Destaques Quinta Coluna

Express Press

15 de julho de 2020

Hoje tem. E amanhã, também! Em cena teatral escrita, dirigida e protagonizada por Danillo Anastácio e pela atriz Sabrina Moura, o projeto “Teatro na Sacada” apresenta “Desde Quando?” Tendo como palco a calçada e a sacada da residência plantada no # 1397 da Avenida Perimetral (no bairro da Penha) a peça – com cerca de 20 minutinhos de duração – aborda a relação de um casal, igual a tantos outros, que tem sua rotina modificada por conta do novo coronavírus e por conta do isolamento social, quando passa a conviver intensamente, quase que durante as 24 horas do dia. Enjoa, né não? Ou não!

“Desde Quando?” terá cinco apresentações por dia, em quatro dias – ou noites – de apresentações: hoje, amanhã e nos dias 22 e 23 de julho; entre ás 19h e 22h, com intervalos de 20 minutos entre elas. Sem cobrança de ingresso: a ação visa arrecadar alimentos – 1 kg/pessoa – que serão destinados à instituições da cidade. Espectadores interessados (que assistirão ao espetáculo de dentro de seus carros) deverão agendar horário, previamente, pelo WhatsApp (35) 9-9234-4702 ou pelo Instagram dos atores: @sab.mou e @danilloanastacio. Serão permitidos quatro veículos por apresentação.

Primeira butique de pisos e revestimentos da região, a PontoBello Acabamentos está atendendo normalmente, seguindo normas rígidas e importantes de prevenção e cuidado com a saúde de todos, em cumprimento aos decretos municipais. Atenta quanto às determinações quanto ao uso de máscaras, do distanciamento entre os consumidores no interior da loja e de higienização durante o atendimento presencial, etc. etc. etc…

…lá dentro, a PontoBello Acabamentos – que é loja exclusiva da Cerâmica Portinari para Passos e região – tem ainda o melhor em revestimentos cerâmicos da Manufatti, Palimanan e até clássicos pisos de madeira – madeira de verdade – da Triângulo. A PontoBello está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 13h. Para quem preferir, agende o “Atendimento PontoBello” pelo 35/9-8899-8600. Ou na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Enquanto isso, a paciência dos artistas dessa Ardeia, que já havia sido manifestada como que acabando, lá no início do mês de maio passado, em petição assinada por quase 1.000 talentos e endereçada ao prefeito Municipal de Passos, Carlos Renato Lima Reis, se manifestou novamente por conta da velocidade devagar, quase parando e/ou da inoperância da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico…

…Artistas do Teatro e da Dança, das Artes Plásticas e da Música, do Circo, cineastas, técnicos e gestores culturais se mobilizaram a tempo de evitar o total colapso do setor na cidade, solicitando o apoio e empenho para que ações emergenciais nas áreas da Arte e da Cultura fossem implementadas na esfera municipal em “regime de urgência”. Adiantou pouca coisa ou quase nada, em forma de ações por quem deveria estar cuidando das artes e ofícios culturais na cidade.

Convenientemente à sombra da lei federal 14.017 de 29 de junho de 2020 – a Lei Aldir Blanc – o máximo que a criatividade a bordo da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Passos conseguiu fazer foi burocratizar um “Cadastro Municipal de Artistas e Profissionais de Arte e Cultura da Cidade de Passos”, visando “elencar pessoas e empresas que almejam parcerias com esta Secretaria”, em cadastro que “atende aos princípios da legalidade, defesa do interesse público, impessoalidade, oportunidade, isonomia, economicidade, valorizando e fomentando a Cultura Passense”, blá, blá, blá e que tal “formulário preenchido será armazenado em um banco de dados da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Passos”. Não esperem muito mais do que isto, o “armazenamento”.

De carona na citada e federal Lei Audir Blanc, a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Passos ressalta a importância de se preencher tal cadastro “fundamental para que o trabalhador e a trabalhadora da cultura possam ter acesso a lei 14.017”. No período de 01 a 31 de julho de 2020, dois meses depois da petição por apoio e empenho para que ações emergenciais nas áreas da Arte e da Cultura fossem implementadas na esfera municipal em “regime de urgência”.

Somando-se mais um mês para o preenchimento do cadastro proposto pela SMC, mais algum não pouco tempo para analisar o que for cadastrado, mais isso e mais aquilo… não é difícil concluir que a esperada vacina para combater o novo coronavirus vai ser descoberta e aplicada antes!

Legados da pandemia: o Movimento dos Artistas de Passos – MAPA, é um movimento apartidário que reúne artistas de todos os segmentos que se propõem a organizar e estruturar, em uma única voz, as demandas da classe artística e, assim, fortalecer um setor desguarnecido de políticas públicas; num município que ainda não possui políticas culturais efetivas, mesmo depois de passados mais de 2 anos da criação de uma Secretaria de Cultura pra chamar de sua. Amém!

Curiosidade, gente douta: o mencionado MAPA fez lá sua convocação geral para que “Você, artista de qualquer segmento, participe!” (do MAPA). A mencionada Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Passos também fez lá sua convocação geral para adesões ao Cadastro Municipal de Artistas e Profissionais de Arte e Cultura da Cidade de Passos, inclusive casando tal cadastro aos benefícios da Lei Aldir Blanc. Até hontem, o MAPA contabilizava 50% a mais de cadastrados em relação ao cadastro da SMC.

O Inverno 20 na Sangue Azul é 30! 30% off nas melhores marcas, para homens com estilo. Sangue Azul, butique masculina – presente há 30 anos. Na Avenida da Moda.

O diretor carmelitano Gabriel Villela já fez a sua, semana passada, conversando com o pessoal da Comissão de Frente da Escola de Samba Beija Flor, em Nilópolis/RJ! Pura poesia e provocação…
…Save the night! Para amanhã, direto do Esquent’alho, tem live comandada pelo ator e produtor Claudio Fontana para com os amigos e amantes das artes, especialmente do Teatro. Pilotando a live de Fontana o ator, apresentador e jornalista Pedro Leão…

… O espetáculo “Estado de Sítio”, dirigido por Gabriel Villela e que acabou de receber da APTR os prêmios de “melhor figurino” (para Villela) e “melhor espetáculo” – foi a última produção de Claudio no Teatro. Que participou da peça também atuando como “A Morte”. A live de Claudio Fontana pode ser acessada no [email protected] amanhã, a partir das 22h.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena, stress viral, por conta de marido, filhos, gatos, papagaios ou sogros em geral, tudo sob o mesmo teto 24h por dia, semanas a fio. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendi-mento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamento pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Pelos lados da Dissul, Mônica Daher & equipe mandam ver o festival de Inverno mais aguardado na temporada: o Festival de Queijos, Vinhos e Chocolates da Dissul. Entre as novidades, os novos rótulos de vinhos italianos da parceria Dissul/Mondoitaly (vinhos italianos provenientes de “vinícolas boutique”, selecionados por Elzio Bérgamo, em kits promocionais). O festival na Dissul vai até o próximo sábado,18 de julho.

O “4°Festival Nacional de Teatro de Passos – Em Casa” anre as cortinas, acende os holofotes eorgulhosamente anuncia as empresas que, acreditando na Arte e na Cultura, patrocinam e apoiam o evento…

…Um big Evoé! para o Economart, o Pet Shop Nossa Senhora da Penha, a Acimove/Expô Móveis Rústicos de Passos. Vale do Céu, a associação Amigos da Avenida (da Moda), Mundo dos Pijamas para o Bloco Deixa o Cuca Aí, para o Pintado d’Ouro, para a Hífen, Donna Gulla, para a SoHo Viagens, Pránáyáma Espaço de Saúde Corporal e Mental, M2 Eventos, Rádio Ind FM, IndSol TV e para esta Folha da Manhã.

A quarta edição Festival Nacional de Teatro de Passos – Em Casa, em sua primeira e, espera-se, a última edição on line, vai apresentar 11 peças selecionadas para a edição especial do FNTP 2020, a serem apresentadas entre os dias 19 e 25 de julho, com exibições on line, para todos os sintonizados!

Também para semana que vem, no dia 25 de julho, tem live da banda 80 Volts, com toda arrecadação em benefício da APAE de Passos.

Ainda dá tempo de aproveitar a temporada de descontos em toda coleção da Preto e Branco Calçados. Em dois endereços na Avenida da Moda, nos números 3065 e 3104. E tem a Preto & Branco Conforto, loja exclusiva da Usaflex, também na Avenida da Moda.

Rotariano em dose dupla! Além de integrar o Rotaract Club de Passos, o professor de Filosofia e ator, Carlos Henrique Silveira Rattis, também conhecido por Caíque, é o novo presidente do Rotary Club de Passos, a ser empossado hoje, às 20h …de forma virtual, com transmissão da TV IndSol. Ele recebe o cargo do presidente João Rosário Jr.

O conselho diretor para o Ano Rotário 2011/2012 também conta com Wilsonia Pimenta Lemos Carvalho, vice-presidente; James Francisco Soares de Oliveira, secretário; Antônio Carlos Silveira, tesoureiro; e Marcelo Esper Piotto, tesoureiro. Como representante dos rotarianos, Caíque ainda integra o conselho deliberativo do Consep – o Conselho de Segurança Pública.

Mais moendianas: a bacharel em Direito e empresária Eliane Rodrigues Bueno, esposa do rotariano Donizete Bueno dos Santos, assume a presidência da Casa da Amizade de Passos, para a gestão 2011/2012. Recebendo o cargo de sua antecessora Wilsonia Pimenta Lemos Carvalho também virtualmente hoje, às 20h, com transmissão da TV IndSol. Compõe a diretoria de Eliane as companheiras Maria Mazarelo Viana Baião Lemos, vice-presidente; Daniele Alves Aoun, secretária; Ilma Helena Martins, tesoureira; e, Luciana Silva Bueno Parreira, protocolo.

***

Querido Waltinho, tudo bem?” É o cabeçalho da carta da ambev para o proprietário e equipe
de funcionários do pintado d’ouro, reconhecendo a casa como “o maior vendedor de Vouchers da Campanha ‘Ajude um Boteco’ em toda Minas Gerais”. o reconhecimento oficial da ambev chegou
ontem à tarde no point mais agitado da (não menos agora) movimentada avenida da moda. Waltinho foi pra galera, com um sorriso maior que as máscaras faciais, agradecido!

24 horas/dia de isolamento social, a dois, Enjoa, não? Ou não! Tendo como palco a calçada e a sacada da residência # 1397 da Avenida Perimetral, os atores Danillo Anastácio & Sabrina Moura apresentam “Desde Quando?”. Hoje e amanhã, em sessões de 18 minutinhos de duração, pra serem assistidas de dentro do carro, bugrada, a partir das 19h. Então assistam!

Enquanto isso, a ilustrada madre superiora, de olhos bem abertos para a modorrenta cena cultural n’ardeia, responde a pergunta – que não quer calar – bradada pelo pessoal do movimento_mapa, de artistas de passos: “afinal, quando sairá o edital? A arte não sobrevive sem artistas!” Segundo a superiora “quem sabe faz a hora, não espera acontecer. quem não sabe faz cadastro, apresenta lives, empurra com a midia, se engana”

JUNTOS, ELES SÃO mais que 100. eles são 170! Ezio Joele Filho – 73 anos de vida completados no domingo 12 – e a sogra dona rutinha – 97 anos completados também na semana passada – tiveram que abrir mão da festona que as datas encerram. De quarentena (a photo é de álbum da família), fica a esperança de que tudo isso vai passar e que em 2021 a farra vai ser em dose dupla.

Seriam elas integrantes do bloco “queiroz & as laranjinhas”? os sete pecados capitais dressed in laranja?!? ou orange is the new black!?! Tsc,tsc,tsc. Nada disso, bugrada! a comissão de frente acima trata-se da equipe da clínica de ortodontia da doutora patrícia andrade, toda no clima da Campanha “Julho Laranja” – dedicada à conscientização sobre a importância dos cuidados ortodônticos na infância e a prevenção de problemas de oclusão dentária, salve, salve. Ah, bom!