Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

24 de março de 2021

Foto: Nelson Miranda

Como um dia disse Tom Jobim – o Antonio Brasileiro, ou Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim -, “o Brasil não é para principiantes”. Sim, definitivamente, nosso país varonil não é um lugar para amadores desde muito antes de Tom Jobim acertar na mosca, com a sua definição/sacada genial, sobre a terra brasilis.Mais recentemente, que o diga o presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco…

…Sexta-feira passada, o conterrâneo presidente precisou pedir à vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, autorização para que o Brasil compre vacinas contra o Covid-19 estocadas pelos EUA e sem previsão de uso em solo americano. Já que lá no país do Norte, diferentemente do que aconteceu aqui abaixo da linha do Equador, o governo comprou, com bastante antecedência, todas as vacinas e mais alguns milhões de doses a mais do que necesitaria para imunizar sua população.

Enquanto isso, pelo menos sessenta e cinco senadores apoiaram uma moção de apelo internacional pedindo que outros países ajudem o Brasil a comprar, com urgência, vacinas para combater o Covid-19. Segundo a presidente da Comissão de Relações Exteriores da Casa, a senadora Kátia Abreu, o Brasil precisa de 100 milhões de doses de imunizantes, com urgência, para que um terço da população seja imunizada e a curva de infecção – e mortes – possa diminuir…

…Aprovada pelo plenário, a moção será encaminhada a todos os países membros do G20, a organismos da Organização das Nações Unidas, aos países da OCDE, a parlamentos de outros países, embaixadas e empresas produtoras de vacinas, aos camelôs da esquina… só não vale ficar esperando meses por mais doses…

…Publicação da revista “Science Magazine” dá conta de que 11 países compraram vacinas em número muito maior ao de seus habitantes. É aí que entra o pedido dos senadores – agora, mais um clamor – que, parte desse montante poderia ser cedida para o Brasil. As vacinas que o desgoverno federal já comprou chegarão, bugrada. Só que o negócio, agora, com a porta arrombada pelo coronavirus, é chegar já!

De lockdown total in Beagá, Marcio Nogueira dá conta axs conterrânexs que seu livro-documentário sobre Passos, está tendo uma adesão surpreendente. Faltando ainda algumas pessoas para serem contactadas, mas está tudo dentro do cronograma programado. Marcio observa que as respostas ao enoooorme questionário que já foram para ele enviadas, têm uma qualidade excelente. Alguns são mais sintéticos outros mais prolixos. Isso é esperado. O processo de diagramação já foi iniciado, bem como um estudo sobre a capa do livro. Marcio Nogueira
quer deixar registrado para a posteridade o trabalho de uma geração. “A história um dia vai nos agradecer”, arremata Nogueira.

Cada um fazendo o que pode por cada um… menos aquele chefe de família, por ora instalado naquele(s) palácio(s) no Planalto Central. Agora mesmo, por exemplo, o pessoal da Cervejaria Colorado manda avisar que a “hora é de cuidar do nosso ingrediente mais importante: Oxigênio. Somos uma cerveja comprometida com o que vem do Brasil. E o que vem do Brasil agora é um pedido de ajuda. Por isso, estamos transformando nossa cervejaria em uma usina de oxigênio hospitalar, com capacidade para produzir 120 cilindros de oxigênio por dia. Nossa cerveja pode esperar, as pessoas, não.” arremata o comunicado da Cervejaria Colorado à praça… Fúlvio & Patrícia Bonfim – o casal BBQ Smoked – comemoraram…

…o “orgulho de ser Cervejaria Colorado”. Aqui n’Ardeia, o BBQ Smoked House do casal é a casa oficial e exclusiva do Urso colorado, nosso vizinho, de Ribeirão Preto.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de tudo isso aí fora. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, conforme os dias atuais, no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Para os não-iniciados, a Expô Revestir é a maior feira de acabamentos – pisos, paredes, forros, acessórios afins e afins – da América Latina; a terceira maior feira do gênero no mundo. No “velho normal” a Revestir acontecia sempre na primeira quinzena de março, em São Paulo/SP, como tudo, antigamente, no planeta, de maneira presencial, com filas intermináveis, aglomerações e todo o oba-oba próprio das feiras. Acontecia…

…Março de Vinte21, a Revestir continua acontecendo, como quase tudo no planeta, nestes dias de “novo (a)normal”, de forma 100% digital. O evento começou anteontem, 22 de março, em centenas de plataformas inovadoras, interativas, conectáveis, mostrando todos os diversos lançamentos, tendências, negócios e conteúdos inéditos das melhores marcas para a freguesia, do lado de cá dos monitores, não perder nenhum detalhe.

Para hoje, por exemplo, os profissionais da Arquitetura in Passos fazem conexão rápida com o mundo da 19ª Expô Revestir, especificamente com o mega-stand virtual da Cerâmica Portinari para se interagirem com, entre outras atrações, o “Ressignificar o Morar” – um evento digital aqui também protagonizado pela PontoBello Acabamentos. Mas nem tudo será só no 100% virtual. O que o pessoal do Cad/AutoCad não sabe ainda é que vai rolar um nada virtual convescote, amplo, geral e até irrestrito, aglomerando com os locais uma fauna de arquitetos do país inteiro, durante o “Ressignificar o Morar”. Como? Como assim!?!

…Oras, é só a arte da ressignificação nesses tempos digitais e a velha “maestria em recriar”, bugrada! Por aqui, o evento virtual-mas-nem-tanto da Cerâmica Portinari acontecerá a partir das 17h, em todos os escritórios de Arquitetura previamente cadastrados.Vale lembrar, com a participação pra lá de especial da PontoBello Acabamentos – a primeira butique de pisos e revestimentos da região. Real e presencialmente, na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Ah, sim, só para um link: a primeira baixa verificada nessa porção Sudoeste das Minas Geraes de uma vítima do novo coronavírus, há quase um ano passado, se deu com o óbito de um construtor morador de Capitólio city, que contraiu o vírus exatamente durante sua visita à Revestir.

Vocês não perceberam, fariseus, mas próximo sábado, 27 de março, marca o início da Semana das Dores. Sim, fieis, vem raiando aí a Semana Santa 2021… porque vai ter, sim, SemanaSanta em 2021! Para não proferirem falsos testemunhos de que não foram avisados, a Paróquia Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos poe em suas redes sociais toda a programação em torno das celebrações da Semana Santa na paróquia. Está lá, por exemplo, que entre missas na Igreja Matriz e na Capela São Francisco, a programação agenda 44 delas, de sábado 27 de março ao Domingo de Páscoa, no dia 4 de abril. Penitenciem-se: como todos estão vendo/e ou percebendo, as labaredas do fogo eterno do Inferno estão esquentando a chapa!

Em tempos de Onda Roxa, um dos poucos lucros é surfar no virtual para evitar o vermelho-caixa. Vai daí, freguesia, que continua por mais uns dias a venda especial, pra lá de especial, mesmo! da Nova D em tempo paralelo também de troca de coleção. Sem poder atender no presencial, em sua flagship store na Avenida da Moda, o negócio é acessar a E-store Nova D, valendo descontos de 60% para compras á vista, em todo o seu estoque…

…Para quando a Onda Roxa passar, tem a estreia, no mundo real da flagship store Nova D, na Avenida da Moda, da coleção Ultra!

Começou na segunda-feira a programação de minicursos e oficinas em torno do “I Festival de Gestão e Produção Cultural de Minas Gerais”, que acontece ao longo desta semana. O evento é uma oportunidade única para todo o pessoal da classe trabalhista do setor cultural, totalmente on-line e gratuito, dedicado à celebração e disseminação de conhecimento ligados à gestão e a produção cultural! Temas como elaboração de projetos, boas práticas em prestações de contas, gestão de espaços e carreiras, política cultural serão debatidos por grandes produtores e gestores da cultura das Minas Geraes…

…já passaram pelo festival nomes como o da gestora de Cultura, Maria Helena Cunha; o ex-integrante do Grupo Galpão e idealizador do Centro Cultural Galpão Cine Horto, Chico Pelúcio. Para hoje a programação do festival destaca a participação da doutora em Ação Cultural pela ECA-USP (onde também se graduou o Caju Carlos Jorge Ribeiro), com pós-doutorado na França etc etc etc, atualmente se dedicando à qualificação de gestores culturais e à pesquisa, a bambambã Isaura Botelho. Que vai pilotar oficina em torno das “Dimensões da Cultura e os desafios que colocam para o planejamento e a execução das políticas públicas de Cultura”. Ás 19h.

Para amanhã na pauta do “I Festival de Gestão e Produção Cultural de Minas Gerais” é a oficina “Boas Práticas para prestações de contas”, com Diana Gebrim – advogada graduada pela UFOP (onde também se graduou o diretor ventania Maurílio Romão) especialista em Gestão Cultural, entre outras especialidades. Ás 19h.

Todos os minicursos/oficinas do evento possuem uma limitação de 100 vagas por atividade e necessita da inscrição prévia do ineressado. O festival é uma realização da Conexão Cultura e foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, com os apoios do Governo do Estado de Minas Gerais e da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do Governo Federal – o da “Pátria Amada Brasil”. Por aqui, também contando com o apoio da Adesc Regional, da Trupe Ventania e da Inspire Gestão Cultural.

Bermudas Dudalina, gravatas, camisetas da Beagle, casual VR, drives e sapatênis Sergio’s, camisetas Highstil, jeans DTA, camisas Richards… o Outono/21 já está Sangue Azul. Para homens com estilo. Na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) e com serviço de entrega a domicílio. #sangueazul homem

Habemus um clássico, bugrada incauta! “O Mágico Desinven-tor”, obra lapidar do mais pas-sense dos formiguenses, o escri-tor Marco Túlio Costa, foi lan-çada em março de 1981. Como todo o clássico, há 40 anos, “O Mago…” aborda temas cada vez mais atuais, como Ecologia e Novas Tecnologias e Robótica…

…Na historinha, um mago, preocupado com os rumos da civilização, faz desaparecer os inventos que ele considera perigosos para a Civilização: televisão, carros, produtos químicos (e, se fosse hoje, certamente a net, a internet, o face e os fakebooks) etc, etc, etc desaparecem instantaneamente. Um grupo de crianças, tentando desvendar o mistério que jogou o mundo em um caos, viaja por dois futuros distópicos, numa experiência que os levará a um debate sobre o papel de cada um no destino do planeta…

…Para celebrar os 40 anos desse genial Mago Desinventor, seu inventor, Marco Túlio, poe nas rede sociais um link onde fala de como a obra foi criada, fontes de inspiração e outros aspectos que levaram à publicação deste que foi seu primeiro livro publicado. Ah, sim: e responde a perguntas como “fosse ele o Mago, o que ele desinventaria hoje?” Resposta(s) no link https://www.youtube.com/watch?v=K1ucnTjOwJ8


Foto: Facebook / Reprodução

Pra comemorar os quarenta anos de um clássico da literatura infanto-juvenil tupiniquim made in passos – estamos falando de “O Mágico Desinventor”, cafuçu! – o mago inventor, escritor, multimídia e multitalento marco túlio costa, poe no Facebook um vídeo sobre o processo de criação desta sua obra inaugural. mas tem lá outros videos estrelados pelo mesmo mago inventor, onde ele fala sobre cada uma de suas obras, personagens relacionados à sua vida literária, causos e mais causos. nada inventados. Longa vida ao mago!


“ULTRA”, cool!!! Enquanto não chega no presencial (nas lojas físicas), a nova coleção #ULTRA-Nova d já foi apresentada, lançada e já está disponível para compras on-line na E-store e no WhatApp da sua loja favorita. Com Atendimento on-line. Acesse. assista o fashion film. descubra #ULTRA. Cubra-se de #ultra


Foto: Nelson Miranda

Pela segunda semana consecutiva, a conterrânea Yakara Piotto (no programa, representando as praias de Guarujá, onde mora regina piotto – sua mãe) Está em primeiríssimo lugar na pontuação do reality “Belas do Verão”, na tela outonal da rede tv! Aos Domingos, depois do BBB,como parte integrante do intragável João Kleber Show