Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por Cesar Tadeu

11 de novembro de 2020

Com todas as medidas de higienização tomadas por parte da comissão organizadora; nas conformidades do estatuto do clube e muito mais fácil do que uma eleição/apuração norteamericana, aconteceu no último domingo 8, eleições para escolha do diretor presidente e de cinco novos membros para o Conselho Deliberativo do CPN – o mega-ultra-super Clube Passense de Natação. Dos cerca de 450 sócios-proprietários aptos a votar, a eleição no vermelho-e-branco contou com a presença de 185 votantes.

O atual presidente, André Cardoso Soares Maia, ao lado de seu diretor de Patrimônio, Matheus José Lemos, formaram a única chapa inscrita para eleição e permanecem à frente do CPN pelos próximos dois anos…

…Já para a eleição para renovação de um terço do Conselho Deliberativo do clube foram oito concorrentes, disputando cinco vagas. Os cinco mais votados para os próximos quatro anos no Conselho Deliberativo foram Fernando Mattar (seu atual presidente) com 91 votos; Piassi Giovani, 51 votos; Cida Melo, com 50 votos, Marcelo Campos Machado, 46 e José Carvalho Santiago, que recebeu 41 votos. Também concorreram a uma vaga no Conselho Luiz Carlos Lemos Horta, Getulinho Oliveira e José Roberto de Oliveira. Cada sócio-proprietário pôde votar em dois candidatos ao CD.

Em tempo e a propósito do mega-ultra-super Clube Passense de Natação e sua festa de Reveillon – uma das maiores dos Estado de Minas… o clube ainda não tem uma definição a respeito, mas está de butuca, acompanhando atenta & mineiramente todos os cenários pra ver a possibilidade do Reveillon 2020/2021.

Toda a beleza da madeira, com a perfeição da narutralidade. Porque nem tudo na primeira butique de pisos e revestimentos do Sul de Minas são só pisos e revestimentos cerâmicos! Sim, a Ponto Bello Acabamentos tem também pisos e revestimentos em madeira natural. Produtos da Triângulo, como as tábuas de madeira Cumaru, com acabamento semibrilho. Desde 1972 no mercado madeireiro, a Triângulo Pisos produz pisos estruturados de madeira natural. Pisos sustentáveis, inteligentes e modernos: toda a matéria prima de madeiras nobres vem de floresta própria, certificada FSC e exemplo de manejo florestal sustentável.

…Para pisos ou paredes, os pro-dutos Triângulo são mais uma ex-clusividade da Ponto Bello Acaba-mentos. Além das coleções de pisos e revestimentos da Cerâmica Porti-nari, revestimentos nacionais e importados, em condições especi-ais de pagamentos. Só na Ponto Bello, na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

“Novembro da Urgência e Emergência” é o ciclo de palestras realizado pela Faculdade de Medicina Atenas Passos em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Passos e a LAUE – a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da Faculdade Atenas Passos. Nove palestrantes foram convidados a apresentarem temas ligados ao atendimento de urgência e emergência. As três primeiras palestras acontecem hoje: das 19h ás 19h40 o doutor Leandro Reis vai tratar de “Emergências Oncológicas”; das 19h50 ás 20h30 será a vez do doutor Derick Vinhas abordar o “Atendimento ao Politrauma”; encerrando o primeiro dia de palestras, das 20h40 ás 21h20 o doutor Nícollas Rabello tratará de “Traumatismo Cranioencefálico”…

…O ciclo de palestras “Novembro da Urgência e Emergência” realizado pela Faculdade de Medicina Atenas Passos continua nos dias 18 e 25 de novembro. A programação terá transmissão pelo canal YouTube/tvatenas
É só mais hoje! Tem Bazar Solidário movimentando a sede da Associação Espírita Santo Agostinho – no #397 da Rua Gonçalves Dias. Brinquedos, roupas, calçados, utensíliose utilidades domésticas, tudo, tudinho a merrecas R$ 2,00. O Bazar Solidário funciona das 7h ás 16h.

A Primavera está no ar! E o Verão 2021 também! Nas vitrines e araras da Sangue Azul, butique masculina. As melhores marcas em roupas, sapatos e acessórios, exclusivas da Sangue Azul – para homens com estilo. Na Avenida da Moda.

Música/compositora/cantora passense, Aline Alux foi entrevistada, agora mesmo, pelo canal Músicos & Bandas Brasil. O apresentador Anderson Scarpelli conduziu o bate papo legal e descontraído – 29 minutos e 35 segundos sobre música e a carreira de Aline. “Músicos & Bandas Brasil” é um canal dedicado à entrevistas com …músicos e bandas brasileiras e, entre os mais recentes 12 entrevistados pelo canal, Aline Alux foi quem teve mais visualizações.
Mais música: pelos lados do campus Passos do IFSuldeminas, estão abertas as inscrições para o 3ºFestival

Estudantil de Interpretação de MPB IFSuldeminas – Edição Especial. Em outras palavras, que se tornaram pra lá de comuns neste 2020, ô! ano, a “edição especial” quer dizer “on-line”. As inscrições serão encerradas no dia 20 de novembro de 2020. Poderão participar do festival todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada do Sul das Minas Geraes, inclusive na modalidade EJA. Como participar do 3ºFestival Estudantil de Interpretação de MPB pelo https://portal.pas.ifsuldeminas.edu.br/noticias/2005-festival-de-mpb-2

Enquanto uns cantam…pelos lados da UEMG-Passos, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade do Estado de Minas Gerais estabeleceu e publicou as normas para o processo de seleção de candidatos ao curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, para o ano letivo de 2021 – sim, vai ter 2021, inclusive sobre novas administrações, bugrada! de modos que o mencionado Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – Turma 1º/2021, na UEMG Passos, com a coordenação da professora doutora Rita de Cássia Ribeiro Carvalho, está com o edital de seleção na praça; as inscrições, já abertas, vão até 18 de janeiro de 2021. Para mais informações, contatos pelo 35/3526-8880, pelo e-mail: ppgdrma.passos@uemg.br ou na página do programa: http://mestrados.uemg.br/ppgdrma

Não menos no programa do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da UEMG-Passos, no caso o mestrado já em curso, mestrandxs mandam ver uma pesquisa que tem por objetivo traçar o perfil dos frequentadores do Teatro Rotary de Passos, através do conhecimento de dados de moradia, renda e escolaridade. A pesquisa destina-se apenas aos moradores da Ardeia (no questionário de tal pesquisa foram enfileirados os nomes de 51 bairros da cidade, mais “Centro”, mais “Zona Rural”). O link da pesquisa, que pode ser acessado por quem se interessar é o singelo https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeD-jGYoKI s39iewnbAIxabKQGVIvhtGJy 8_m8DWIe97F1XmQ/viewform?usp=sf_link

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agen-damentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Só para lembrar aos criativos e aos participativos: a APAE de Pas-sos, já celebrando seus 50 anos de vida e trabalhos na cidade (a se-rem comemorados ao longo de 2021) manda ver o concurso “Slo-gans 50”: uma frase que deverá ser específica ao “Jubileu de Ouro da APAE de Passos”, contendo no máximo 90 caracteres, em língua portuguesa e deverá ser, princi-palmente, uma frase original. Mais simples, impossível!

…Uma comissão julgadora, re-cheada de notáveis ficará por conta de escolher o Slogan 50. A partici-pação será no Instagram da APAE Passos e os participantes deverão elaborar e publicar a frase até a próxima sexta-feira, 13 de Novem-bro de 2020. O slogan escolhido terá direito a prêmio confeccio-nado pelos próprios usuários da instituição. Participar do concur-so, dúvidas ou mais informações pelo 35/9-9824-6676.

Hmmm! Vem aí uma sexta-feira 13, bem na véspera das eleições municipais 2020. Fosse no tempo, por exemplo, do ex-prefeito José Figueiredo, prefeito municipal de Passos por 3 mandatos, super su-persticioso… É bem provável que seo Zé não participaria do pleito. Porque “brujas, que las hay, las hay!”

De um observador de plantão, até dos mais desatentetos, mas com formação na FGV e estágio em graúdas instituições financeiras, de olho nas campanhas para as elei-ções que vêm galopando, mandou ver “ainda bem que os dias de cam-panha e as eleições em si já estão chegando ao seu final. Porque, pelo não barulho e o burburinho pró-prio de vésperas de eleições – que não estão acontecendo – é o sinal de que o dinheiro necessário para as campanhas já chegou ao fim.


Felipe pepè Andrade e Laís, tarde dessas de dizer “sim”, com as montanhas e todas as belezas da serra da Canastra
por testemunha

***

Quem nunca levou o sapato pra colar a sola ou colocar uma meia-sola, na SAPATARIA NOSSA SENHORA DA PENHA, que atire a primeira botina! servindo Passos e região, desde 1920, a sapataria hoje tocada pelos irmãos João e sebastião memoriando Wenceslau Borges, acaba de completar 100 anos. E um século no mesmo ramo,sempre de portas abertas, a despéito de todas as guerras mundiais, crises financeiras e pandemias interplanetárias, não é pra qualquer um. Então, 100 vivas para a gora centenária “SAPATARIA NOSSA SENHORA DA PENHA”. Coisa chique, né não, sebastião?!?

***

Black friday? black week?!? A nova d resolveu facilitar geral e manda ver logo um mês inteiro de venda especial em suas lojas físicas e no e-store: é o “Black november nova d”. Todas, absolutamente todas as peças das lojas com descontos de 20% a 70%. Incluindo a nova coleção #FEELINGS entre no clima!

***

Como sempre faz – e ele com elas têm feito isto sempre – Vicente Campeiz, técnico campeão mundial de futsal feminino, levou sua não menos mais recente seleção de futsal feminino Campeã da Copa Brasileirinha de Futsal de Base (acontecida em FortalezaCe) para uma visita de muito obrigado aos patrocinadores da equipe: Waltinho faria/pintado d’ouro, ultra moveis passos, embalagens tripas & cia, marcos silveira/supermercado das nações e ana paula patti