Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

23 de dezembro de 2020

Das janelas do Educandário, para as janelas dos celulares …quem disse aí que não teria cantata de Natal com os Pequenos Cantores de Passos?!? Tem hoje, como tudo neste ano, em forma de live – a live da 5ª Cantata de Natal de Passos 2020. A partir das 20h, transmissão, via Facebook do coral ( coraldospequenoscantores ), da reprise da Cantata de Natal 2019, com a participação dos corais Pequenos Cantores de Cássia e Meninos Cantores de Pratápolis, além, é claro…

…do Coral Pequenos Cantores de Passos. E de uma música inédita, cantada pelas crianças, em casa. Sob a regência de Patrik Pamparini e direção geral de Felipe Terra. Numa realização da Associação Cultural Educacional, Projeto Arte Cultura, do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos e do deputado Cássio Soares.

Resolução nº1016, de 7 de Dezembro de 2020, concedeu a Medalha de Ordem do Mérito Legislativo à excelentíssima senhora Zinete Guimarães Rattis, secretária municipal de Educação. A honraria foi uma proposição do vereador reeleito Alex Bueno, que fez hontem um rasante na sede da Secretaria e, representando a edilidade passense, entregou em mãos o diploma e a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo. Em cerimônia tipo surpresa para Zinete, reunindo no Auditório da Casa de Cultura funcionários que estavam na casa e as filhas Helena e Sara.

No outro lado da festiva Praça do Rosário teve Medalha da Ordem do Mérito Legislativo também para o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Carlos Jorge Ribeiro. Que recebeu a honraria no Palácio da Cultura, na presença da sua equipe. As solenidades aconteceram separadamente, a fim de evitar aglomerações e nas conformidades com as normas de segurança para esses dias de Covid-19.

Rolaram manhãs de homenagens também pelos Santa Casa de Misericórdia de Passos. Que na sexta e segunda-feira 18 e na segunda-feira 21, homenageou colaboradores que completaram 10, 15, 20, 25, 30 e 35 anos dedicados à instituição… …A cerimônia – na verdade, um evento interno que seguiu as orientações da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, de segurança individual e quantidade de pessoas adequada ao espaço -, contou com a presença e a benção do padre Sandro Henrique, da Paróquia Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos e do superintendente geral da Santa Casa, Daniel Porto Soares, que entregou os pins (alfinetes, bugrada) aos colaboradores.

Formas leves que equilibram elementos do que é moderno e sofisticado presentes em cada peça. Tudo para trazer mais funcionalidade, personalidade e beleza para seu ambiente! A exclusividade de pisos e revestimentos da Cerâmica Portinari, além de toda beleza e sofisticação de produtos cerâmicos importados, pisos em madeiras e toda uma linha de produtos disponíveis para pronta entrega. Na Ponto Bello Acabamentos, a primeira butique de pisos e revestimentos do Sul de Minas. Na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti – a menos de 100 metros da movimentada Avenida da Moda.

Enquanto não poe de vez no ar sua web TV Cultura Passos – “um canal para a Cultura de Passos” – o videorama Itamar Bonfim manda ver uma pequena amostra do que vem por aí. No caso, um átomo do acervo de imagens e sons que contam quase cinco décadas de histórias dess’Ardeia e que fazem parte do arquivo de Itamar, no ar em forma de um clip com a posse dos prefeitos eleitos nos últimos 38 anos…

…E, como é de vasto conhecimento da bugrada, eles nem foram tantos assim: Cóssimo Baltazar de Freitas e o vice Joaquim Justiniano dos Reis (eleitos em 1982); José Figueiredo e o vice Marcio Maia (eleitos em 1988); José Hernani Silveira e o vice Cóssimo Freitas (eleitos em 1992); Nelson Maia e a (primeira e única) vice-prefeita Maria Eny Jabbur (1996); José Hernani Silveira e o vice Darlan Esper Kállas (eleitos em 2000 e os primeiros prefeito e vice a serem empossados em cerimônia acontecida nas refrigeradas e novíssimas dependêcias da Câmara Municipal de Passos); Ataíde Vilela e o vice Nelson Maia (eleitos em 2004);..

…José Hernani Silveira e o vice Cóssimo Freitas (eleitos em 2008); Ataíde Vilela e o vice Ademir José da Silva (eleitos em 2012); Carlos Renato Lima Reis e o vice Marcos Antonio Marques (eleitos em 2016). Para daqui a 9 dias Itamar Bonfim deverá ligar suas câmeras high-tech para registrar a posse do 27º prefeito de Passos (que tem por hobby um drone de estimação), Diego Oliveira e o vice Arlindo Nascimento, eleitos agorinha mesmo, aos 15 de Novembro de 2020.

Entre prefeitos e vice-prefeitos eleitos e reeleitos, em 38 anos eles somam merrecas 12 nomes diferentes. Se puxar a lista até as eleições municipais de 1978, continuam sendo os mesmos 12 nomes a se alternarem á frente da Prefeitura de Passos. De tão poucos e incluindoi aí os atuais prefeito e vice, a cidade tem hoje apenas 4 de seus prefeitos ainda vivos; e não menos 4, entre 7 de seus vice-prefeitos (lembrando que Cóssimo e Nelson Maia foram também prefeitos).Livres para concluirem, concluam, eleitorado!

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta da Covid-19. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.
Eduarda Messias, Sabrina Souza, Luciano Lopes, Danielle Garcia, Eliane Rodrigues, Maria da Penha peinha Mattar, Sueli Garcia, Dayara Cristina, Tatiane Souzae Viviane Castro foram os sorteados na quarta extração do sorteio da campanha “Natal ACIP 2020 – o Natal da Esperança”. O quinto sorteio acontecerá no dia 30 de dezembro. E continuem comprando no comércio de passense. Comprando nas lojas associadas à ACIP o freguês ainda pode ganhar um Fiat Mobi zero quilômetro, a ser sorteado no 14 de Janeiro de 2021.

Tem mais prêmios e horários especiais de Natal no comércio in Passos. Pra turbinar as compras no comércio da área, tem até elfo. Elfo, não; elfos! “Jingle” & “Bells” estão soltos e à toda animando os dias e as noites de Natal na sonorizada Avenida da Moda “um Natal para tocar or corações”! Hífen, Kímika, Mundo dos Pijamas, Reserva Natural, Reserva Natural Casa Bazar, Lara Lis, Em Mim, Afrodite, Via Sampa, Acessórios & Cia, Ma-chinho, Beauty…
…Cave,Via Mia, Pintado D’Ouro, Bethy Brasil, Nova D, Kollok, Das Manas, Feminin Lingerie, Azarrara, Hering Store, Hulla Hoop, Serafine, Limiar, O Boticário, Griffo, Pele Macia e Preto & Branco participam dessa campanha. O Natal da Avenida da Moda vai sortear 1 Smart TV, 1 Tablet e 1 Smartphone. E os sinos de Natal na Avenida da Moda podem tocar duplamente, se você foi um bom menino/boa menina em 2020: é que além da promoção de Natal da Avenida da Moda o freguês participa também e nas mesmas lojas, do sorteio do Natal da ACIP.

VerãoSangueAzul #sangue azul #verão #dudalina #richards #beagle #vrcollezioni #dtajeans #sergio’s #highstil #sangueazulhomem #avenidadamoda

Concluindo o pra lá de atípico e inenarrável ano escolar de 2020, a turma da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Imaculada Conceição – organizada pelo professor de Matemática, Fábio Kallas e auxiliados pela Irmã Helizangela Goes -, protagonizou uma intensa campanha de arrecadação daqueles lacres de bebidas em lata, envolvendo a escola, familiares e amigos. Ao final, foram arrecadadas inacreditáveis mais de 150 garrafas pet, de 2 litros, totalmente preenchidas de lacres…

…Todo material foi doado à APAE de Passos, que fará a troca deste reciclável por cadeiras de rodas, de grande benefício para a instituição. A entrega dos lacres arrecadados foi realizada por um grupo de alunos representando a turma, mais a professora Tânia, de Ensino Religioso e a coordenadora da Pastoral, Irmã Helizangela. O empenho dos alunos da 2ª série do Ensino Médio na conclusão deste ano escolar que foi tão diferente, mostrou que o distanciamento social não significa o fim da solidariedade e da fraternidade.

A família Mazzilli – Marilda/Antonio Carlos, mais os filhos Rodrigo e Luciana – iniciaram agora mesmo as comemorações em torno dos 35 anos de vida e trabalhos a bordo da Argumento – agora “Argumentto, com dois ‘T’s”. Escrevendo assim mais um capítulo do livro Argumentto.

“Mesmo com todo o emblema / Todo o problema / Todo o sistema / Toda Ipanema / A gente vai levando essa gema…” e vai ter Natal! “Mesmo com o nada feito / Com a sala escura / Com um nó no peito / Com a cara dura / Não tem mais jeito / A gente não tem cura / Mesmo com o todavia / Com todo dia / Com todo ia / Todo não ia / A gente vai levando / A gente vai levando essa guia”, porque sim, vai ter Natal, com direito até a Estrela guia no céu de 2020!
Ou, como concorda a madre superiora: “Eu lavo as mãos, uso máscara e não economizo no álcool. Virei uma mistura de Pilatos, com Zorro e Zeca Pagodinho.” Mas ainda assim, vai ter Natal. Feliz


Foto: Ibrachina/comunicação

Prefeito municipal de passos, já de saída, Carlos Renato lima reis faz circular o anuário – na verdade quadrianuário -, que é um resumo geral de sua administração e equipe 2017/2020. E o primeiro exemplar foi entregue em mãos para Presidente do Instituto cultural brasil china – o iBRACHINA -, Thomas Law.

Segunda-feira passada, na sede do instituto, plantada na poderosa Avenida Paulista, in são paulo/sp. Ah, sim: antes que os fofoqueiros de plantão e invejosos corram para o Fórum mais próximo ou para as redes sociais, o trabalho não foi pago com dinheiro dos agora (e pela primeira vez, talvez em um século) recheados cofres da municipalidade passense…

Dener Serafim Mattar/Lyana Oliveira Avelar Mattar, Dia desses, de registro fotográphico dos formandos em Direito 2020 pela PUC-MINAS …formandos, no caso, a filha do casal, Elisa Mattar. Em beagá

Foto: mundo negro/divulgação

O cantor/compositor passense Tibless está na final do Prêmio “Melhores do Ano – Mundo Negro”. A votação vai até o próximo dia 27 e o resultado será divulgado no dia 30 de dezembro. Na categoria “musical”, o tibless concorre com Ludmilla, Djonga e Iza. “Ganhar o prêmio seria maravilhoso, mas considero vencedor por estar nessa foto ao lado destes artistas renomados”, manda ver o passense

Celebre o Natal com amor, com esperança …com “Feelings”! Natal 2020 Nova D, na avenida da moda: entre no clima!

Foto: Assessoria de Comunicação 

Como “uma homenagem ao trabalho, ao desprendimento, ao dinamismo, à amizade, enfim, a tudo que possa engrandecer o Indivíduo e o gênero humano”, a médica pediatra, natural de beagá, mas aqui in Passos médica legista de plantão no iml, juliana moreira é, desde o recente 7 de dezembro de 2020, a mais nova “cidadã passense”. a partir de uma proposição do vereador Eurivelton lemos sant’ana, materializada em resolução nº1017, promulgada pelo presidente da refrigerada câmara municipal de passos, rodrigo maia