Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

17 de fevereiro de 2021

Passado a “Terça-feira Gorda de Carnaval” – a bugrada não percebeu, mas isso foi hontem – lembrando que o “Carnaval” em si não é um dia de feriado, nem a metade da Quarta-feira de Cinzas, há de se lembrar também que aqui na Ardeia, a partir de um acordo firmado entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Passos e Região/Sindcom e o Sindicato do Comércio Varejista de Passos – o SindPass -, existe uma folga programada para se comemorar o “Dia do Comerciário”…

…Tal dia era, até ano passado, era comemorado em Passos na já mencionada Terça-feira de Carnaval. Sem Carnaval esse ano, o feriado do comerciário foi pro saco?!? Nada disso, balconista! SindCom e SindPass já avisaram que as empresas terão até 90 dias para dar a folga pela passagem do “Dia do Comerciário” aos seus funcionários. Este é o combinado!

Depois da ala dos músicos, do bloco da Dança e Cultura de Rua, do cordão dos profissionais do Teatro na Ardeia, a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, através de seu secretário Pedrinho Silva, pilota hoje, ás 19h, no Anfiteatro da Casa da Cultura, mais uma reunião da série de ciclos de diálogos, dessa vez com os profissionais do maudiovisual, de novas midias e artes visuais. Em tempos de quaresma & pandemia, a secretaria sugere aos interessados confirmarem suas presenças pelo 35/3522-7050 (das 9h às 17h).

O Carnaval vinte21 foi para na conta da Covid-19. Mas só pra não dizer que não falamos de Carnaval, o bloco do Ecad – o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – fez um balanço geral das músicas/marchinhas mais ouvidas na última década (entendam o período entre 2010 e 2020) durante o Carnaval, levando em consideração o que foi tocado no Brasil todo em bailes e clubes, casas de diversão, eventos de rua, shows e trios elétricos.

Não deu outra: no ranking das músicas mais tocadas neste período a campeã foi “Mamãe eu quero”, a pra lá de clássica marchinha de autoria de Jararaca e Vicente Paiva, que virou sucesso na voz de Carmen Miranda nos anos (e desde) 1930. Aliás, as tradicionais marchinhas dominaram o ranking do Ecad e, entre as cinco primeiras, ficaram “Cabeleira do Zezé”, “Me dá um dinheiro aí”, “A jardineira” e “Marcha do remador”.

A primeira música que não é marchinha a figurar no ranking nacional só foi aparecer na vigésima posição: “Peguei um Ita no Norte” – também conhecida como “Explode coração” pelo refrão marcante – que foi samba-enredo da escola de samba Salgueiro.

Ainda no ranking nacional das músicas mais tocadas no Brasil nos carnavais entre 2010 e 2020 aparecem em 6º lugar “O teu cabelo não nega” (Raul do Rego Valença/Lamartine Babo/João Valença); em 7º “Cidade Maravilhosa”, marchinha de André Filho e que hoje é o hino oficial da cidade do Rio de Janeiro, tocada e cantada em todos os eventos da cidade, carnavalescos ou não. Daí que o Rio de Janeiro é a única cidade do mundo que, quando tocam seu hino, a geral cai na dança;..

…para fechar o ranking das 10 mais do Carnaval, segundo o Ecad, em 8º lugar tem “Allah-la-ô” (Antônio Nássara/Haroldo Lobo); em 9º “Ta-hi”ou “Taí” (Joubert de Carvalho) e em 10º “Maria Sapatão” (Carlos/Chacrinha/João Roberto Kelly/Leleco). O Ecad ranqueou as 50 mais tocadas (em 48º lugar o samba enredo “ O amanhã”; em

49º outro samba enredo, “De bar em bar, Didi, um poeta” e em 50º lugar a marchinha “Bota a camisinha”. Um playlist e tanto …mas vai ficar para o Carnaval de 2022.

Uma infininidade de desenhos e combinações da Coleção Porcelana – Linha Rizoma, da Manufatti, em cobogós no formato 24cm x 24cm, em diversas cores. Ou a inspiração vinda das peças no formato 33cm x100cm – Cappuccino Decor DBW Matte – da Coleção Cappuccino/Cerâmica Portinari. Peças decoradas e formatos diferenciados que destacam seu ambiente, expressam em cores, formatos, formas, texturas e relevos uma exclusividade. Na Ponto Bello Acabamentos, a primeira butique de pisos e revestimentos em Passos e região. Na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Agora que passou o Carnaval vinte21 – aquele! – agora pode. As-sim sendo, os blogueiros/mezzo turistas Marden Couto e Luana Bastos, experts em Minas Gerais, indicaram para os leitores e as-sinantes da revista “Viagem e Turismo” – de circulação nacional -, cinco atividades imperdíveis em Capitólio e arredores.

Tem a Trilha do Sol, “com uma caminhada que dá nas cachoeiras Do Grito, Poço Dourado e No Limite. Rola ainda uma área de naturismo.” Tem o Passeio de barco, que eles acham “que é a melhor maneira de se conhecer a região”. Tem a Parte alta dos cânions que é “de onde se consegue a vista mais bonita de Capitólio”…

…Os blogueiros também suge-rem uma visitinha a Escarpas do Lago “um reduto de abonados, que por vezes ostentam helicóp-teros, carros luxuosos e lanchas nesta que é a maior marina de água doce da América Latina.” E, pra encerrar, as cachaças Sossegada e Rodriguinha “encontradas em duas fazendas de produção familiar abertas à visitação”. Anotaram?

Marden Couto, fotógrafo, e Luana Bastos, jornalista, são profissionais especializados em turismo criadores do blog Turismo de Minas.

O temporada de descontos deVerão21 Sangue Azul tem destaque extra: os sapatênis Sergio’s . Tem ainda os jeans da DTA; camisetas básica, lisa/cores ou camiseta floral da Beagle. Camisetas polo casual da VR. Tem bermudas, cintos, sungas e acessórios. Com atendimento físico na loja, na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) e com serviço de entrega a domicílio. #sangueazulhomem

Para quando o 28 de Fevereiro chegar, tem a live “Liga dos Artistas” estrelada pelos artista da Liga da Justiça – no caso, todo aquele pessoal que, apesar de inscrito e tudo mais, acabou ficando fora das benesses da Lei Aldir Blanc por conta de uma certa barberagem política dos então dirigentes da Cultura e Patrimônio Histórico in Passos. Acabou que o dinheiro federal que veio para, literalmente, ser distribuido entre os artistas foi devolvido para Brasília. Quase surreal a peça, né não?!?

Além da live, os artistas da Liga da Justiça in Passos põem na praça uma rifa no valor de módicos R$10,00 valendo, para o ganhador, um pacote de R$ 500,00 em espécie. Ajude o artista da Liga da Justiça. O sorteio vai rolar ao vivo, durante a live, que vai ter transmissão pela TV IndSol, canal 8 e pela TV Sul de Minas (pelo YouTube).

Para quando Março chegar… Pronto! A Trupe Ventania orgu-lhosamente anuncia que vai estre-iar – presencialmente, oba! – “Pare-ce que foi ontem” , monólogo com Matheus Piotto, com texto e dire-ção de Maurílio Romão. Que não esconde a alegria em retomar um pouco do olho a olho com a platéia, depois de 1 ano de ribaltas fecha-das, aqui e no mundo inteiro…

“Parece que foi ontem” é uma e realização da Adesc e vai ter curta temporada e poucas apresentações, tomando todos os cuidados – apenas 20 pessoas por apresentação (o Teatro Rotary tem capacidade para 316 espectadores) e seguindo todas as normas de prevenção ao Covid-19 como o indispensável e obrigatório uso de máscara. Ah, sim: ingressos já disponíveis para “Parece que foi ontem”.

Enquanto isso tudo aí fora, os Pequenos Cantores de Passos trocaram as pastas de pautas por pás, baldinhos e ancinhos para a realização do primeiro plantio de árvores – no dia 13 de fevereiro -, que é parte do projeto “Quer construir sombras? Plante uma árvore!” idealizado por eles mesmos, os Pequenos Cantores de Passos. O projeto foi iniciado com a germinação das sementes e concluído com a plantação de mudas na Área Verde do Bela Vista II, nessa desarborizada e muito quente cidade de Passos.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta da Covid-19. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

A CNBB – de Conferência Naci-onal dos Bispos do Brasil – lança oficialmente hoje a Campanha da Fraternidade de 2021, com o tema “Fraternidade e Diálogo: compro-misso de amor”. No texto-base que detalha a iniciativa, a CNBB faz críticas a temas como a “negação da ciência” durante a pandemia de Covid-19; a atuação do governo federal no combate ao coronavírus; às igrejas que não respeitaram o distanciamento social e a “cultura de violência” contra mulheres, negros, indígenas e pessoas LGBTIQ+.

A campanha da fraternidade – na verdade a CFE, de Campanha da Fraternidade Ecumênica -, é tradicionalmente realizada pela Igreja Católica em parceria com instituições cristãs desde 1964. O texto-base é escrito por membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil/Conic e passa pelo aval da direção-geral da CNBB. A confederação representa os bispos do país, e funciona como uma espécie de entidade de classe. A adesão à campanha não é obrigatória e depende de cada diocese. Geralmente os temas da campanhas da fratenidade são escolhidos e discutidos com uma antecedência de 3 anos…

…O lançamento do tema ocorre sempre na quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, e termina na Páscoa. Ao longo desses dias o assunto/tema da campanha é difundido nas celebrações e nas programações da comunidade religiosa católica e cristã.

Por aqui, “Porque tu és pó, e pó te hás de tornar” (Gn 3,19). Em tempo de iniciar a Quaresma, a Paróquia Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos tem missas agendadas para essa Quarta-feira de Cinzas ás 7h, 12h e 18h30 na Igreja Matriz (limite de 90 pessoas/missa); ás 20h na Igreja São Francisco (limite de 30 pessoas). Os lugares serão ocupados por ordem de chegada, mas… a imposição de cinzas vai acontecer até dia 20 de Fevereiro.


Os Pequenos Cantores de Passos trocam partituras por sementes e mudas de árvores, como parte do Projeto idealizado por eles próprios:“Quer construir sombras? Plante uma árvore!”. Semana passada, em fina sintonia, parte dos integrantes do coral gerenciado por felipe terra realizaram o primeiro Plantio de Árvores numa Área Verde na região do Bela Vista II


Pholhafolia? ou Carnapholha!?! Pouco importa. Vale mesmo o registro, para os tempos, que numa terça-feira de carnaval – os livros dizem que foi no carnaval de 2021 – excepcionalmente e como nunca dantes na história daquelle periódico, houve redacção e o jornal diário circulou então, pela primeira vez em sua história, numa quarta-feira de cinzas. Essa foi a primeira – e a única vez – que tal facto se deu!

Ah, sim: apesar de alguns jornalistas e redactores na photo exposta estarem sem a onipresente máscara exigida para aquelles dias de terrível pandemia, registra-se que nenhum delles tenha batido com as botas por essa causa: tiraram as máscaras só mesmo pra sairem bem na photo, cambada de linguarudos!


Para os Pink Lovers, como a digital influencer Roberta Andrioli que ama estar com as cores da estação, aproveite os looks da cartela de cores da coleção ‘FEELINGS’ para arrasar. Com descontos de 50% a vista, ou 40% em 6 pagamentos, na “HOT SUMMER SALE NOVA D”. Na loja física Nova D, na avenida da moda, ou no E-store da marca


The pink power is here! As meninas da Equipe da Creche Dr. Manoel Patti apresentam seu novo uniforme. por dias mais rosas em 2021 e sempre!