Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

12 de fevereiro de 2021

Tem a deliberação estadual número 125 do Comitê Extraor-dinário Covid-19, já publicada e em vigor. Deliberação #125 ?!? Sim, foliões! Por meio dela o governador Romeu Trio Eletro-Zema suspendeu as atividades festivas do Carnaval de 2021 no âmbito da Administração Públi-ca direta, autárquica e fundaci-onal do Poder Executivo salve, salve…

…Com a recomendação de cancelamento da folia nos mu-nicípios: sem ponto facultativo para os servidores nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Recomendação, aliás, devidamente acatada pela Prefeitura de Passos. E pelas ou-tras prefeituras da região. A mes-ma orientação foi dada às em-presas públicas e às empresas de economia mista do Estado.

Daí que o feriado do “Carnaval 2021” está suspenso! O comércio de Passos, por exemplo, abrirá normalmente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. “Medida atende pe-didos de autoridades e comer-ciantes e visa, principalmente, evitar possíveis aglomerações durante a folga do feriado, além minimizar a crise financeira e econômica que assola o país di-ante da pandemia em que vive-mos”, diz o comunicado da téc-nica ACIP.

Mas os bancos não funcionam na segunda e na Terça-feira de Carnaval.O milagre deve ser a-tribuído ao Santo Rei Momo, primeiro e único. E nós vivemos pra ver esse dia: o dia em que tu-do no Brasil estava aberto, ope-rando e funcionando …menos os bancos. E não era por conta de greve dos bancários! Skindô!

Pra não dizer que não teve Carnaval… Com abadá ou fan-tasia, todo mundo é bem-vindo na festa de Carnaval – em live, bu-grada! – com participações de Preta Gil, Bell Marques, Péricles, da banda mineira J Quest e muita animação, no e-Carnaval da Sul América. A folia é hoje e começa ás 18h pelo https://youtu.be/8qGmyVbat7g ou no canal 500 da Claro TV, no canal 530 da Like ou no YouTube sulamerica

Para depois de amanhã, no domingo de Carnaval sem Car-naval, animação total também nos salões da Fazenda Santa Luzia – leiam Grupo Cabo Verde. No 14 de fevereiro, a partir das 9h30, começa o desfile do corso formado por 40 lotes de Touros Girolando 3/4 e 5/8 com o padrão de qualidade Santa Luzia…

…O desfile de campeões na San-ta Luzia terá transmissão ao vivo e a cores pelo Canal Rural, com comentários e a assessoria da Boi Beef Milk Brasil.

Uma infininidade de desenhos e combinações da Coleção Porce-lana – Linha Rizoma, da Manufa-tti, em cobogós no formato 24cm x 24cm, em diversas cores. Ou a inspiração vinda das peças no formato 33cm x100cm – Cappu-ccino Decor DBW Matte – da Coleção Cappuccino/Cerâmica Portinari. Peças decoradas e for-matos diferenciados que desta-cam seu ambiente, expressam em cores, formatos, formas, texturas e relevos uma exclusividade. Na Ponto Bello Acabamentos, a pri-meira butique de pisos e reves-timentos em Passos e região. Na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Depois da ala dos músicos e do bloco da Dança e Cultura de Rua, a Secretaria Municipal de Cul-tura e Patrimônio Histórico a-través de seu secretário Pedrinho Silva, comanda hoje reunião com os profissionais do Teatro na Ar-deia, eh! Ardeia.

Em tempos de pandemia, a Se-cretaria de Cultura e Patrimônio Histórico sugere aos interessados confirmarem suas presença pelo 35/3522-7050 (das 9h às 17h). O número também serve para mais informações sobre esses ciclos de diálogos.

Antes, na tarde de anteontem, a bordo da refrigerada Câmara Municipal de Passos, rolou a pri-meira reunião da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer da Câmara. Da comissão presidida pelo vereador Maurício Silva (PSL) também faz parte os vereadores Dirceu Soares (PSD) e Edmilson Amparado (MDB) que receberam a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude Michela Ribeiro…

…a secretária municipal de Educação Jane Hespanhol e Pedro Paulo da Silva – o já mencionado secretário da Cultura e Patrimônio Histórico. Nessa primeira reunião de trabalho da comissão participaram ainda outros oito vereadores, que ouviram planos de trabalho dos secretários municipais e questionamentos acerca, incluindo do público que assistia a transmissão online pela TV Câmara Passos. As falas iniciadas às 14h48, se estenderam por quase três horas.

Alexandre Chandelle Reis, rei dos pateis, pasteizinhos e pastelões dá tratos para a grande reabertura de sua antológica “Degusta-me”. Em breve, também nos melhores bares, lares, lanchonetes, clubes e point quetais d’Ardeia.
Já pelas bandas do Leme, no Rio/RJ – capital do Carnaval sem Carnaval – , a passense Marisa Bacil também dá conta de que seu Bagdá Café está retornando às atividades.Esquentando as frigideiras, por enquanto ainda no modo Delivery.

Sem todos os piteis e acepipes, mais frisantes e bolo, por conta da pandemia lá fora, Rebbeca Henriques Brandão Santiago e Renato Mohallem santiago brindaram, em petit comite, suas Bodas de Prata.

O Verão21 Sangue Azul tem jeans da DTA com 40% des conto; camiseta básica, lisa/cores ou camiseta floral da Beagle com desconto de 50%. Ou camisetas polo casual da VR, também com 50%. Tem ainda cintos, acessórios, cal çados… Com atendimento físico na loja (na Avenida da Moda e quando os decretos permitem) ou, ainda, via Whatsapp (35/9-9141-3312) e com serviço de entrega a domicílio. #sangueazulhomem

Edelweiss morava num aparta-mento no bairro do Sumaré, in São Paulo/SP, com sua prima Ana Carolina Sarno e mais duas ami-gas. Um dia o apartamento ficou infestado de pulgas e Ana Caroli-na se coçava e chorava, desco-brindo-se alérgica a esses terrí-veis insetos. Edel sonhou com uma pulga que usava uma cartola, vivia num circo de pulgas e que se chamava Percival. Ao acordar, a estória de “Ana Carolina e a Pulga Percival” já estava pron-tinha em sua mente e ela resolveu passá-la para o papel…

…Mesmo ás voltas com tone-ladas de gelo – em forma de neve – na porta de casa, na frigidíssima Somerville, Massachusetts/USA, Edelweiss Lemos – lá ela é Edel Holz – emancipada, legalizada e já devidamente vacinada, pilota o lançamento (virtual) de seu novo livro …“Ana Carolina e a Pulga Percival”…

…Escrito e ilustrado por Edel, Ana & Percival ganham festa de lançamento amanhã, a partir das 2:00PM na America – ou ás 16h, em Brasília. Em auê panameri-cano que terá, entre outros con-vidados especiais, direto do Bra-sil a amiga Rosi Campos; lá na America, Tadeu di Piero e Ale-xandra Richter, Valter Americo, Andreza Moon, Rejane de Musis, o darling Fernando Holz e a fi-lhota Sophia Holz. Cada convi-dado vai ler um trecho do livro. Via redes sociais, pluguem-se.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente nesses tempos de stress por conta da Covid-19. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Pelos lados do Cursinho Nú-cleo Dércio Andrade/Educafro rola hoje o último dia de ins-crições para o Processo Seletivo 2021 do Cursinho Pré-Vestibular e Pré-Enem Comunitário Núcleo Dércio Andrade. Interessados acessem nucleodercioandrade @gmail.com Axé!

Na sede da Associação Espírita Santo Agostinho hoje é o último dia de primeiro bazar benefici-ente da temporada vinte21 na instituição. Qualquer peça ao preço único de merrecas R$ 3,00. Vale para roupas novas ou semi-usadas, masculinas, femininas e infantis; calçados, utensílios domésticos, brinquedos, objetos e acessórios em geral. O bazar a-bre das 7h ás 16h30, na Rua Gon-çalves Dias, 397.


É aqui a coluna do Ézio Joele Filho? Né não, lesado! Aqui ao lado é a passense Yakara Piotto no aquecimento para entrar na avenida do Reality “Bela do Verão”. que estreia no Domingo depois de amanhã, logo após o global BBB, mas na telinha da rede tv. Ah, sim: Yákara Não aparece neste primeiro programa do reality, mas, sim, na próxima semana, no domingo 21 de fevereiro.


O passense Danillo Anastácio e Karina Barum – a Dona Adalgisa – em cena da “Série A3”. Produção da Medialandplay para o canal Now. No ar


O casal Dimas Fabiano e Rosália está com tudo preparado no Rancho Coração Aberto – o Private Resort, in Capitólio, de onde será transmitido pelo @maiseducaeventos (no YouTube), a entrevista com o Chef Takay Sousa, em live pra lá de saborosa – A culinária de um jeito todo especial. com direito a Muitas surpresas gourmet a serem apresentadas. Que dia, glutões? no 22 de fevereiro, às 20h, com apresentação da mais mais Claudia Arouca.


Confete/pedacinho colorido de saudade…” Mais um clássico da Nova D, os maxi poás da coleção #FEELINGS, assimétricos, pra lá de atuais. Na “HOT SUMMER SALE NOVA D”, com descontos super especiais. Na loja física Nova D, na avenida da moda. Ou no E-store da marca.


Seriam os paulistas chegando para o carnaval?!? seria o cordão dos queijos voadores??? eles usam máscaras? mas nós não estamos sós!?! É o seguinte, bugrada: a photo acima (a reprodução em P&B + papel jornal faz a qualidade da photo – que não é das melhores – parar lá em marte) foi tirada anteontem bem à noite, ali pelos lados do casarão.
explicando a cena, por conta da reprodução não muito boa acima, trata-se de um cordão de luzes voadoras, ligeirinhas, em formação bastante regular, que cruzaram o céu da cidade (ali pelos lados do bairro casarão) em direção à serra da canastra. Hmmm! casarão??? seriam parentes do prefeito d’ardeia chegando para curtir dias de não ponto facultativo na cidade? Ah, os mistérios de momo!