Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

30 de dezembro de 2020

Enquanto chove lá fora, os lagos de Furnas e de Peixoto demonstram uma pitada de recuperação de seus níveis na conta do grande volume de chuvas registrado nos últimos dias nas Minas Geraes. O Lago de Furnas subiu 53 centímetros desde o dia 21 de dezembro e o reservatório de Peixoto (da UHE Mascarenhas de Moraes) teve um aumento de 11 centímetros em seu volume de água. A esperança e a torcida é de que as políticas federais mantenham os lagos nos níveis adequados para o uso múltiplo de suas águas. Uma vitória, mas a luta continua para que as Minas Geraes tenha o respeito que merece e os nossos lagos sejam sinônimo de vida, renda e riquezas para o povo que vive ás suas margens.

Até uma improvável segunda ordem, a cerimônia de posse do 27º prefeito de Passos, na sexta-feira, 1º de Janeiro de 2021, nos salões da refrigerada Câmara Municipal de Passos, mais uma vez deverá ser bem restrita quanto ao número de convidados. Esqueçam aquele tumulto e toda a turba multa ensandecida presente no refrigerado plenário, como em outras posses tal & qual. O protocolo para esses dias de Covid-19 prevê merrecas 50 convidados no salão …que tem assentos para 400 convidados. Coisas do tal “novo normal”.

E a pressão? Oras, a pressão tem variado bastante, para mais! Subindo! Outro dia mesmo, num poderoso hospital regional, prefeito eleito numa dessas cidades da região da AMEG deu entrada na casa de saúde com a pressão a 22. Por muito menos (pressão) um outro prefeito – também de uma cidade filiada a já mencionada AMEG não será empossado: em seu lugar, postumamente, será empossado o vice-prefeito eleito.

Data venia, o quase ex-prefeito Carlos Renato Lima Reis, em reunião com o presidente Joaquim Leonel Soares, da Sociedade São Vicente de Paulo de Passos, assinou anteontem um, talvez, último, aditivo ao contrato de concessão para administração e operação do Cemitério Municipal (que, bugrada, saibam que ele tem nome próprio: Cemitério São Miguel, incautos!) e do Novo Cemitério (que tem nome próprio, mamaúbas: Cemitério Parque Bom Jesus dos Passos), renovando tal contrato de concessão pelo prazo de mais 25 anos, de acordo com lei municipal aprovada recentemente. Como soturnamente filosofaria a madre superiora: “nós que aqui estamos, por vós esperamos!

Formas leves que equilibram elementos do que é moderno e sofisticado presentes em cada peça. Tudo para trazer mais funcionalidade, personalidade e beleza para seu ambiente! A exclusividade de pisos e revestimentos da Cerâmica Portinari, além de toda beleza e sofisticação de produtos cerâmicos importados, pisos em madeiras e toda uma linha de produtos disponíveis para pronta entrega. Na Ponto Bello Acabamentos, a primeira butique de pisos e revestimentos do Sul de Minas. Na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti – a menos de 100 metros da movimentada Avenida da Moda.

Sugestão firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista de Passos/SindPass e Sindicato dos Comerciários/Sindcom, a Associação Comercial e Industrial de Passos e a Câmara dos Dirigentes Lojistas do município – o CDL Passos, prevê o funcionamento das lojas até às 17h, amanhã, 31 de dezembro, véspera de Ano Novo. Abrem sempre às 9h.

No sábado, 2 de janeiro de 2021, o comércio funcionará das 9h às 13h. Hoje e a partir do dia 4 de janeiro de 2021, o horário de atendimento é o normal. Na sexta-feira, 1º de Janeiro de 2021, o comércio não abre.

Ah, sim: comprando nas lojas associadas à ACIP o freguês ainda pode ganhar um Fiat Mobi zero quilômetro, a ser sorteado no 14 de Janeiro de 2021. Antes do carro, hoje rola o quinto e último sorteio de prêmios diversos oferecidos pelas lojas e comércio em geral participantes da campanha “Natal ACIP 2020 – o Natal da Esperança!”. Serão 10 sorteados.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta da Covid-19. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.
Nada de aglomeração, muito distanciamento social, reuniões festivas preferencialmente na intimidade de cada uma – ou duas, no máximo – família e quetais próprios para esse final de ano com um novo (e já cansativo) coronavírus como não-convidado atrapalhando tudo, certo?!? Mais ou menos, bugrada! O constatado na sermana passada, de Natal – e de véspera de Natal – é que faltaram mesas e cadeiras no comércio de locação desses utensílios próprios para festas. Chegou até mesmo a faltar gelo em algumas lojas que vendem gelo aqui na Ardeia…

…para amanhã, de festa de reveillon para receber 2021, por ora (e por hoje) a situação aparenta ser mais tranquila: mesas e cadeiras ainda podem ser locadas. Mas há um certo cheiro, forte, de pólvora, se anunciando no ar: o pessoal que vende fogos de artifício notou que a procura por esse item básico para uma virada de ano tem aumentado. Indício de que, sim, vamos virar 2020, oba!!!

Não, patuleia, por parte do CPN ainda não se ouviu nenhum manifesto acerca de uma queima de fogos, só para manter esta explosiva tradição de um dos maiores clubes do interior das Geraes. Espetáculos pirotécnicos não causam aglomerações, antes, pelo contrário: quanto mais distante a freguesia estiver do local dos disparos, mais grandioso o espetáculo fica. Fica a dica. De mais a mais, vermelho-e-branco, os antigos sabem que uma pitada de pólvora no ar ajuda a espantar maus espíritos.

VerãoSangueAzul #sangue azul #verão #dudalina #richards #beagle #vrcollezioni #dtajeans #sergio’s #highstil #sangueazulhomem #avenidadamoda

Para quando 2021 chegar o IFSuldeminas – inclusive em seu campus Passos – anuncia a disponibilidade de 3 mil vagas voltadas à área do turismo e hotelaria, em três novos cursos de Formação Inicial Continuada. Estão sendo ofertados pelo Instituto Federal do Sul de Minas, em parceria com o Ministério do Turismo e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/SETEC, por meio do Programa Novos Caminhos, três mil vagas em cursos gratuitos, on-line, variando de 160 a 200 horas cada, e compreendem: Mensageiro em Meio de Hospedagem; Copeiro(a) e Garçom/Garçonete…

…Mas corram, interessados: as inscrições serão encerradas na próxima segunda-feira, 3 de janeiro de 2021. As aulas têm início já no dia 5 de Janeiro de 2021, com duração de 4 meses e ofertadas totalmente à distância, via plataforma Moodle. Maiores informações pelo https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/noticias-proex/3955-selecao-cursos-fic-turismo-2

Serão 49 artistas apresentando suas artes na “Virada Cultural de Carmo do Rio Claro – Carmo Encanta”. Hoje, das janelas, das varandas, púlpitos, sacadas… Para que o projeto aconteça, o pedido dos promotores do evento é um só: que as pessoas permaneçam atentas e continuem seguindo todos os cuidados como manter a regra de distanciamento social (1,5m recomendado pela OMS) e usar máscara! Para quem for grupo de risco ou não puder participar desta virada, in loco, vai rolar transmissão dos eventos on-line.

A “Virada Cultural Carmo Encanta” é também uma forma de campanha de apoio ao trabalho no Lar Nossa Senhora do Carmo, que atende mais de 12 crianças da cidade. Daí que o público pode doar roupas, calçados, alimentos não perecíveis, brinquedos e afins que serão recolhidos e casa e encaminhados à elas. Para 2021 nascer feliz na Calmo Carmo!

Também do sopé da Serra da Tormenta, de um encontro casual entre amigos, surgiu uma parceria, que tomou forma ao longo desse insano 2020. Da parceria de Naina Krauss e Junior Soares surgiu Telaio – Arte Brasil, grife de alto padrão de design artesanal, em tramas primorosas, fios especiais como rayon, seda, viscose e algodão, e a arte de seus criadores. O tear manual que é uma das assinaturas de Carmo do Rio Claro voltou a brilhar.

Por aqui a Reserva Natural – pioneira tupiniquim na confecção onde o foco são as matérias primas naturais – comemora o plantio de 273 árvores nativas da região da Serra da Canastra, a partir de uma ação onde, para cada quantidade de roupas vendidas on-line a Reserva Natural se propôs a plantar mudas de árvores próprias do bioma do Parque Nacional da Serra da Canastra. As primeiras mais de 270 arvorezinhas já estão plantadas!

Som na caixa, porque quem canta seus males espanta e fora 2020! O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição – para quem é da Música, o famigerado ECAD – fez um levantamento especial das músicas mais tocadas em shows realizados na paátria tupiniquim nos últimos 10 anos. O resultado?..

…Lançada há 49 anos, “Não Quero Dinheiro”, música de Tim Maia, continua imortal e ficou em primeiro lugar no tal ranking nacional do ECAD. Completam as cinco primeiras do ranking, “Ai se eu te pego” (autoria de Sharon, Antônio Dyggs, Amanda Cruz, Aline Medeiros da Fonseca, Karine Vinagre e Duda), “Praieiro” (de Manno Góes), “Balada” (de Cássio Sampaio) e “País tropical” (de Jorge Ben Jor). Já dá pra encabeçar o playlist para um feliz 2021. Então, Feliz Ano Novo!


Nabia villela encanta! Parte integrante de projeto conforme manda a Lei Aldir Blanc, Nabia villela se apresenta da janela de sua casa, cantando canções para embalar corações. Hoje, durante virada cultural em carmo do rio claro, em apresentações as 20h é as 21h. Sem aglomeração, com máscaras, álcool em gel e uma distância social recomendada. è arte! No carmo, a lei funcionou


Ao longo de todo o percurso, mas teve podio também! na 64ª corrida de SÃO SILVESTRE …em PRATAPOLIS.
de onde o fundista passense Darlan Resende (ao lado) voltou com medalha de 2° lugar na categoria 50/54 anos.


Abaixo, Maria Lucia Denipote faz um side-by-side com padre Nelson, manhã dessas, de Missa em comemoração aos 50 anos de sacerdócio do amigo Padre, celebrada na matriz senhor bom jesus dos passos


Acredite num 2021 cheio de alegrias! Celebre o ano novo com amor, com esperança, de roupa nova …COM “FEELINGS”! entre no clima, com Nova D


A defumação é praticada por muitas religiões e é um ritual antigo para afastar a negatividade e atrair coisas boas. Com um incensário/defumador e um bom óleo, ervas ou folhas que mais combinam com o atual momento de vida, tente! acenda o incensório, saia caminhando pela casa, espalhando aroma, fumaça e bons pensamentos por todos os cômodos: a lavanda é ótima opção para atrair paz, harmonia e limpar o ambiente das más energias. o Alecrim do campo é uma defesa dos males; tira inveja e olho gordo, protege de magias;

Arruda é puro descarrego, defesa e proteção, de quebra, remove o efeito de maus olhados; Cardo santo também
quebra o olho gordo; Folhas de bambu afastam vampiros astrais; a Guiné atua como poderoso escudo mágico contra malefícios; Incenso – tanto a erva como a resina são bons para limpeza em geral; a Mirra é um descarrego forte, afasta maus espíritos; a Palha de alho afasta as más vibrações. Tudo junto e misturado, não há corona, nem virus, capazes de te derrubar em 2021! queima uma erva aí, vai!