Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

10 de março de 2021

Ás voltas com um novo projeto literário-documental, de sua idealização e execução, lá em Beagá onde reside, o passense Marcio Nogueira cuida agora de juntar as entrevistas respondidas a partir de um imenso questionário enviado à …passenses. Marcio se pegou surpreendido “com a qualidade do material recebido” dos conterrâneos selecionados por ele mesmo e “que já ofereceram muito pela cidade e que ainda têm muito a oferecer.”

O livro documentário idealizado por Nogueira não é comercial, “é acima de tudo cultural e histórico já que registrará o momento que vivemos. Cultura, esporte, política, religião, empreendedorismo, educação, saúde e diversão são alguns dos temas que estão sendo abordados, cada um por um grupo de pessoas que entende do assunto”… e sem “censura sobre a opinião de cada respondente”. Um legado para a (pouca) memória de histórias na história de Passos…

Hmmm!!! “Sem censura sobre a opinião de cada respondente, exceto se transgredir a ética e a moral” escreveu Marcio Nogueira a respeito da edição de seu livro-documentário acerca de Passos, pelos passenses. Pensando bem, caro Nogueira, que tal um segundo volume dessas histórias, com capa preta, lacrado, contendo exatamente “a opinião de cada respondente” transgredindo a ética e a moral da memória e da história de Passos. Por esses dias, tal volume não seria nem de perto imoral e aético, considerando, por exemplo, recentíssimas medidas tomadas em altas cortes da justiça, instaladas em Brasília/DF. Né não?!?

Farmacêutico com mestrado e doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da USP- Ribeirão Preto – com pós-doutorado, na mesma instituição; professor visitante na Escola de Medicina de Harvard, no Departamento de Imunologia; pesquisador científico e…

… vencedor do prêmio “Patrick D. Wall Young Investigator Award for Basic Science” da Associação Internacional para o Estudo da Dor/IASP, o passense Thiago Mattar Cunha é desde a pouco, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, para a gestão 2021/2023. A instituição presidida por Marco Aurélio Martins (da Fiocruz-RJ) tem sede no bairro do Butantan, in São Paulo/SP.

A secretária municipal de Saúde, Priscila Faria, disse durante quase-que-uma sabatina capitaneada pela Comissão de Saúde e Ação Social, a bordo da refrigerada Câmara Municipal de Passos, que todos os profissionais do setor que trabalham com o Covid-19 no município já foram vacinados no município. Priscila avalia que as vacinas serão a salvação para a pandemia e sua expectativa é que durante este ano toda a população passense poderá ser imunizada, por ora seguindo as escalas determinadas pelo governo federal e as “notas informativas” repassadas pela secretaria estadual de Saúde…

…As vacinas estão chegando, mas em volume insuficiente, informa Priscila. Mas o município está se preparando para adquirir diretamente as vacinas, apenas dependendo de definições federais. Ainda segundo a secretária, até semana passada 6.000 pessoas (ou algo como 5,21% da população do município) já haviam sido vacinadas in Passos, e que muitos profissionais da Saúde já receberam a segunda dose.

Para quem já atua na Odontologia ou para quem sonha em ingressar na carreira, a Faculdade Atenas de Passos manda ver live pilotada pela coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Atenas Passos, doutora Cintia Bueno – em forma de um bate-papo com a cirurgiã-dentista doutora Rafaella Aquino, em abordagem sobre a profissão. Anotaí: a live “Odontologia por Amor” vai rolar hoje, a partir das 19h30, pelo perfil @atenas.passos Com direito a sorteio de um kit Clareamento Caseiro Opalescence 10% durante a live.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta da Covid-19. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Contagem regressiva final e sem choro da campanha “Casa Amor 20/21” do Hospital Regional do Câncer de Passos, bugrada! O sorteio vai rolar na extração da Loteria Federal do próximo sábado, 13 de Março. Em sua quarta edição a “Casa Amor” do HRC vem em forma de um poderoso & luxuoso “Apartamento Amor”, plantado no Edifício Charme da Villa (na Rua Itajaí, quase esquina com a Avenida das Nações). São 160m² de área construída, totalmente equipado, mobiliado e decorado pelo starchitect paulistano Leo Shehtman, em pessoa! O imóvel no mercado é avaliado em algo a partir de R$ 1 milhão.

Participar da “Casa-Apartamento Amor 20/21” não é difícil e ainda dá tempo: para cada contribuição de R$ 150,00 doados para o Hospital Regional do Câncer de Passos o doador recebe um bônus, que dá o direito de concorrer ao prêmio. Para facilitar a participação de todos nesses tempos pandêmicos e incertos, o valor até pode ser dividido em pagamentos no cartão de crédito. Para participar, vale até um telefonema para o 35/3522-6169 ou para o 3529-6347.

Ah, sim: o “Apartamento Amor 20/21” do HRC está aberto à visitação, em horário comercial, no Edifício Charme da Villa. Apareçam, amoleçam o coração e o bolso! Participem! Só para lembrar: “Casa Amor” dessas aí passadas foi sorteada para um participante que adquiriu seu bônus na última hora da campanha …E a última hora da “Casa-Apartamento Amor 20/21” do HRC é agora!

Na quadra poliesportiva do CAPP a hora é de um big Bazar de Pechinchas, carregadinho de novidades e variedades vendidas à merrecas de Reais. O Bazar de Pechinchas do CAPP funciona diariamente das 8 ás 14h, até a sexta-feira 12.

A temporada de descontos Sangue Azul tem sapatênis Sergio’s, jeans da DTA; camisetas básica, lisa/cores ou camiseta floral da Beagle, camisetas polo casual da VR, bermudas, cintos, sungas e acessórios. Atendimento físico na loja, na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) e com serviço de entrega a domicílio. #sangueazul homem

Fee Grilo – neè Felipe Grilo – tem video novo no ar: um cover de “Assinado Eu”, música da cantora Tiê – que Fee acompanha desde o comecinho e é uma das cantoras nacionais que mais admira. Em sua versão para “Assinado Eu”, Fee faz cover um pouco mais pop, com sonoridade bem diferente da gravação original. Fãs de Fee – e da Tiê – acessem!

Um solo com Matheus Piotto, em monólogo escrito e dirigido por Romão, nos ‘moldes deste recorte de tempo absurdo, bem como sua poética.’ Na ribalta do Teatro Rotary de Passos a vida inteligente volta à vida com “Parece que foi ontem”…

…Teatro ao vivo e a cores, depois de um ano sem encenações no palco – com plateia também ao vivo e em modo real. As apresentações que começaram semana passada ganham mais uma temporada de amanhã a domingo,14 de março, sempre ás 20h. Para apenas 20 pessoas por apresentação na sala do Teatro Rotary, que tem capacidade para 316 pessoas. Todos usando máscara antes, durante e depois da peça; farta distribuição de álcool em gel e tudo mais nos conformes da segurança para estes dias de pandemia. Ingressos á venda na portaria do teatro.

A Cerâmica Portinari estreia, durante a 19° Expo Revestir (em edição virtual), a coleção Mozart. Com o nome inspirado no compositor austríaco, as peças despertam encanto e sofisticação. A riqueza de nuances e o tom suave de cinza são incrementados com delicados veios dourados. A coleção vem nos formatos 80x160cm e 120 x120 cm, com acabamentos polido e natural. Versátil, a coleção é indicada para ambientes internos, como quartos e cozinhas. Na sua versão natural, o revestimento pode ser usado em sacadas cobertas, no interior de box e áreas com ralo. Para daqui a pouco “Mozart”, da Cerâmica Portinari aporta, entre outros lançamentos da marca para a Revestir 2021, na Ponto Bello Acabamentos. A primeira butique de pisos e revestimentos em Passos e região está na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Da paulista Indaiatuba – onde está a maior concentração de campos para a prática de polo hípico, até ali, em Capitólio – mas passando por São Roque de Minas também (e pelas paulistas Boituva, São Luiz do Paraitinga, Cunha, de lá para a mineira Itatiaia, São Roque e Capitólio). Até 30 de março, em seis episódios, os canais Sony e pela internet, transmitem o reality show ‘Explore seus Mundos’, que acompanha três pilotos em uma moto CB 500X por 2 mil quilômetros, entre as citadas cidades de Indaiatuba e Capitólio, né não, Polcaro?..

…Cada episódio do micro-reality ‘Explore seus Mundos’ para TV dura 3 minutos; nas plataformas digitais, 7 minutos. Para “inspirar o público a desvendar as belezas do país, conhecendo lugares diferentes do Brasil de uma forma econômica e divertida’, declara Odair Dedicação Jr, gerente de marketing da Honda Motos. A apresentação é de Seku Mello, do canal MotoRede, no YouTube. A modelo Tassia Ilio, o representante comercial Christian Silva e o mecânico Leando Kenji são os participantes do show.

Enquanto o assunto não vai muito além da pandemia lá fora (e aqui dentro também, raça de alta baixo-estima), saiba que saber que o mundo começa a conhecer um pouco do jeitinho mineiro de ser. E de receber. Assim sendo, as nossas Minas Geraes agorinha mesmo foi eleita como sendo uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo, pelo ‘Traveller Review Awards 2021’ – que vem a ser uma premiação realizada pelo site Booking.com.

Esta é a primeira vez que este ranking, que reúne locais dos quatro cantos do planeta que se destacam pela hospitalidade, conta com um representante brasileiro. E isso é bão dimais da conta!

O ranking da ‘Traveller Review Awards 2021’ nomina os vencedores a partir de avaliações das hospedagens que os viajantes fizeram na Booking.com após a estadia. Dessa vez o primeiro lugar da premiação ficou com uma região de Taiwan; a segunda região mais acolhedora no mundo fica num lugar impronunciável da Eslováquia; a terceira, em Oberösterreich, na Aústria. Daí vem a Tasmânia, na Austrália; Canterbury (Nova Zelândia), Nova Scotia (Canadá), Chubut (Argentina), O’Higgins (Chile); o estado caipirinha de Iowa/Estados Unidos e as Minas Geraes, no Brasil. Sim, fariseu, você diria que Minas é também um estado caipirinha …mas é porque você não conhece o Iowa!


Foto: Acervo Pessoal

“Darigh Nur” é uma daquelas músicas com poder de nos transportar para outra dimensão. Um ritmo árabe (mais exatamente, egípcio) que exige muito comprometimento com sua melodia e seu sentimento. por aqui a bellydancer nathany frança dá tratos para apresentação Internacional que deverá fazer, no Show “from Venezuela and World – Darig Nur em Homenagem a Cantora Shakira”. Nathany será uma das representantes do Brasil neste show on-line, reunindo bailarinas de vários cantos do mundo. no final de março…


Foto: Dri Dias

Às vesperas de celebrar seu feliz ano novo, wandaeleusa guidorizzi reuniu alguns poucos & bons em torno de farta mesa etílico-gastronÓmica armada (ao ar livre) na quinta dos camargo. onde foi recebida e paparicada pelo próprio camargo – o alexandre


Foto: Rop / Instagram / Reprodução

Dia desses, de agenda corrida e concorrida in São paulo/sp… Depois de uma reunião com os poderosos da febraban, o presidente do senado fez rasante para um dedo de prosa com os não menos poderosos representantes da indústria tupiniquim reunidos na sede da federação das indústrias do estado de são paulo – na iconográfica pirâmide da fiesp, na avenida paulista.

Entreouvido em tal encontro, por parte de abílio diniz – do grupo pão de açucar – para o presidente rodrigo Pacheco, algo como “O senhor representa hoje a esperança para nosso país”. E fachin ainda nem tinha dado sua suprema carteirada!


Foto: Nova D Oficial

LAST CHANCE! Hora de trocar de coleção e de descontos ainda maiores, mas por pouco tempo, na nova d. Se acabe na temporada de descontos de 60% a vista, ou 50% em 6 X na “HOT SUMMER SALE Nova d” na avenida da moda


Foto: Acip / Imprensa

Moradora de Cássia, Soraya castaldi arantes estreia seu Fiat Mobi easy 1.0 flex, 4 portas, cor veremelha zero quilômetro, emplacado, licenciado e todos os documentos do veículo referentes a 2021, pagos pela poderosa Associação Comercial e Industrial de Passos – na conta da da campanha “Natal ACIP 2020. O Natal da Esperança!”. Soraya foi sorteada no último dia 14 de janeiro e a entrega foi realizada dia desses, na sede da Concessionária Fiat Alpínia, in Passos, pelo presidente da ACIP, Renato Mohallem Santiago