Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

24 de fevereiro de 2021

Foto: Trupe Ventania / Divulgação

A ala dos músicos, o bloco da Dança e Cultura de Rua, o cordão dos profissionais do Teatro, do au-diovisual, das novas midias e artes visuais, mais os profissionais da Moda e do artesanato na Ardeia, foram convidados pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimô-nio Histórico, através de seu secre-tário Pedrinho Silva, para um ciclo de diálogos, em série, que foi en-cerrado na segunda-feira 22.

Só para lembrar: há não muito mais que dois anos uma outra enti-dade ligada à Cultura da Ardeia também montou lá uma série de “rodas de conversa” com segmen-tos culturais de Passos – na época, eles – os segmentos – foram dividi-dos pelo então Conselho Munici-pal de Política Cultural em 13 ca-tegorias. Blá, blá, blá, de tão cacete e improdutiva acabou que tal série de rodas de conversas acabou não se concluindo. E resultando em nada. Nada, não! Quem participou dessa embromation ganhou tempo perdido. Enfim…

Registra a história passense que, lá nos idos de 1992 – portanto, coisa do século passado – o então Depar-tamento de Educação e Cultura também promoveu uma roda de conversa, ou ciclo de diálogos ou chamem lá isso do que quiserem chamar, também com o mesmo ob-jetivo: se dar conta de há quantas, quem, como, com que meios e o que se produzia como Cultura in Passos. Se olhar bem para a histó-ria, deduz-se que até hoje os gesto-res da Cultura na cidade não conse-guiram responder ás tais pergun-tas…

…não se esquecendo, artistas con-tribuintes, que de lá (1992) pra cá (2021) o então Departamento de Educação e Cultura foi elevado à condição de Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer – a Secel (em 1994, na pri-meira gestão José Hernani Silvei-ra); agora mesmo, na gestão Carlos Renato Lima Reis, mais exata-mente em 2018, com o desmem-bramento da Secel, foi criada a ape-nas midiática Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histó-rico. E até hoje não sabem quem faz e do que é feita a Cultura em Passos. Já fomos bem, bem menos, culturalmente (inclusive!), medío-cres. Eh! Ardeia.

Até sábado, 27 de Fevereiro, dias de “Design Week Ponto Bello”: as marcas mais desejadas em pisos e revestimentos cerâmicos, com uma condição especial de pagamento – em até 10 vezes, sem juros! Peças decoradas e formatos diferenciados que destacam seu ambiente, ex-pressam em cores, formatos, for-mas, texturas e relevos uma exclu-sividade, como a Coleção Ballet/ Cerâmica Portinari, um clássico de origem italiana – destaque para o Ballet Statuario Wh Nat, 120cm x 120cm. Só na Ponto Bello Acaba-mentos, a primeira butique de pisos e revestimentos em Passos e região. Na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Fica para uma próxima! A Comi-ssão de Fiscalização Financeira e Orçamentária instalada na refrige-rada – e, temporariamente, empes-teada – Câmara Municipal de Pas-sos precisou adiar para data ainda não definida a audiência pública marcada para hoje. Onde a pauta seria a análise do relatório da exe-cução do orçamento do terceiro quadrimestre de 2020…

… com direito inclusive a todas as informações relativas aos repas-ses e gastos com o Covid-19. Mas o coronavirus chegou primeiro na refrigerada casa, que precisou ser dedetizada, isolada, daí… Inte-gram a citada Comissão de Fisca-lização Financeira e Orçamentária os vereadores Michael Silveira, presidente e Aline Macedo mais Maurício Silva.

Numa instância mais acima, pelos lados do Senado Federal, o conterrâneo presidente Rodrigo Pacheco dá conta de mais um ca-pítulo importante para o Con-gresso Nacional: foi promulgada, na sexta-feira 19, decreto que apro-va a Convenção Interamericana Contra o Racismo, a Discrimina-ção Racial e Formas Correlatas de Intolerância. O Decreto Legislati-vo 1, de 2021, foi publicado no Diá-rio Oficial da União. Para começar a valer no Brasil, o texto agora pre-cisa ser ratificado pelo presidente da República. Aquele!

Trem bão! Também da parte de Rodrigo Pacheco, hontem, em audiência no Senado reunindo o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas , os governadores Renato Casagrande (do Espírito Santo) e Romeu Zema, mais os senadores das bancadas de Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo, foi estabelecida a criação de um grupo de trabalho para se discutir pro-jetos e investimentos na área fer-roviária, estratégica para a eco-nomia dos estados e uma das pri-oridades dos investimentos do governo federal no departamento de infraestrutura. Pra não dizer que trem é um “trem” pertencente ao cotidiano dos mineiros, uai!

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta da Covid-19. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segu-rança no atendimento. Pela fisio-terapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

O caçula de Juventino Tininho Carvalho/Eliane Rocha Carvalho, Daniel Rocha Carvalho é, desde domingo, o noivo de Diane Assis.

Alguns dos prêmios mais impor-tantes das campeoníssimas campa-nhas do Futsal Feminino de Passos ganharam, desde a semana passa-da, um exposição itinerante de tro-féus conquistados ao longo do pro-jeto Futsal Feminino de Passos. As peças podem ser vistas, ainda nesta semana, nos domínios da loja ma-triz da Alvorada Pneus – que é uma das patrocinadoras master do pro-jeto -, na Avenida Juca Stockler…

…A propósito, Peixinho Auto Peças e Escapamentos, Marco Tu-lio Souza e sua Padaria Santa Cruz, a Unimed Sudoeste de Minas, Leandro Faria/Implantoart, a Ul-tra Móveis de Luciano Goulart, o Pintado d’Ouro de Waltinho Faria são alguns dos parceiros confir-mados para a temporada vinte21 do projeto campeão do técnico Vi-cente Campeiz para o Futsal Fe-minino de Passos.

A estreia de Yákara Piotto no re-ality show “Bela do Verão” (aos domingos, na telinha da RedeTV, como parte do programa do intra-gável João Kleber) teve rosas. Co-lombianas. A filha de Regina Pio-tto, presenteou cada uma das me-ninas concorrentes com uma rosa. E pronto, moçoilas, porque treino é treino; jogo é jogo e Bela do Verão será uma só!

Não menos domingo – o próximo domingo, 28 de Fevereiro -, tem live da “Liga dos Artistas” estre-lada pelos artistas da Liga da Justiça – que vem a ser todo aquele pessoal que acabou ficando fora das benesses da Lei Aldir Blanc por conta de uma certa barberagem política dos então dirigentes da Cultura e Patrimônio Histórico in Passos.

Enquanto a live não começa, os artistas da Liga da Justiça in Passos põem na praça uma rifa por merrecas R$10,00 em prol de seus artistas, valendo para o ganhador um pacote de R$ 500,00 em es-pécie. O sorteio vai rolar ao vivo, durante a live, que será trans-mitida pela TV IndSol, canal 8 e pela TV Sul de Minas (pelo You Tube).

O temporada de descontos de Verão21 Sangue Azul tem desta-que extra: os sapatênis Sergio’s . Tem ainda os jeans da DTA; ca-misetas básica, lisa/cores ou ca-miseta floral da Beagle. Camisetas polo casual da VR. Tem bermudas, cintos, sungas e acessórios. Com atendimento físico na loja, na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) e com serviço de entrega a domicílio. #sangueazul

A aposentada Soraya Castaldi Arantes, moradora de Cássia, feliz ganhadora da campanha “Natal ACIP 2020. O Natal da Esperan ça!”, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Passos (ACIP) finalmente recebeu seu Fiat Mobi Easy, 1.0 Flex, 4 portas, cor vermelha, zero quilômetro, devidamente emplacado, licencia-do em seu nome e com todos os custos e impostos pagos pela ACIP. que oficializou a entrega do veículo só após regularização de todos os documentos e emplacamento. Por-que é assim que tem que ser um prêmio, oras!

A campanha “Natal ACIP 2020 – o Natal da Esperança!” distribuiu 250 mil cupons no comércio local, para mais de 350 lojas participan-tes, em dois meses de promoção. Assim como nas campanhas realizadas nos últimos anos pela Associação, o Natal ACIP 2020 foi inteiramente gratuito aos associ-ados, que não gastaram nenhum centavo para participar da promo-ção. A campanha foi registrada e autorizada pela Secretaria de Ava-liação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Econmia (Secap/ME), sob o número 06.009192/2020. Para o Natal 2021 a ACIP promete uma campanha mais graúda ainda!

Viva Santa Rita! Enquanto isso, também lá pelos lados da vizinha Cássia …de Santa Rita. Fica mar-cado desde já, para os dias 20, 21 e 22 de Maio de 2022, o tríduo fes-tivo e solene de inauguração do gigantesco Santuário Santa Rita de Cássia, em construção. E que virá a ser o maior santuário dedicado à santa no planeta Terra, um marco para a Igreja Católica e o Turismo Religioso. Mas, atenção, devotos, para a data: é Maio de 2022!

Das bandas de Piumhi, Da Re-dação by Daniel Polcaro, a notícia é que a Empresa de Pesquisa Agro-pecuária do Estado – a histórica E-pamig – inicia aqui pela Serra da Canastra o teste de uma ‘embala-gem inteligente’ que protege o queijo de defeitos durante o pe-ríodo de cura. A embalagem per-mite sair a umidade, possibili-tando a formação natural de uma casca, que inclusive protege contra contaminações. A proximidade e a parceria firmada com a Associação dos Produtores de Queijo Canas-tra – a Aprocan, de Joãozinho Leite – incentivou o início do projeto na região, mas a ‘embalgem inteli-gente’ também vai ser igualmente testada na região do Campo das Vertentes,..

…onde a Epamig possui um Cen-tro de Pesquisa e Treinamento em Queijos Artesanais. A ação que vem para aperfeiçoar e promover a sustentabilidade do tradicional sistema de produção dos famosos queijos, bem como agregar valor ao produto e, consequentemente, me-lhorar a renda das famílias pro-dutoras. A Canastra é uma das mi-crorregiões de produção de queijos artesanais (com Piumhi na fita) mais clássicos – nacional e interna-cionalmente premiados -, queijos de longa maturação…

…Que, de caipiras, agora se tornaram iguarias. Chiques …e caras!


Foto: Trupe Ventania / Divulgação

Daqui a pouco, Em março, completará um ano de Teatro Rotary fechado! Neste quase um ano, maurílio romão e sua trupe ventania tiveram que se revirar para manter o espaço e as atividades da trupe: é que mesmo fechado o teatro sempre esteve aberto.

Aconteceu o Drive-thrupe na calçada do teatro, o FESTIVAL Nacional (e virtual) de teatro de passos, o FESTIVAL (virtual) da Criança no teatro, entre ensaios e reuniões. Aconteceu um leilão beneficiente-festivo, para também celebrar os 40 anos da casa Teatro Rotary passos, em parceria com o coral“Pequenos Cantores de Passos”, para manutenção dos espaços.

Mas lá atrás, No início da quarentena e do auê em torno do novo coronavirus, Marurílio Romão escreveu um monólogo com a intenção de não se enlouquecer: ‘Parece que foi ontem’. daí, convidou o ator Matheus Piotto para encená-lo. piotto Aceitou e a dupla viajou meses nesta aventura.

O espetáculo teve estréia (virtual) no festival Tiradentes em Cena. E agora chegou a vez de apresentar “parece que foi ontem” presencialmente (20 pessoas por apresentação) tomando todos os cuidados como o uso obrigatório de máscara, álcool em gel, distanciamento etc etc etc. as apresentações acontecerão exatamente 1 ano depois que as atividades do Teatro foram interrompidas. Mesmo fechados, a trupe e o teatro permaneceram abertos! Viva o Teatro, viva a Trupe Ventania! ‘Parece que foi ontem’ estreia dia 4 de março e os ingressos para a curta temporada já estão á venda. No Teatro Rotary


Daniel Rocha Carvalho e Diane Assis, domingo desses, de trocarem alianças. Por ora, na mão direita


Roberta Andrioli, a digital influencer número 1 de ribeirão preto, em mais um look da coleção nova d. Agora em temporada de descontos de 50% a vista, ou 40% em 6 pagamentos, na “HOT SUMMER SALE Nova d”. Na loja física da marca, na avenida da moda. ou no E-store Nova D.


O projeto campeão do técnico Vicente Campeiz para o Futsal Feminino de Passos ganhou novo escudo, no final do ano passado. escudo com direito a uma estrela dourada – pela conquista de um campeonato mundial (em 2016, quando goleou a frança, em final de campeonato acontecido na croácia).

Para Agora mesmo, alguns dos prêmios mais importantes das campeoníssimas campanhas do Futsal Feminino de Passos ganharam exposição itinerante de troféus conquistados ao longo do projeto. As peças podem ser vistas, ainda nesta semana, nos domínios da loja matriz da Alvorada Pneus. de lá devem fazer rasante em estabelecimentos comerciais de outros patrocinadores