Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

14 de abril de 2021

Para comemorar sua chegada à Passos, o pessoal da franquia Oral Clinic agenda para o final de semana – dias 16 e 17 de abril – um “plantão de inauguração”. Para quem sonha em fazer implantes ou qualquer outro tratamento Oral Clinic, em uma campanha super especial. Oral Clinic?!? Para quem perdeu o ciso, trata-se de uma rede de clínicas odontológicas premium, para atender clientes com a mais moderna tecnologia do mercado e serviços de qualidade; oferecendo todos os serviços odontológicos aos seus pacientes, desde uma limpeza até as modernas lentes de contato dental. O carro-chefe Oral Clinic são os implantes, que respondem por 70% do faturamento das unidades…

…A sede da franquia, fundada em 2016 pelo dentista paulista Nadim Farid Nicolau Neto, está em Santa Catarina. Aqui em Passos a Oral Clinic chega tendo como sócios Eduardo Henrique Tumietto Lopes Villa, Thuane Pádua Pereira Beraldo, Tamara Pádua Pereira Beraldo e Duane Tomaz. Ancorada no 1676 da Avenida Francisco Avelino Maia, esquina com a Rua Santo Antonio.

A propósito, o sentido Centro-Polivalente, da Avenida Avelino Maia, começa a fazer sombra no lado mais feérico da mesma Avelino Maia, em seu trecho mais feérico,vistoso e famoso: a porção Avenida da Moda. Senão vejamos: do cruzamento da avenida com a Rua da Praia até seu entroncamento com o início da Avenida Arouca, pipocaram naquela via, desde o início do pandêmico ano passado, a mega academia Via Brasil, a construção da Burguer King e da loja ABC (da construção), quase uma centena de novos apartamentos nas três torres do Coindomínio Saint Honorè, vizinhas da franquia da citada Oral Clinic. Para mais daqui a pouco, no cruzamento da Avelino Maia com a Deputado Lourenço de Andrade, vai surgir a nova mega-loja de uma franquia de farmácias (Drogaria São Paulo)…

…Enquanto que do trecho entre o Mercadão, até pouco adiante do Ginásio da Barrinha, os (poucos) espaços comerciais construídos há algum tempo, minguaram. Novas lojas por ali, só se os moradores daquela área construirem em seus quintais…

Ah, sim, bugrada: para quem nunca se deu conta disso, a edulcorada e comprida Avenida da Moda é toda complicada em sua logística. Oficialmente, a via tem início no polivalente Colégio Dulce Ferreira de Souza e termina da Avenida Juca Stockler, depois de passar pela Rotatória da Fesp, quando se encontra com a Avenida Breno Soares Maia. Lá nos anos 1970, quando o prefeito Antonio Pedro Patti iniciou as obras de regularização da avenida, a partir de um bambuzal que margeava o Córrego São Francisco (próximo ao Mercadão) em direção ao Polivalente, a nova avenida tinha, nesse trecho, por nome oficial, “Avenida Sanitária”…

…Ganhou o nome de Avenida Comendador Francisco Avelino Maia – com direito a marco de inauguração fincado num canteiro central em frente ao CPN (mas que não é aquele marco que atualmente está lá) na gestão do prefeito Elzo Calixto Mattar …que depois virou o “Ginásio da Barrinha, situado na mesma Avelino Maia.

Mais uma outra curiosidade, bugrada, que por absoluta preguiça mental vocês não registram, mesmo passando quase que diariamente pela Avenida Comendador Francisco Avelino Maia – a Avenida da Moda: quando estiverem transitando pela citada via, notadamente no trecho entre a Rotatória da Fesp, descendo até o Colégio Polivalente, acendam os farois de seus veículos. É que nestes quase 4 quilômetros da avenida – não menos oficialmente – ela é a BR-146. Yes! uma rodovia federal bem no meio da cidade. Assim, nem mesmo no milenar desenho urbano de Londres. Nem no secular traçado de Sucupira!

Cepp Di Gré é uma pedra originária da Lombardia, na Itália. Sóbria e elegante, a pedra sedimen tar foi reinterpretada com precisão pela Castelatto. O Cepp di Gré evidencia a beleza desta pedra natural rara, com grandes seixos compostos por fragmentos de minerais. Em uma fiel reprodução dessas raras rochas naturais, a textura Cepp di Gré é ideal para compor ambientes requintados, tanto em áreas externas como internas. A Castelatto desenvolve uma linha completa de produtos premium para revestir pisos e paredes, com grande variedade de formatos, cores e texturas. Castelatto é Ponto Bello Acabamentos – a primeira butique de pisos e revestimentos da região. Real e presencialmente, na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Hmmm! Está começando a sobrar berços …e quase faltando caixões nessas bandas de Pindorama! Senão vejamos: números dão conta de que nos seis primeiros dias de abril, morreu mais gente do que nasceu no Sudeste do Brasil. Como nunca antes na história. Foram 12.181 óbitos, ante 11.744 nascimentos – de quebra apontando um indicativo de como a pandemia provocada pelo velho-novo coronavírus pode alterar a estrutura populacional brasileira…
…Ainda que de forma provavelmente temporária, todas essas excessivas mortes causadas pela Covid-19 fizeram adiantar em mais de duas décadas um fenômeno demográfico previsto para acontecer apenas em meados do Século 21 no país, lá por volta de 2040/2045.

Geralmente o número anual de nascimentos no Brasil é mais que o dobro do número de mortes. E, normalmente, o número de mor-tes só excede o de nascimentos em países muito desenvolvidos, como o do Japão, por exemplo, onde a taxa de natalidade é extre-mamente baixa…

…Estudos e projeções do IBGE, a partir de seus trabalhos censitários (como seria o Censo 2021 que Bolsonaro quer cancelar a realização), a população brasileira vai crescendo e deverá chegar a 233 milhões de habitantes até 2047, quando, então, a população começará a …diminuir.

Médicos e analistas de plantão dão conta de que o número total de mortos pode superar o de nascimentos agora, em abril. E que o total de óbitos causados pela Covid-19 pode ultrapassar os 500 mil em julho, já que além das mortes provocadas diretamente pela pandemia, há uma elevação do número de óbitos por outras causas.

…E chega a ser normal também que as pessoas tenham menos filhos em um momento de crise – o fenômeno já foi registrado de forma pontual em momentos de tragédia e desestruturação social, como o que ocorreu durante e depois da Segunda Guerra Mundial, a epidemia de Aids em alguns países da África e com o fim da antiga União Soviética.

Como fica o cronista na pandemia? O mais carioca dos passenses, Alexandre Brandão, fala um pouco sobre isso em sua nova crônica “O cronista na pandemia”.Visite “No Osso”.

Bermudas Dudalina, gravatas, camisetas da Beagle, casual VR, drives e sapatênis Sergio’s, camisetas Highstil, jeans DTA, camisas Richards… o Outono/21 já está Sangue Azul. Para homens com estilo. Na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) e com serviço de entrega a domicílio. #sangueazul homem

Entre uma reunião ordinária e outra extraordinária pelos lados da dinâmica Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande – a AMEG – prefeitos, assessores e habituès quetais que povoam tais reuniões – gente que vem de Alpinópolis, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Fortaleza de Minas, Itaú de Minas, Pimenta, Piumhi, São João Batista do Glória…

…São José da Barra, Vargem Bonita, ou mesmo de Passos, de SSParaíso, Guapé, Delfinópolis e Ibiraci, enfim, a verdadeira Onda Roxa na associação são as bocas miúdas a respeito de um – só um mesmo! – entre os pares prefeitos. Os mais bonzinhos dizem que o tal executivo, em passado recente, deu um soco no ar …e acertou a prefeitura aí de uma das cidades da AMEG. Um espanto!

Gente que produz! José Wilson Proença de Faria comemora: em praticamente 1 ano, sua Fazenda Catita conseguiu três prêmios. O terceiro deles, agora mesmo, durante o “17º Concurso Nacio-nal ABIC de Qualidade do Café/Safra 2020 – Origens do Brasil”: um destaque nacional para o me-lhor Café Descascado do Sul de Minas – a “maior nota atingida na categoria Cereja Descascado da origem Sul de Minas”, diz o certificado conferido pela Associ-ação Brasileira da Indústria do Café/ABIC ao café de Proença plantado, colhido e tratado na Fazenda Catita.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de tudo isso aí fora. Acupuntura como trata-mento, massagem como relaxa-mento, com atendimento a do-micílio e com todos os proce-dimentos de segurança, confor-me os dias atuais, no atendi-mento. Pela fisioterapeuta e acu-punturista Mayna Elias. Agenda-mentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

O município e a cidade de Pas-sos entram no bloco “Conexão Solidária” e vão para a avenida participarem da “3ª Campanha Regional de Arrecadação” – no caso, arrecadação de alimentos não-perecíveis. A ação é uma ini-ciativa da EPTV e vai acontecer em forma de drive-thru, no # 2517 (ali no DA) da sempre movimentada Avenida Avelino Maia – a Avenida da Moda. Das 8h ás 17h do próximo sábado, 17 de abril.

Em tempo: através de toda a sua diretoria, a Comunidade Terapêutica Sagrada Família vem agradecer a toda a população pas-sense que também pôs a mão na massa e adquiriu mais de 1.000 graúdas “Pizzas Beneficientes” ofertadas num drive-thru que movimentou a manhã do sábado passado na rua Georgia, no Jar-dim Eldorado…

…O pessoal da Sagrada Família trabalhou das 23h da sexta-feira até ás 16h do sábado para dar conta dessas mais de mil pizzas! A palavra agora é gratidão por todo apoio e carinho dos pas-senses para com a “fazendinha” – que mantem 40 dependentes químicos masculinos internados, mais a construção de uma ala feminina a ser inaugurada no final deste 2021.


Foto: 5ª Coluna

Um papa no sertão do jacuhy? Mas não é a santa faustina ali ao lado!?! isso é uma aparição? papa, capim, cutia não… Divina misericórdia, mas quequeisso?!? Ora, gente de pouca fé! tratam-se somente de alegorias para enfeitar as celebrações em torno da “festa da divina misericórdia”, celebrada na matriz senhor bom jesus dos passos (e em igrejas do mundo todo) no domingo, 11 de abril.

Na estica, Gabriela Andrade representou a “Santa Faustina” e Claudinho braga da silveira, o “papa João paulo ii”.
a festa da divina misericórdia foi instituída no ano de 2000, pelO Papa João Paulo II. que decretou que a partir de então o Segundo Domingo da Páscoa se passasse a chamar “Domingo da Divina Misericórdia”.

A divulgação do culto à Divina Misericórdia se deve a Faustina Kowalska – uma das grandes místicas cristãs da Igreja Católica. Em seu Diário, a religiosa relatou ter recebido instruções de Jesus, através de aparições, para que desse a conhecer ao Mundo a Sua Misericórdia. O processo de beatificação desta religiosa foi iniciado pelo então Cardeal Arcebispo de Cracóvia, Karol Wojtila. Kowalska foi, posteriormente, canonizada “Santa Faustina” pelo mesmo bispo, agora o Papa João Paulo II


Foto: Instagram / Reprodução

Miss belo horizionte – safra 2019 -, a modelo karen cruz se junta a causa de Todos junto por Furnas,
o “Mar de Minas” E pelo lago de Peixotos, da Usina Hidrelétrica Mascarenhas de morais, em Ibiraci. Karen diz que a região dos lagos é um pedaço do céu, um paraíso que tem que ser preservado


Foto: Dri Dias

Recém-formada (no 7 de abril passado) em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais – a UFMG, em Beagá – Gabriela Brandão Arrouk de Oliveira, a filha de Cláudia e Antônio Gaspar de Oliveira, foi imediatamente contratada por um grande escritório de advocacia paulista


Foto: Nova D Oficial

Novas peças da coleção #ultra para o outono/inverno Nova D estão disponíveis nO e-commerce Nova D
em seu celular. Agora com entrega rápida em todo o Brasil e entrega super rápida em Passos. O que você quiser vestir a Nova Do leva até você. Compre pelo e-commerce ou pelo WhatsApp, com 30% off em até 6x. Promoção para peças selecionadas, somente até 15/04, no https://novad.com.br/grupo/suas-novas-cores


Foto: Maurício Ponsansini / Facebook / Reprodução

Artista do grafite – entre outras artes – o passense Raul Talles é grafiteiro que deixa sua boa marca registrada em varios trabalhos, em vários locais da Ardeia. Agorinha mesmo raul dá tratos de acabamento num grafite em forma de um imenso que vai enfeitar a esquina da rua Tenente Vasconcelos com a Rua Santo Antonio. Com todo mundo usando máscara, afinal, mesmo com o isolamento, o distanciamento e a ventilação natural, os dias são de covid-19 lá fora.