Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

3 de março de 2021

Fim de semana/início de semana cheia de passenses povoando as telinhas tupiniquins. Na manhã de domingo, bem de manhã, estava lá o antropólogo, historiador, ator/diretor professor e mestre Grilo repartindo seus conhecimentos e sabedorias com o público do Globo Rural, em reportagem da EPTV para a Rede Globo, acerca do grupo de rezadores Folia das Almas, da vizinha Delfinópolis…

Bem mais à noite, quase encerrando o domingo, estava lá Yákara Piotto – uma das 12 “Belas do Verão”, na tela de RedeTV. No reality show que é um quadro do programa do intragável João Kleber rolou a primeira prova do programa – que foi uma prova era de sorte, valendo de 50 a 100 pontos para as participantes: Yákara arrancou da areia a plaquinha de merrecas 50 pontinhos. Foi mal!

Na segunda-feira, ás 22h, todos sintonizados na telinha da TV Cul-tura, onde o programa “Roda Viva” recebeu o passense presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco. Com apresentação de Vera Maga-lhães, além da TV Cultura, o pro-grama foi exibido ao vivo pelo You Tube, Twitter, no site da emissora e conta oficial no Dailymotion e no Facebook…

Pacheco foi sabatinado por uma bancada de entrevistadores composta por Edilene Lopes, repórter e colunista na Rádio Itatiaia e apresentadora do podcast “Abrindo o Jogo”; Bernardo Mello Franco, colunista do jornal O Globo e da Rádio CBN; Bruno Boghossian, colunista da Folha de São Paulo; José Alberto Bombig, editor da “Coluna do Estadão”; Malu Delgado, colaboradora da Deutsche Welle Brasil, mais a participação no estúdio do arquiteto e chargista Paulo Caruso.

Enquanto isso, numa outra seara jurídico-política (que também foi assunto nas midias) a partir de Beagá… O juiz federal passense André Prado de Vasconcelos, da 7ª Vara Federal de Minas Gerais, indeferiu a ação movida por dois advogados e extinguiu o processo para barrar general Joaquim Silva e Luna, indicado por Bolsonaro para presidir a Petrobras.

A modernidade que reflete o tempo. Conheça na Na Ponto Bello Acabamentos a nova coleção “Ti meworn” da Cerâmica Portinari. Destaque para as peças Timeworn BL Hard, no formato 20cm x 20cm. As marcas mais desejadas em pisos e revestimentos cerâmi-cos, em condições especiais de pagamento. Peças decoradas, for-matos diferenciados, texturas e relevos que são exclusividades em produtos da Cerâmica Portinari – entre outras marcas – da Ponto Bello Acabamentos. A primeira butique de pisos e revestimentos em Passos e região está na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Um solo com Matheus Piotto, em monólogo escrito e dirigido por Romão,nos ‘moldes deste recorte de tempo absurdo, bem como sua poética.’ Na ribalta do Teatro Rotary de Passos a vida inteligente volta à vida com a estreia, amanhã, de “Parece que foi ontem”…

…Teatro ao vivo e a cores, depois de um ano sem encenações no palco – com plateia também ao vivo e em modo real, bien sûr – em curta temporada. As apresentações acontecerão de 4 a 7 de março e de 11 a 14 de março, sempre ás 20h. Para apenas 20 pessoas por apresentação na sala do Teatro Rotary, que tem capacidade para 316 pessoas. Todos usando máscara antes, durante e depois da peça; farta distribuição de álcool em gel e tudo mais nos conformes da segurança para estes dias de pandemia. Últimos ingressos para esta semana á venda na portaria do teatro!

E lá para os dias 22/26 de março de 2021… para artistas e gestores culturais vai rolar o “I Festival de Gestão e Produção Cultural de Minas Gerais”, voltado para toda a cadeia da economia criativa. O evento totalmente gratuito vai abordar temas como elaboração de projetos, gestão da carreira artística, política cultural e quetais. Em forma de oficinas e mini-cursos oferecidos pilotados por grandes nomes da gestão cultural. Gente como Lena Cunha, da Inspire; Rômulo Avelar, Chico Pelúcio, Flaviano Souza e Silva, Diana Gebrim e Isaura Botelho…

O “I Festival de Gestão e Produção Cultural de Minas Gerais” além de totalmente gratuito, será totalmente on-line, dedicado à celebração e disseminação de conhecimentos ligados à gestão e a produção cultural, tratando de temas estratégicos para toda a área cultural, como a elaboração de projetos, boas práticas em prestações de contas, política cultural e gestão de espaços e carreiras. Além de que o festival será um momento para fortalecer laços com produtores e gestores da Cultura nas Minas Geraes!

O “I Festival de Gestão e Produ-ção Cultural de Minas Gerais” é uma realização da Conexão. Com o apoio da Adesc Cultural, da Trupe Ventania e da Inspire. A rea-lização do projeto conta com os re-cursos provenientes da Lei nº 14.017 – a famigerada Lei Aldir Blanc -, do Governo de Minas Ge-rais, da Secretaria Especial da Cul-tura e do Ministério do Turismo.

Antes, esquentando a contagem regressiva final para o sorteio de encerramento da 4ª edição da campanha “Casa Amor 20/21 do HRC”, também amanhã rola uma live solidária em prol do Hospital Regional do Câncer de Passos. Para quem ainda não está participando da campanha, será a oportunidade de concorrer ao Apartamento Amor – um prêmio no valor de mais de R$ 1 milhão, bugrada! – dessa edição da “Casa Amor”…

…e garantir o bônus ao vivo, pelo seu celular, no conforto da sua ca-sa! A partir das 19h, com apresen-tação do jornalista Mário Jr e transmissão pelo YouTube e pelo Facebook da Santa Casa. Além de compartilhar solidariedade, o auê será recheado com muita boa mú-sica das bandas Karisma e Tequila! A festa solidária começa ás 19h.

Ah, sim, só para ficar em apenas uma das facetas do Hospital Regi-onal do Câncer da Santa Casa de Misericórdia de Passos:a insti-tuição, em sua unidade Oncope-diátrica, registrou no ano passado 695 atendimentos a crianças e adolescentes em tratamento e a-companhamento do câncer.

Pelos lados do curso de Medicina da Faculdade Atenas Passos, a mé-dica e doutora Gabriela Sabbadini Andrade foi a convidada para abor-dar em palestra dirigida aos acadê-micos do campus, a leucemia e do-ação de medula óssea. A palestra aconteceu também em alusão ao “Fevereiro Laranja” de combate à leucemia.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta da Covid-19. Acu-puntura como tratamento, massa-gem como relaxamento, com aten-dimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agen-damentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Jornalista carmelitana e, entre o-tras cositas mas, assessora de Co-municação do Sistema Faemg/Se-nar/Inaes em seu Escritório Regio-nal in Passos, Denise Bueno está de volta ao trabalho no ER-09. Vol-ta carregadinha de muitas pautas de sucesso, muitos programas do agro sendo implementados na área de atuação do Regional de Passos, que abrange 60 municípios, e boas histórias. Vinte21 há de ser melhor ainda para a vida e os negócios no campo!

Quer construir sombras? Plante árvores! Assim sendo, todas as vo-zes reunidas em torno do coral “Pequenos Cantores de Passos” ar-regaçaram as mangas e capitanea-ram uma, digamos, primeira etapa de plantio de árvores na Ardeia, por esses tempos. Nos dias 13 e 27 de Fevereiro de 2021 foram planta-das pelo grupo 300 mudas de espé-cies ornamentais e frutíferas em (futura) área verde no Bela Vista II, ali no final da Rua Ponta Porã.

Oras, que nem tudo foram só per-das & danos no ano que se passou, ô! ano. Levantamento do banco de dados do ECAD – um dos maiores do segmento musical da América Latina e do mundo – , constatou o aumento no número de seus arquivos no ano passado: as pro-duções musical e audiovisual no Brasil não pararam, apesar das dificuldades impostas pelo corona-vírus ao setor…

…As obras musicais cadastradas no Escritório Central de Arrecada-ção e Distribuição (o ECAD) pas-saram de 12,5 milhões em 2019 pa-ra 14,5 milhões em 2020 – leiam um crescimento de 16%. Já a quan-tidade de músicas gravadas – os fo-nogramas -, apresentou um au-mento de mais de 30%. Atualmen-te são 11,5 milhões de fonogramas cadastrados no ECAD enquanto, em 2019, eram 8,4 milhões. Sur-presa também quanto ao cresci-mento no número de obras audio visuais: eram 179 mil em 2019; chegaram a 283 mil, ano passado, num aumento de quase 60%.
Pra não deixar a peteca do ECAD cair nessa jogada, a banda Tio Guéder acaba de mandar para o Spotify um novo single “Sossega- do”. Sintonizem!

Na temporada de descontos San-gue Azul tem sapatênis Sergio’s, jeans da DTA; camisetas básica, lisa/cores ou camiseta floral da Beagle, camisetas polo casual da VR, bermudas, cintos, sungas e acessórios. Atendimento físico na loja, na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) e com serviço de entrega a domicílio. #sangueazul homem

O tempo não pode parar pelos la-dos da dinâmica AMEG – a Associ-ação dos Municípios da Micror-região do Médio Rio Grande que, desde o último 25 de fevereiro, re-tomou os trabalhos através das Câ-maras Técnicas. Durante encontro virtual que reuniu gestores muni-cipais de Cultura de 17 municípios e que contou ainda com a parti-cipação da consultora Cláudia Mo-rais e a empresa de consultoria Pro-Arte.

Desde 2010 as Câmaras Técnicas da AMEG funcionam como um fó-rum de discussão entre os gestores municipais de pastas como a Edu-cação, Saúde, Desenvolvimento Social, Cultura, Meio Ambiente, Esportes e outras quetais, onde são compartilhadas entre os partici-pantes as dificuldades, soluções e necessidades, resultando numa interação positiva e práticas para os municípios ameguianos. Cur-sos, capacitações, foruns, adoção ou não de dispositivos legais são alguns dos encaminhamentos rea-lizados pela associação e os seus as-sociados a partir de deliberações das câmaras técnicas.

O encontro on-line de reativação dos trabalhos através das das Câ-maras Técnicas da AMEG termi-nou com a proposta, aprovada, da realização de uma pesquisa para se dar conta de a quantas anda a ges-tão cultural nos 22 municípios da Microrregião do Médio Rio Gran-de, a fim de facilitar o planejamen-to de ações para que num futuro próximo sejam organizados cursos de formação, atividades de impacto na melhoria da gestão municipal de Cultura e a implantação de polí-ticas culturais.

Mais de 80 subsedes regionais do Sindicato Único dos Trabalhado-res em Educação de Minas Gerais/Sind-UTE/MG, espalhadas pelas Geraes funcionarão como Comitês de Visitação Escolar que, em visi-tas às escolas da rede estadual le-vantarão a real situação de cada es-cola, se houve ou não adequação dos estabelecimentos e a devida preparação para iniciar as aulas presenciais, que, conforme defen-de o governo mineiro, devem acon-tecer ainda em Março.

A Subsede Regional de Passos do Sind-UTE/MG iniciou as visitas no 1ºde Março, as quais serão intensificadas nos próximos dias, de acordo com a coordenadora re-gional do Sind-UTE Passos, pro-fessora Maria Antônia Mourão Barbosa Fonseca. Maria Antônia lembra que as visitas dos comitês às escolas estaduais têm apenas o objetivo de realizar “o trabalho em defesa da nossa categoria, dos alunos e da sociedade em geral.”


Foto: Instagram / Reprodução

Chéfs/restaurateurs, Fulvio Stefanini silva/Patricia Bonfim – o casal gourmet – leva (de volta) para a avenida da moda o seu bbq smoked. agora instalado e operando onde foi o quintal bar e com um amigo-urso na casa: O BBQ passa a ser também uma exclusividade Colorado em Chopps e cervejas em passos


Foto: Divulgação

Depois de uma reunião com os poderosos da febraban; depois de um rasante para uma prosa com não menos poderosos representantes da indústria tupiniquim reunidos na pirâmide da fiesp, na paulista, o presidente do senado rodrigo Pacheco finalmente chega à agua branca, para tomar seu lugar na poltrona principal do roda viva,
nos estudios da tv cultura. as segundas-feiras não são para amadores in são paulo/sp…


Foto: Trupe Ventania / Divulgação

“Parece que foi ontem”… mas acontece amanhã a estreia do monólogo escrito e dirigido por maurílio romão, protagonizado por matheus piotto. ao vivo, para plateia real – de apenas 20 espectadores por sessão (e 8 apresentações, de 4 a 7 e de 11 a 14 de março) – na ribalta do teatro rotary. ás 20h, com todos os protocolos de combate a covid-19 em cena. últimos ingressos para as sessóes desta semana à venda, no Teatro


Foto: Nova D Oficial

LAST CHANCE! Hora de trocar de coleção e de descontos ainda maiores, mas por pouco tempo, na nova d. Se acabe na temporada de descontos de 60% a vista, ou 50% em 6 X na “HOT SUMMER SALE Nova d” na avenida da moda.


Foto: Eloísa Silveira

… Eles disseram “sim”… Filhos de Nilson José Goncalves/ Lúcia Maria Bacil Gonçalves e de Paulo César Dias/Marla Alessandra Soares Dias, respectivamente, natan e priscila casaram-se no sábado, em cerimônia celebrada no altar da igreja matriz senhor bom jesus dos passos