Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

13 de janeiro de 2021

Carro novo na praça! Está chegando a hora… amanhã, 14 de janeiro, a partir das 14h, no Auditório Odilon Silva da ACIP, a dinâmica Associação Comercial e Industrial de Passos, encerra sua campanha de Natal 2020 – o “Natal da Esperança”, pilotando um big sorteio entre todos os cupons preenchidos ao longo da campanha. Que serão jogados pra cima, para daí ser retirado o ganhador de um Fiat Mobi 0km. Tudo transmitido ao vivo e em tempo real pelo Facebook da ACIP.

Lojistas participantes da campanha da ACIP devem entregar as urnas com os cupons preenchidos, até às 17h de hoje,13 de janeiro …que é para que ninguém perca a chance de concorrer ao Fiat Mobi 0km!

A sensibilidade que nasce em preto e branco. A vivacidade dos espaços representada nessa dualidade próprios dos formatos da Coleção Chaplin.Ou a inspiração vinda de um dos maiores pintores brasileiros, que também foi um grande poeta, sentida em cada detalhe da Coleção Nuances da Natureza. A arte da Cerâmica Portinari expressa em cores, formatos, formas, texturas e relevos é uma exclusividade da PontoBello Acabamentos. A primeira butique de pisos e revestimentos em Passos e região está na rua Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Filha de Paulo Cesar Lisboa Jorge/Mirtes Gonçalves, jornalista em Itajubá, Ana Paula Gonçalves Jorge é também, desde o dia 28 de dezembro passado, a senhora Gabriel Zaghi Borges – médico passense atuando em São Lourenço, filho de Celinha Zaghi Borges e de Waldenir Fernandes Barnabé, seu pai de coração….

…A cerimônia de casamento, reunindo estritamente os familiares, aconteceu no Buffet Cia de Eventos, em Itajubá. De onde o casal partiu para dias de lua de mel em Cancún/México, via Munditur.

2021 começa bombando super para Danillo Anastácio. O ator passense, residente e atuante in São Paulo/SP, finalmente vai se ver nas telinhas a partir da sexta-feira 15, na “Série A3” – que faz sua estreia exclusiva no canal NOW, da Claro. Numa produção da Medialandplay, com direção de Beto Ribeiro. Na série A3 (gravada ano passado em – poucos – dias pré-pandemia), a mesma história é apresentada sob três pontos de vistas diferentes, por parte de uma família de classe média paulistana, que vive entre 1927 e 1958, sempre colocando à prova tabus femininos à época, como casamento, desquite e machismo…

…Já na próxima terça-feira, 19 de janeiro, Danillo Anastácio vai estar em duplicidade nas telinhas tupiniquins: o irmão de Naty/cunhado de Diego Pereira é também parte integrante do elenco de “Gênesis” – a nova superprodução em forma de novela bíblica da Rede Record.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta da Covid-19. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.
Reunião na vizinha São José da Barra – cidade-capital de Furnas -, juntou em torno da mesma causa o prefeito local Serginho (Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, para os íntimos), mais o prefeito de Capitólio City, Cristiano Gerardão e o controlador do município Fabrício Claudino; o vice-prefeito de São João Batista do Glória, Éder Garcia, juntamente com sua secretaria de Turismo; o presidente da Câmara Municipal de São José da Barra, José Antônio Mamão, o pesquisador Anderson Jr e a aluna Thaynara Furtuoso – da UEMG-Passos…

…Entre máscaras e distancia-mento social convenientes para a ocasião, a reunião serviu para apresentar um necessário sistema de detecção e alerta de trombas d’água, desenvolvido pelo ex-aluno de Sistemas de Infor-mações da Universidade do Esta-do de Minas Gerais em Passos…

…O projeto mostrou excelentes resultados em detectar trombas d’água – ou cabeças d’água -, a mais de 10 km de distância, auxiliando assim na segurança de turistas e munícipes, tornando mais seguras essas atrações turísticas, que fazem a boa fama da região. Além da apresentação do projeto foram discutidas outras ações de curto, médio e longo prazos que serão planejadas e executadas preferencialmente a tempo de evitar eventos trágicos, como os ocorridos recentemente.

Verão Sangue Azul tem camiseta básica, lisa/cores ou camiseta floral da Beagle com desconto de 50%. Ou camisetas polo casual da VR, também com 50% off #sangue azul #verão #dudalina #richards #beagle #vrcollezioni #dtajeans #sergio’s #highstil #sangueazulhomem

Enquanto isso, o paleontólogo pratapolense e PhD Max Cardoso Langer está novamente nas midias, junto a outros pesquisadores da USP e de outras cinco instituições internacionais, que acabam de dar um passo importante para entender a origem dos pterossauros – animais voadores que dominaram os céus durante 150 milhões de anos. Por meio de análises de fósseis provenientes do Brasil, Argentina, Estados Unidos e Madagascar, Max e seus amigos estudiosos concluíram que os parentes mais próximos dos pterossauros são um grupo de répteis conhecidos como lagerpetídeos – uns lagartos não muito pequenos, mas tampouco muito grandes…

…Os detalhes do estudo foram publicados na edição de Dezembro passado da “Nature”, revista científica interdisciplinar britânica, publicada pela primeira vez em 1869 e que é hoje a mais importante entre as revistas na área de Ciências.

A “Nature” estampou em sua capa o Ixalerpeton polesinensis, o lagartão pré-histórico que viveu há cerca de 230 milhões de anos na região central do Rio Grande do Sul, no município de São João do Polêsine (por isso, polesinensis, bugrada!). Há dez anos, pesquisadores dos Estados Unidos, Argentina, Brasil e Reino Unido trabalham no sítio arqueológico sulista para estudar o lagerpetídeo, que foi o primeiro réptil deste tipo a ser encontrado no Brasil. Partes do fóssil foram encontradas em bom estado, mas desarticuladas, e permitiram aos arqueólogos fazerem análises aprimoradas de todo o esqueleto do animal, possibilitando observar as semelhanças do lagerpetídeo com o pteurossauro, que supostamente seria seu parente mais próximo…

…Os lagerpetídeos viveram no antigo supercontinente da Pangeia (quando todos os atuais continentes do planeta ainda formavam um só continente) durante a maior parte do período Triássico (237 a 210 milhões de anos atrás). Até então acreditava-se serem eles os precursores dos dinossauros. “Ajudamos a desvendar o grande enigma acerca do aparecimento dos répteis voadores”, explicou o não menos professor Max Langer, uma espécie de Indiana Jones de Pratápolis, de plantão no internacional Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP.

Nas redes sociais da paróquia, tem curta metragem dirigido por Gustavo Leite, com produção da Pascom e da RockMe, em homenagem e em louvor ao padroeiro São Benedito.

Em tempo: a citada Paróquia São Benedito da Diocese de Guaxupé em Passos está prestes a trocar de pároco em seu comando: sai o padre Gilvair Messias da Silva, entra o padre Gentil.

Numa outra seara, digamos, não muita santificada, o jogo agora é o seguinte: com o apoio da bancada do PT para a eleição para a presidência do Senado, em fevereiro, Rodrigo Pacheco, senador por Minas Geraes, deixa isolado o MDB. O parlamentar passense já contabiliza o apoio de seis partidos – DEM, PROS, PSC, PSD, PT e Republicanos – somando, por enquanto, o presumível voto de 29 senadores…

…São necessários mais 12 votos para Pacheco vencer essa parada, mas a votação é secreta. Sabe como é que é: o presidente Tancredo Neves já disse que na hora do voto dá uma vontade de praticar uma traiçãosinha! A candidatura Rodrico Pacheco é apoiada pelo atual presidente, Davi Alcolumbre.


A jornalista Ana Paula Gonçalves e o médico passense atuando em São Lourenço, Jorge Gabriel Zaghi Borges, posam de Esposa & esposo. dia desses, em Itajubá.

O passense Danillo Anastácio esta chegando na área – ou na telinha – como “Antonio”, para botar ainda mais fogo na Série A3. Estréia dia 15, próxima sexta, no canal Now.

Depois de um 18º lugar na classificação geral para medicina na Barão de Mauá in ribeirão preto, Ana Clara Barbosa Costa Rocha celebra o 4º lugar conquistado no vestibular para o curso de medicina na faculdade Atenas Passos

É tempo de Summer Sale Nova D! Na Flagship Store da marca, na avenida da moda, o Kaftan Nova D Resort Tropical (acima), tem 30% de desconto, à vista. ou em 6X, sem juros!

É verão! o compadre turismo Conrado Pádua Andrade, em habitat natural na região, que ele conhece como ninguém