Destaque para uma da mais emblemáticas peças de Mignone, em versão para dois violões, a “Segunda Valsa Brasileira” – parte integrante desses “Manuscritos de Buenos Aires”.

Um pouco antes de festejar seu feliz ano novo, o ator Danillo Anastácio celebrou mais uma outra conquista em sua vida: a conclusão de seu TCC – que vem a ser o “Trabalho de Conclusão de Curso” – realizado com sucesso, no caso, para a conclusão do curso em Audiovisual. O TCC de Danillo, em forma de um filme nada fácil de se realizar em meio uma pandemia, teve como orientadora Ana Lúcia Reboledo Sanches.”Te ouço como o vento” – o filme – ficou com 43 minutos de duração, mas ainda precisa de algumas alterações, diz Danillo.

NathanyFrança dá tratos de acabamento em mais uma coreografia a ser apresentada por ela, convidada que foi a participar do “Gala Show Onix” no Mercado Persa que vai rolar neste final de semana. On line, recheado de atrações internacionais como o maestro Mario Kirlis (autor da música que vai embalar a dança de Nathany) e a Ala Kurshinir, da Ucrânia. Próximo sábado, no canal do Mercado Persa, no YouTube.

Bermudas Dudalina, gravatas, camisetas da Beagle, casual VR, drives e sapatênis Sergio’s, camisetas Highstil, jeans DTA, camisas Richards… o Outono/21 já está Sangue Azul. Para homens com estilo. Na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) e com serviço de entrega a domicílio. #sangueazul homem

Live mediada pelo professor doutor Marcos Fava Neves teve como tema da conversa a “Responsabilidade Social”, para o vigésimo episódio da Webinar “Jornada SOMAR Forças” – apresentada pela Sicoob Credicitrus, como um encontro virtual, ao vivo e gratuito, para toda a comunidade…

…Participaram desse encontro via YouTube, a diretoria executiva da Credicitrus, representada por sua vice-presidente do Conselho de Administração e presidente do Instituto CrediCitrus, Maria Tereza de Souza Lima Uchoa; mais Walmir Fernandes Segatto, presidente executivo da CrediCitrus e vice-presidente do Instituto CrediCitrus; como convidados especiais do episódio o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Passos, Vivaldo Soares Neto; Daniel Porto Soares, superintendente geral da Santa Casa de Passos; mais os irmãos Maurício Silveira Coelho e Rubens Silveira Coelho, produtores rurais e sócios administradores do Grupo Cabo Verde.

Em tempo: aos 16 de Abril 1865 nascia a Santa Casa de Misericórdia de Passos, em um contexto de epidemia da varíola – a então “peste das bexigas” (que, saibam, caras-pálidas, ocorreu em terras onde é hoje a calmo Carmo do Rio Claro; que, para os mais incautos, era povoado então pertencente ao município de Passos)…

…156 anos depois, atravessando a pandemia do nem-já-tão-novo-coronavírus, a mencionada Santa Casa de Misericórdia de Passos celebra hoje sua existência como sendo o “11º Melhor Hospital do Brasil” (de acordo com ranking da revista americana “Newsweek”) e seu atendimento cada vez mais acolhe a toda a região. Em tempos de pandemia, a data querida da Santa Casa de Passos teve benção especial para os pacientes, familiares e colaboradores que estão construindo a história do Hospital, ministrada pelo padre Luizinho Caetano – que agora é membro da Pastoral da Saúde na instituição.

Nas redes sociais do +Educa Eventos tá rolando um sorteio, valendo uma inscrição gratuita para o curso “O Bebê de Hoje: a psicomotricidade na contemporaneidade”, que será capitaneado pela professora doutora Fátima Gonçalves. Instruções para participação no perfil @maiseducaeventos O sorteio vai acontecer na próxima quinta-feira, 22 de Abril, ás 13h.

Numa outra vibe +Educa, continua no maior agito a programação do “Agita Passos” : também na quinta-feira 22, a partir das 18h rola a aula #6 – de Força e Resistência, comandada pelo professor Roosevelt Junior, da APAE Passos. Para ficar ligado na programação, cara-pálida, inscreva-se no canal Mais Educa Eventos, ative e sininho para ser avisado das novidades e… bora cuidar dar saúde! Pandemia sim, sedentarismo não!

Ah, sim: no feriado do 1º de Maio o +Educa manda ver um dia todo de “Pilates Day”.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de tudo isso aí fora. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, confor-me os dias atuais, no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Entre contação de histórias, causos e babados literários, uma intervenção aqui, uma pílula literária ali, a rede de bibliotecas do município de Diadema – no Grande ABC in São Paulo – em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil (na segunda 19), capitaneou live tendo como convidado o mago desinventor Marco Túlio Costa. Em depoimento, o escritor passense falou sobre sua carreira literária e a importância da leitura na sua formação.

Relaxa, bugre, é feriado… com lojas abertas, oba!Pra não dizer que não falamos da realeza… Nos 80 anos do rei Roberto Carlos, comemorados na segunda-feira, dia 19 de Abril, o ECAD, , – o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, que é quem fiscaliza e cobra os honorários relativos aos direitos autorais de músicos & compositores – fez um levantamento sobre as músicas mais gravadas, as mais tocadas e os intérpretes que mais gravaram as canções do octogenário Rei…

…“É Preciso Saber Viver”, segundo o ECAD, foi a sua canção mais tocada nos últimos cinco anos, enquanto a mais gravada por outros intérpretes até agora foi “Emoções” – as duas músicas são uma parceria com o amigo Erasmo Carlos. Com Erasmo, constam 16 músicas no ranking das 20 mais tocadas do Rei. Entre elas, clássicos como “Além do Horizonte” e “Eu Te Amo Te Amo Te Amo”, que estão entre as cinco primeiras colocadas…

…Erasmo é o intérprete que mais gravou as canções de autoria de Roberto. Já a música de Roberto Carlos que mais teve rendimentos no ano de 2020 foi “Como é Grande o Meu Amor por Você”.

…Roberto Carlos tem 676 músicas e 1.138 gravações cadastradas no ECAD – que é dono de um dos maiores banco de dados da América Latina. Nos últimos cinco anos, a maior parte dos rendimentos em direitos autorais do artista pela execução pública de suas músicas foi proveniente dos segmentos de Rádio, Show e TVs, que correspondem a quase 85% do que foi destinado a ele…

…No ranking de músicas de autoria de Roberto Carlos mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádio, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval, Festa Junina, Show e Música ao vivo) estão, em 1º lugar, “É Preciso Saber Viver” (Erasmo Carlos/Roberto Carlos); seguida por “Como é Grande o Meu Amor por Você”; “Além do Horizonte” (Erasmo Carlos/Roberto Carlos); “Chegaste” (Roberto Carlos/Encarnita Garcia De Jesus); “Eu Te Amo Te Amo Te Amo”(Erasmo Carlos/Roberto Carlos); “Emoções” (Erasmo Carlos/Roberto Carlos); em 7º lugar aparece “Esse Cara Sou Eu”; em 8º, “Detalhes” (Erasmo Carlos/Roberto Carlos); “Gatinha Manhosa” (Erasmo Carlos/Roberto Carlos) e, em 10º lugar “Nossa Senhora” (Erasmo Carlos/Roberto Carlos).


Foto: Rodrigo Otávio Pacheco / Reprodução

Dia desses, no planalto central… nem só de cpi vive o senado federal. O presidente Rodrigo Pacheco recebeu, in loco, pelas mãos do autor professor Raimundo Godoy, exemplar do livro “Cidades Excelentes”, escrito por ele em parceria com Leonardo Rischele e Rodrigo Neves. A obra trata de e reflete a inteligência na gestão pública de forma única. O senador Pacheco contribuiu com a publicação escrevendo o prefácio. Para quem deu um soco no ar e acertou o comando de uma cidade, pacheco lembra que “Cidades excelentes existem e essa excelência se origina de intervenções como a do poder público, com o dever de agir em benefício das comunidades, para promoção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas.


Foto: Acervo Pessoal

Família em festa!!! Dani Silveira Almeida passou no vestibular da Federal de Lavras, enchendo de orgulho e satisfação os pais Eloísa Silveira/Flavio Almeida


Foto: Facebook / Reprodução

O midiático ex-secretário municipal de cultura e patrimônio histórico agora, pedala! Kaju Ribeiro, treina, treina, pedala horrores, mas ainda não sabe trocar um pneu furado. mas sabe envergar na armadura de biker um merchand – como agora mesmo, estreiando um uniforme Pintado D’Ouro. evoé, Waltinho!


Foto: Nova D Oficial

Um novo olhar! Aproveite que durante esta semana a Nova D tem peças selecionadas especialmente pra você!
com 30% de desconto em até 6x sem juros! Compre pelo e-commerce, pelo WhatsApp ou, presencialmente na loja Nova D na Avenida da Moda


Fotos: Nuovo Renascimento / Divulgação

Queste sono le sculture di Jair Soares Jr. arrivate dal Carmo do Rio Claro, Minas/Brasile na Itália… completamente estragadinhas, in frantumi. Porém, graças ao trabalho de restauração realizado por Mauro Mariani e alla disponibilità di Junior, as peças serão levadas para exposição coletiva no Castelo Colleoni e expostas assim que forem definidos i nuovo giorno de abertura da mostra “Novo Renascimento” ao público. A curadora da mostra, Claudia Migliore, é quem posa de modelo com as esculturas de
Jair Soares Jr