Destaques Quinta Coluna

Express Press

10 de julho de 2020

Foto: Divulgação

As 11 peças selecionadas para a edição especial do “4°Festival Nacional de Teatro de Passos – Em Casa”, já foram orgulhosamente anunciadas pelos organizadores do evento mais aguardado do ano. A novidade nos bastidores do FNTP 2020 – a ser realizado entre os próximos dias 19 e 25 de julho, com exibições on line -, agora é a programação…

…Uma semana inteira de intensas atividades culturais, espetáculos incríveis e bate-papos imperdíveis, com bambambãs da cena tratando sobre diversos assuntos do mundo do Teatro. De quebra, todos os dias de FNTP-Em Casa terminam com um bate-papo no Instagram, analisando os espetáculos do dia! Agendaí bugrada, que vai ser demais! Evoé!

No enredo da quarta edição do festival, tudo começa no dia 19 de julho, com um bate-papo com Wallie Ruy sobre a “Poética Trans”. Em seguida, ás 19h, rola a apresentação da peça “N” (da Cia. Arte-Móvel), abrindo assim as cortinas do 4º FNTP. Na se-gunda-feira 20, mais bate-papo, agora com Ivanildo Piccolli, tra-tando da atualíssima “A Máscara presente no Renascimento Euro-peu: dos Cialartani à Commedia dell’Arte”. Em seguida, apresen-tação de “Cabeça Oca” (da Cia. Talagadá – Teatro de Formas Animadas);

No dia 21 de julho a FNTP agenda bate-papo com Gilson Mota tratando de “Performance e Virtualidade”. Em seguida, apresentação da peça “Certa Vez numa Ilha” (pelo Grupo Artemis de Teatro) e também do espetáculo “Contos Proibidos de Antropofocus” (apresentado pelo Antropofocus);

No dia 22 de julho, bate-papo com Ando Camargo, sobre “A preparação do ator por si mesmo”, seguida por apresentações das peças “De La Mancha – O Cavaleiro Trapalhão” (por Rococó Produções Artísticas e Culturais) e do “Evangelho Segundo São Barrabás” (de Raphael Janeiro)…
No dia 23 de julho o FNTP manda ver um bate-papo com Márcio Vinícius “Costurando o Figurino”. Na sequência, as pe-ças “Hamalet – o Cordel” (do Grupo Careta) e “O Longo Caminho que Vai de Zero a Ene” (pela Cia. do Alto);

No dia 24 de julho o Festival de Teatro convida Luis Márcio Arnault para bate-papo “Redes-cobrindo Tennessee Williams”. No (video)palco, apresentação de “Trem das Onze” pelo Magnólia Teatral e “Querida Celie”, do Es-paço Núcleo, de Limeira/SP.

No sábado, 25 de julho, penúl-timo dia do FNTP, tem bate-papo com Odilon Esteves sobre “A Pa-lavra e o Universo Poético”. De-pois rola a apresentação do últi-mo espetáculo dessa excepcional edição on line do festival: “Bene-dites”, numa montagem do Cole-tivo Ocupa Teatro.

O encerramento da quarta edição do “Festival Nacional de Teatro de Passos – Em Casa” no domingo 26 de julho tem votação acontecendo das 9h ás 17h. Ás 20h tem a cerimônia de premiação – tudo on line, como tem sido a prática neste 2020.

Ah, sim: parte integrante do FNTP – edição Em Casa, de 19 a 25 de julho, sempre ás 22h30, Graça Velloso pilota um bate-papo sobre os espetáculos do dia. No Instagram do festival. Se ligaí espectador! E um Evoé geral para os que são e os que não são de Evoé!

De Belo Horizonte, o superintendente executivo de Governo, Marcelo Luiz Baião Salgado e o gerente de Carteira Pessoa Jurídica, Thiago Mota Franco; o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Francis Nogueira Amorim, mais Márcio Oliveira Lemos, gerente da agência Passos da Caixa Econômica Federal – que agora também é uma Regional da Caixa. Juntos, o quarteto fez um rasante no prédio número 1 da Praça do Rosário, onde trataram dos diversos serviços que são oferecidos pela Caixa à população local, bem como de parcerias da Caixa para com a administração e, sim, que a Caixa em Passos agora é uma regional.

Primeira butique de pisos e revestimentos da região, a PontoBello Acabamentos está atendendo normalmente, seguindo normas rígidas e importantes de prevenção e cuidado com a saúde de todos, em cumprimento aos decretos municipais. Atenta quanto às determinações quanto ao uso de máscaras, do distanciamento entre os consumidores no interior da loja e de higienização durante o atendimento presencial, etc. etc. etc…

…lá dentro, a PontoBello Acabamentos – que é loja exclusiva da Cerâmica Portinari para Passos e região – tem ainda o melhor em revestimentos cerâmicos da Manufatti, Palimanan e até clássicos pisos de madeira – madeira de verdade – da Triângulo. A PontoBello está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 13h. Para quem preferir, agende o “Atendimento PontoBello” pelo 35/9-8899-8600. Ou na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Live forever. Live for all. Live geral! Não tem crise na temporada de lives técnicas, institucionais, artísticas, musicais. Tem pra todo mundo e todos os gostos, pelo Facebook, Instagram, YouTube ou nos web-canais dos próprios performers…

Hontem, por exemplo, ao cair da noite, o veterinário Bruno Campos dividiu a cena e as telas & telinhas com outro amigo veterinário Renan Silva – que é especialista em gastroenterologia de cães e gatos, fundador da VetScope Endoscopia Veterinária in Ribeirão Preto/SP. Na live direcionada para tutores e médicos veterinários, Bruno & Renan trataram de “Problemas Gastrointestinais” – doenças mais frequentes em cães e gatos.

Para hoje, o pessoal do Nosso Samba capitanea a terceira live-show do grupo, a partir das 20h, com transmissão pelo YouTube (nosso484samba), pelo Instagram (nosso 484) e pela web TV Passos.
No oficial, o “Dia Mundial do Rock” é comemorado no dia 13 de Julho – no caso deste 2020 (ô! ano) na próxima terça-feira. Mas os rapazes da banda Two Rock preferiram adiantar a festança e celebram a data amanhã 11, com live recheada só os grandes clássicos do rock’nd roll. A Two Rock band tem em sua formação o multi-instrumentista passense e professor de violão Rubens Assis; mais Vinícius Neri, músico de São Sebastião do Paraíso.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena, stress viral, por conta de marido, filhos, gatos, papagaios ou sogros em geral, tudo sob o mesmo teto 24h por dia, semanas a fio. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendi-mento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamento pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Vai uma pizza pra acompanhar a live? Bem antes, amanhã também, das 11h ás 15h, o pessoal da Paróquia Matriz Nossa Senhora Aparecida dá tratos na produção, montagem e en-trega de fartas pizzas beneficientes – R$20,00 cada uma. A serem servidas em drive-thru que vai movimentar a área no entorno do Salão Paroquial da igreja, no alto Canjeranus. Con-vites na secretaria da paróquia ou pelo fone 3521-8633.

Nada de live, tudo no real, no físico mesmo! Também amanhã, as cumadres e os cumpadres da Escola Municipal “Hilarino de Moraes” mandam ver um big arraiá virtual, mas com um animado drive thru/delivery de comidinhas típicas funcionando lá fora. É pagar/pegar/se acabar!

Sangue Azul – presente e muito estilo há 30 anos. Camisas Dudalina, Highstil, VR Collezioni, Beagle, calçados e acessórios Sergio’s… Sangue Azul, butique masculina, na Avenida da Moda.
Pelos lados do cinquentenário Centro de Aprendizagem Pró-menor de Passos, próximo domingo, 12 de julho, a partir das 11h, é hora de começar a servir a tradicional “Feijoada Solidária do CAPP”. Que nesse 2020 – êta! ano – também será servida a la delivery. O feijão-maravilha com todos os seus acompanhamentos deverá ser retirado na sede do CAPP, a partir das 11h. A módicos R$ 25,00 a porção, que serve duas pessoas.

Para acompanhar a comilança, também no domingo, a partir das 11h, o ex brasinha Cilinho Siqueira volta a reunir sonoros & musicaes amigos para mais uma live – a “Live Solidária 2”, agora pró Gapop-R, com transmissão pelo Youtube e pela web TV Passos. No set, além do mencionado Cilinho Siqueira, as presenças de Cássio, Nenê & Hudson Gontijo, outrora integrantes do Trio Coisa Nossa; tem ainda Sânzio Marques, o músico Silas das Mercês e o violonista clássico Celso Faria. Imperdível!

Hoje tem virada de lote para os interessados em se inscrever num dos 7 cursos e oficinas (gratuitas) e nas 25 palestras (pagas), com temas da atualidade, que prometem fazer a diferença a bordo da Feira Virtual “Conectar Nossos Parceiros com Nossos Clientes” – feira on line da grife +Educa Fitness, a ser realizada de 23 de julho a 2 de agosto a bordo sa discutindo assuntos ligados a nutrição, alimentação, performance, espiritualidade, Pilates, handebol, e-letroestimulação muscular, exercí-cio físico e business. Mais no https://maiseducaeventos.com.br/produto/428910/educa-fitnessonline
Ah, sim: o maiseducaeventos dá conta de que no dia 6 de agosto tem a “2ªMostra Mineira de Pilates” e de que basta montar uma coreografia e brilhar nessa mostra! Que também por conta do virus que tá pegando lá fora, dessa vez a mostra será pelo YouTube.Participar sem sair de casa.
Mais ainda: o +Educa Fitness apresenta o “Workshop Fitness”, agora totalmente on line! A ser realizado entre os dias 3 e 7 de agosto, também no Canal +Educa Eventos no YouTube). Aulas ministradas pelas melhores academias e studios de Passos, com as presenças confirmadas da Kids Academia, Life Fitness Center, Novos Hábitos, Performance Academia e Tech Sport. Para fazer parte dessa atração é só entrar em contato como +Educae Eventos.

Ainda dá tempo de aproveitar!! Com descontos em toda coleção da Preto e Branco Conforto!na Preto & Branco Calçados. Em dois endereços na Avenida da Moda, nos números 3065 e 3104. E tem a Preto & Branco Conforto, loja exclusiva da Usaflex, também na Avenida da Moda.
Muita energia acumulada? E gordura corporal também!?! A Prefeitura de Passos não quer ver seus munícipes esféricos e sedentários, rolando pelas ladeiras e colinas da cidade. Pensando assim, através de sua Secretaria de Esportes, criou o programa #GinásticaEmCasa,..

…para auxiliar a população a se manter saudável, com um nível de estresse mais reduzido, a partir da prática de exercícios físicos, que ajudam a fortalecer o corpo, a mente e o sistema imunológico. O canal é o #GinásticaEmCasa

Corpore sano, mens sana! Daí fica mais fácil para os pacatos (e longevos) cidadãos passenses participarem da consulta pública acerca da revisão do Plano Diretor – a melhor maneira de se fazer o planejamento urbano da cidade, garantindo bem estar de todos, blá, blá, blá…

Para quando tudo isso passar, mas já para agora… a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Passos, junto com a Fundação João Pinheiro, convida munícipes e ardeões afins para participarem dessa consulta. A participação do povo de Passos, com suas sugestões, vai permitir a elaboração de um plano que atenda a maioria das necessidades do município. Desde já, as participações, sugestões, propostas e palpites felizes são bem vindos – até o dia 24 de julho -, pelo endereço www.fjp.mg.gov.br

***

Enquanto isso, na casa-sede do coral “pequenos cantores de passos”… em dia de visita técnica – com todo mundo trabalhado na máscara facial – felipe terra recebe os maestros dos corais “Pequenos Cantores de Cássia” e “Meninos Cantores de Pratápolis”, para afinar a prosa e tratar de outros sonoros assuntos

Entre um decreto e outro, um isolamento social, uma live, inumeráveis reuniões para tratar de estratégias de enfrentamento a covid-19 e otras cositas quetais, carlos renato lima reis e gilberto kirchner mattar se encontram. Sob a proteção de máscaras e… distanciamento social, eleitorado, talvez, quem sabe, pode ser, quando setembro vier. até lá, la nave va

A nova d Antecipa a mais esperada de suas temporadas: a temporada de venda especial agora com a coleção “tempos”- inverno 2020, com 50% de desconto na E-store e nas lojas físicas da marca.

graça garcia, mais a troféu da terceira edição do fntp, gilda parenti, mais clelia prócula monteiro,
mais sandra parenti, mais arlete porto soares… eternamente divas da cena teatral passense,
o quinteto (em photo de arquivo pré-coronavirus) agora mesmo se reune -virtualmente, que chato – para assuntar sobre as próximas atrações na ribalta d’ardeia