Destaques Quinta Coluna

Express Press

17 de julho de 2020

Sabe como é que são esses pandêmicos dias de quarentena. Acaba que sobra tempo! O tempo de sobra para o secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Carlos Jorge Ribeiro, foi suficiente para que ele viesse a ler a edição de quarta-feira,15 de julho, dessa quintacoluna, acerca de um monte de letrinhas & palavrórios sobre o pé em que se encontra a Cultura n’Ardeia. O secretário, por WhatsApp, se propôs a “esclarecer a situação”…

…Assim escreveu Kaju: “o edital ‘cultura cura’ vai ser feito com recurso livre da Secretaria e já está em fase de finalização, inclusive estamos sendo um dos primeiros municípios a fazer isso na pandemia. Só que edital de prefeitura tem trâmites complicados mesmo, pois é dinheiro público e qualquer ilegalidade, todos os envolvidos respondem!” “Já têm exatos 50 dias que estamos trabalhando isso, um edital leva no mínimo 90 (dias)”.“Falar que é emergencial não atalha caminhos dentro da procuradoria, infelizmente!”

Carlos Jorge também postou acerca dos trabalhos em torno da Lei Audir Blanc: “o segundo movimento da Secretaria é se preparar para receber o recurso da Lei Audir Blanc…”

…“ter o cadastro atualizado é ponto fundamental, por isso lançamos isso, espero que nos ajude a divulgar, pq quem não se cadastrar lá no link não terá direito ao auxílio e aos editais (ainda não sei se posso acreditar que Bolsonaro irá liberar, mas já tenho de deixar organizado) os recursos que virão serão usados em frentes como edital de prêmios, edital de fomento à espaços culturais não governamentais, associações sem fins lucrativos e outros movimentos organizados. Então espero que tenha esclarecido tudo…”

…“Inclusive o ato do Mapa deu mais velocidade ao processo dentro da prefeitura, que hoje (anteontem) já estará debruçada no edital do município. Ou seja, Passos já tem seu primeiro edital de cultura, que é um avanço penso eu”. Espero que tenha entendido as duas ações que estamos fazendo. Um abraço”, finalizou a postagem o secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Carlos Jorge Ribeiro.

Primeira butique de pisos e revestimentos da região, a PontoBello Acabamentos está atendendo normalmente, seguindo normas rígidas e importantes de prevenção e cuidado com a saúde de todos, em cumprimento aos decretos municipais. Atenta quanto às determinações quanto ao uso de máscaras, do distanciamento entre os consumidores no interior da loja e de higienização durante o atendimento presencial, etc. etc. etc…

…lá dentro, a PontoBello Acabamentos – que é loja exclusiva da Cerâmica Portinari para Passos e região – tem ainda o melhor em revestimentos cerâmicos da Manufatti, Palimanan e até clássicos pisos de madeira – madeira de verdade – da Triângulo. A PontoBello está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 13h. Para quem preferir, agende o “Atendimento PontoBello” pelo 35/9-8899-8600. Ou na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Evoé, Ardeia, porque é tempo de arte. Mesmo com uma pandemia por conta do Covid-19 lá fora, aqui dentro é tempo de “4°Festival Nacional de Teatro de Passos” nesse 2020, edição “Em Casa”. As cortinas do 4º FNTP serão abertas no próximo domingo, plateia, para serem fechadas só dia 25 de julho. Evoé! São 11 peças selecionadas para esta edição especial do festival, com apresentações on line, para todxs. Se ligaí na programação…

A trama da quarta edição do festival começa no 19 de julho, com um bate-papo com Wallie Ruy sobre a “Poética Trans”.

Wallie Ruy é graduada em Artes Cênicas pela UFOP; docente em Interpretação de Teatro/TV/Rádio no Senac-SP, atuando como multiplicadora em simpósios educacionais sobre Diversidade como Valor y Diálogos sobre Gênero e Sexualidade. Atriz-atroz-atuadora-artivista-atuante nas artes da cena, no cultivo sem fronteiras da vida, anárquica, encarnando diariamente as possessões y paixões humanas, constroi sua carreira no teatro, cinema e na televisão…

…com participações nas séries “Carcereiros” (Rede Globo), “Toda Forma de Amor” (Canal Brasil); “Spectros” (Netflix) e na recente estreia de Reality Z (Netflix).E prêmios em importantes festivais nacionais pela sua atuação, como o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Gramado em 2019. Seu encontro marcado com Wallie Ruy, inaugurando o 4º FNTP será ás 17h, pelo Instagram do festival: @fnteatropassos

Logo em seguida, ás 19h, tem a apresentação da peça “N”, pela Cia. Arte-Móvel, inaugurando a ribalta do 4º FNTP. Três pessoas. Três seres humanos em fuga. Três corações solitários caminham a fim de afastarem-se do estado de guerra no qual o mundo se encontra. Levam consigo o que o corpo é capaz de carregar, Desejam humanidade. Buscam alma. Mas algo inesperado pode mudar o rumo deste trajeto. “N”, 19h, pelo Instagram @fnteatropassos

O Inverno 20 na Sangue Azul é 30! 30% off nas melhores marcas, para homens com estilo. Sangue Azul, butique masculina – presente há 30 anos. Na Avenida da Moda.

Na segunda-feira 20, tem bate-papo com Ivanildo Piccolli, tratando da atualíssima “A Máscara presente no Renascimento Europeu: dos Cialartani à Commedia dell’Arte”.

Ator, artista circense, encenador e professor universitário, transitando entre o Teatro, o Circo e a Cultura Popular. Frequentou diversas oficinas de Teatro e Circo antes de aprimorar sua formação no curso de Interpretação e Artes Circenses da Escola Livre de Teatro de Santo André/SP. É graduado em Educação Artística-Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu e pós-graduado (Latus Sensu) em Teatro pela mesma universidade. Complementou sua formação com o curso de Licenciatura em Artes-Teatro pelo Centro Universitário Belas Artes/SP…

Pesquisa os Palhaços da Cultura Popular e do Circo. Atualmente desenvolve pesquisa relacionada às duplas cômicas presentes em diversas manifestações cênicas. Professor efetivo da Universidade Federal de Alagoas/campus Maceió; coordena o grupo de Pesquisa Brincantuar: artífices cênicos e desenvolve seu pós-doutorado na ECA/USP (2019-2021), com a temática das Cartografia do Ensino e pesquisa das Linguagens e Pedagogias das Máscaras. Seu proseio com Piccolli será na segunda-feira 20, ás 17h, pelo Instagram do festival: @fnteatropassos

Em seguida, apresentação da peça “Cabeça Oca”, com a Cia. Talagadá – Teatro de Formas Animadas. “Cabeça Oca” é uma metáfora às atitudes desprovidas de razão. Por meio de poéticas visuais, transita entre o real e o imaginário, em cenas criadas independentemente, mas que dialogando entre si, numa estética influenciada pelo Surrealismo e outras vanguardas do Século XX, nas quais algumas adversidades nas relações humanas são tratadas de forma onírica e lúdica. Assim o existencialismo é inevitável e, neste caso, se estabelece um paradoxo, pois, por meio de um boneco oco busca-se resgatar justamente aquilo que o homem foi perdendo em sua exitêcia – a essência. Tem “Cabeça Oca” no 4º FNTP, na segunda-feira, 20, ás 21h, pelo Instagram @fnteatropassos

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena, stress viral, por conta de marido, filhos, gatos, papagaios ou sogros em geral, tudo sob o mesmo teto 24h por dia, semanas a fio. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendi-mento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamento pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Na terça-feira 21, o FNTP agenda bate-papo com Gilson Mota tratando de “Performance e Virtualidade”. Motta é pesquisador de Artes Cênicas, cenógrafo, performer. professor do Departamento de Artes Utilitárias da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro /UFRJ, onde atua nas áreas de História da Encenação e Teatro de Animação. É doutor em Filosofia pela UFRJ; foi professor adjunto no Departamento de Artes da Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP; autor do livro “O Espaço da Tragédia” (Editora Perspectiva, 2011)…

…atua como performer junto ao Coletivo de Performance Heróis do Cotidiano e integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, do Curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ. Foi selecionado para residência artística no Institut International de la Marionnette, em Charleville-Mézières, na França, em 2014 e para estágio no Centre of Research into Objects and Puppets in Performance, na London University. Motta e você, na terça-feira 20, ás 17h, pelo Instagram do festival: @fnteatropassos

Depois do papo com Motta, o Grupo Artemis estará no terceiro dia de FNTP online, com o espetáculo “Certa Vez Numa Ilha”. Em meio a uma tempestade, 17 atores são os camponeses numa ilha caribenha que resolvem contar a história de Ti Moune – uma menina pobre que se apaixona por Daniel, um menino rico vindodo outro lado da ilha, que sofre um acidente. Quando daniel é devolvido ao seu povo, os deuses que governam o local guiam Ti Moune numa missão para testar a força de seu amor contra as poderosas forças do preconceito, do ódio e da morte. “Certa Vez Numa Ilha” é a atração do FNTP na terça-feira, ás 19h, pelo Instagram do festival: @fnteatropassos

Mas tem mais Teatro no festival, na terça. Tem também o espetáculo “Contos Proibidos de Antropofocus”, apresentado pelo Antropofocus no dia 21, ás 21h, pelo @fnteatropassos
Em “Contos Proibidos de Antropofocus” o grupo enfrenta o desafio de fazer um espetáculo sem nenhum diálogo, onde a comunicação acontece através do som e da execução das ações físicas. Partindo da metáfora da incomunicabilidade, as cenas – ou contos – acontecem em ambientes onde pessoas desconhecidas se encontram, mas raramente iniciam uma conversa. O espetáculo é uma investigação do Antropofocus sobre a força cômica que o som tem. Asistam, ouçam, aplaudam. Tudo on line!

Ah, sim: parte integrante do FNTP – edição Em Casa, os debates que foram o maior sucesso na terceira edição do festival, estão de volta em 2020, desta vez, obviamente on-line. Graça Velloso ( @jorgegracaveloso) vai conduzir, a partir de domingo, os debates; sempre com um representante de cada espetáculo. Até dia 25 de julho, sempre às 22h30 pelo Instagram do Festival: @fnteatropasso. Todxs convidadxs! Evoé!

Só mais hoje e amanhã para se acabar no Festival de Queijos, Vinhos e Chocolates da Dissul – o festival de Inverno mais saborosamente inebriante da temporada.

Live pra todo mundo e todos os gostos, pelo Facebook, Instagram, YouTube ou nos web-canais dos próprios performers. Sem crise na temporada de lives. À elas:

…Vamos doar, vamos doar, vamos doar! Pelo /Edvaldo Santo Oficial no YouTube a freguesia vai poder acompanhar – e doar, doar doar – a live beneficente de Edvaldo santos. Amanhyã, a partir das 18h, numa realização do projeto “Amando Vidas”, com apoios da Banda Alpha, do Projeto Sonhar, da IBRV e da Prefeitura de Passos.

Para os embalos de sábado à noite, mas sem sair de casa, bugrada – tem Sambagol, live com o Desafio Amadores como atração e trilha sonora ao vivo com Os Babuu e Nosso Samba. Ás 21h, em prol das entidades assistenciais da cidade, com transmissão pela web TV Passos.

Antes, hoje, ás 19:30 PM (no horário local …de Massachussets/USA), 20h30 (no horário de Brasília/DF) tem Edelweiss Lemos – Edel Holz, por lá – em live/entrevista falando das dores e delícias que é “Fazer Teatro em Português nos EUA”. No Instagram @edelholz1 ou @alexandrarichteroficial

Sem live (por enquanto) pra acompanhar o almoço ou para fazer a digestão, no próximo domingo 19, tem “Feijoada Solidária” preparada e servida pelos paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Penha. Em modelo drive thru, a ser retirada a partir das 10h, até ás 14h.

Continua a temporada de descontos em toda coleção da Preto e Branco Calçados. Em suas duas lojas na Avenida da Moda, nos números 3065 e 3104. E na Preto & Branco Conforto, loja exclusiva da Usaflex, também na Avenida da Moda.

Claudinha Arouca, o nome à frente do “+Educa Eventos” dá conta das últimas vagas para as palestras gratuitas, quarentenados, cinquentenados e até noventenados! Dá uma lida na programação e vejaí o que te interessa: tem “A coluna vertebral, o simbólico e o emocional”, por Gleisson Melo. “CrossFit: mitos e verdades”, por Wesley Olivar; “EMS (de eletroestimulação muscular), uma nova perspectiva profissional”, Eduardo Silva…

…a sempre atual “Informação e desinformação online”, abordada por Leandro Goulart; “Ozonioterapia: Um recurso eficaz da Saúde Integrativa”, por Luna Vinhas; “Produção de conteúdo e construção de autoridade online”, com o polivalente Leandro Goulart; “Treinamento em Ciclismo: performance X saúde”, por Claudio Dias – o Guto. E “Um novo olhar para a saúde e doença”, por Audrey Lemos. Participe sem sair de casa! Basta se inscrever pelo https://maiseducaeventos.com.br/produto/449412/educa-fitness-gratuito

***

John Lord que estais no céu / Santificado seja o Rolling Stones / Venha a nós o vosso Hendrix / Seja feito solo a vontade / Assim como Angus em Highway to Hell / O som nosso de cada dia / nos dai Bowie / Perdoai os que escutam sertanejo / assim como os que não ouviram Ronnie James Dio / E não deixeis cair o volume / Mas livrai-nos do funk / Amém!” Porque hoje também é dia de rock, bebê! em live pilotada pela Santíssima Trindade: “Rock and Roll de A a Z”, ao vivo, a cores, a partir das 21h, direto do woodstock bar. fique ligado nas redes sociais, neanderthal! sintonize a página do Facebook do Woodstock Bar ( http://www. facebook.com/woodstockmg/ ) e, de quebra, você ajuda a escolher parte do set list

Os “coisa nossa” cássio, nenê & hudson, mais sãnzio marques como bublê de cantor/apresentador, mais as participações dos músicos silas das mercês, julinho siqueira e de grande banda – todos juntos e misturados, como convidados de cilinho siqueira, em live chique pró gapop-r.
…domingo desses, on line

Pelo 9 de Julho, dia de celebrar santa paulina; pelo 10 de julho, dia de celebrar os hospitais. Pela passagem do 15 de julho, previsto como sendo o dia “D”- do pico do coronavirus em Passos –
que passou… Que “Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários”, expressou Santa Paulina, em seu exemplo de fé e seus ensinamentos sobre humildade. Santa Paulina, fariseus, esteve por três vezes em visita à Santa Casa de Misericórdia de Passos. inclusive Na
Capela (dedicada a Nossa senhora das dores), está lá preservada uma relíquia: uma partícula do osso da Santa, canonizada por João Paulo II em 19 de maio de 2002. a perseverança de Santa Paulina por tempos melhores há de servir como inspiração nesses dias, digamos, um tanto quanto apocalípticos