Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por César Tadeu

30 de outubro de 2020

Próxima terça-feira, 3 de novembro, a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária a bordo da Câmara Municipal de Passos pilota Audiência Pública de debate em torno do projeto de Lei Orçamentária Anual – a LOA (que é prima do Loxa) – o Projeto de Lei nº 029, de 28 de agosto de 2020, do município de Passos para o ano de 2021…

…Na audiência também serão colhidas propostas de emendas da sociedade civil (sugestões da comunidade são bem vindas e ainda podem ser enviadas por e-mail, acessando o portal www.camarapassos.mg.gov.br ) Ao vivo, com máscaras e distanciamento social, no Plenarinho, ás 17h.

Já está combinado que por conta da pandemia lá fora, não haverá eleição para a presidência do mega-ultra-Clube Passense de Natação e que seu atual presidente, André Cardoso Soares Maia, será reconduzido para outro mandato de dois anos à frente do vermelho-e-branco, durante a assembleia geral ordinária marcada para 8 de novembro…

…mas, antes disso, estão abertas – até a próxima terça-feira, 3 de novembro – as inscrições para o novos membros do Conselho Deliberativo do CPN. Constituído por 15 sócios do clube, cinco conselheiros serão substituídos para o próximo mandato (de quatro anos).Em eleição durante a anunciada assembleia ordinária no 8 de novembro.

Para uma turma, digamos, mais graúda, a intensa agenda da próxima terça 3, anota recepção ao presidente Thomas Law, do Instituto Sócio-Cultural Brasil China/IBRACHINA, em Passos.

Apelos sensoriais que inspiram contemplação e estimulam sensações, que induzem ao visual e ao toque. A Coleção Sensorial Diamond, da Cerâmica Portinari, ganhou novas cores e texturas que convidam a observar, a tocar em peças que remetem às impressões em 3D e produzem uma superfície mais refinada, acentuando seus efeitos gráficos e relevos imponentes, que marcam ambientes. “Sensorial Diamond”, da Cerâmica Portinari é mais uma exclusividade da Ponto Bello Acabamentos…

…outras coleções de pisos e revestimentos da Portinari, outras marcas renomadas em revestimentos nacionais e importados, cerâmicos ou em madeiras, mais condições especiais de pagamentos, só na Ponto Bello – primeira butique de pisos e revestimentos em Passos e região. Na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Tal movimentação no prédio #1 da Praça do Rosário começou no 29 de setembro e avançou pelo mês de outubro. Durante um inédito “Café com o Prefeito”, o prefeito de Passos e não-candidato à reeleição, Carlos Renato Lima Reis, juntamente com o secretariado de sua administração, recebeu meia dúzia entre os 7 candidatos postulantes à sua vaga naquele gabinete…

Passaram para tal café, pelo pleiteado gabinete, os candidatos Rodrigo Maia e seu vice, Iran Parreira; Diego Oliveira e o vice Arlindo Nascimento; André Patti e o vice Benedito Martins; Juarez Moreira e sua candidata a vice Dona Cida; Capitão Virgínio e o vice Carlos Conte e, enfim, o candidato a prefeito Alexandre Maia e seu vice Gilberto Mattar. Faltava a candidatura Dr. Aquiles – aquele! – que, a princípio, digamos, não se empolgou muito com tal café…

…a princípio. Há duas semanas, direto de DDD com São Paulo/SP, a assessoria de gabinete do prefeito Renatinho Ourives conseguiu que Dr. Aquiles aceitasse partilhar desse “Café com o Prefeito”. Que, no caso e conforme data agendada pelo próprio candidato, Dr. Aquiles, vai acontecer na manhã da próxima terça-feira, do intenso 3 de novembro, nesta Ardeia… Ou não!

O “Café com o Prefeito” Carlos Renato é uma nunca antes praticada forma de apresentar aos candidatos a prefeito a situação da Prefeitura e da cidade de Passos. Que, também como nunca dantes na nem-tão-recente-assim história do Executivo d’Ardeia, está bonita na fita. Que, se não é uma “la vie èn rose”, também está muito longe de ser uma pandemia, como em outras sucessões.

A Primavera está no ar! E o Verão 2021 também! Nas vitrines e araras da Sangue Azul, butique masculina. As melhores marcas em roupas, sapatos e acessórios, exclusivas da Sangue Azul – para homens com estilo. Na Avenida da Moda.

A incansável Edelweiss Lemos-Holz faz a hora e não espera acontecer as coisas na fria Somerville, Massachusetts/USA. Edel já tem um próximo projeto saindo do forno, mais exatamente, um livro: “Ana Carolina e a Pulga Percival” – que é uma história de amor ao circo e à amizade.

Aqui abaixo da linha do Equador, outro passense escritor – Antonio Barreto – de vasto e premiado currículo, dá conta de que seu “Livro das Simpatias” foi um dos escolhidos para o Programa Estatal (não de Governo a Governo, de Bolsonaro). O PNPE-Literatura é um Programa de Leitura fora das “injunções políticas” federais, estaduais ou municipais. Portanto: para professoras e professores, diretoras e diretores amigos adotarem o livro em suas escolas ou trabalhos, via Internet.

Sobre o imperdível “Livro das Simpatias”, de Antonio Barreto: é uma coletânea de simpatias em um texto poético, com surpreendentes recursos literários que levam o leitor a conhecer as muitas simpatias que perpassam nossa tradição oral e escrita. Ao fazê-las, tudo é possível. Já pensou encontrar sua sereia, seu príncipe encantado ou seu amor que foi embora usando apenas algumas palavras mágicas? Antonio Barreto pensou, escreveu, publicou. Sorte de quem as leu!

Da parte de outro escriba passense, Alexandre Brandão – o mais carioca dos passenses -, uma outra escritora, Mariana Ianelli, pediu para o também cronista Alexandre Brandão para que ele escrevesse a apresentação do livro “Dia de Amar a Casa”, que está chegando agora da gráfica. “Se muitos escritores fazem da rua a sua casa, a autora deste livro carrega para a rua a sua casa” escreveu Brandão para o livro de Mariana.

Só mais hoje o “Conectados pelo Bem” está recebendo doações de jalecos, toucas descartáveis e/ou doação em dinheiro para Apae Passos. Interessados em colaborar podem entrar em contato com a secretaria da APAE, pelo 35/3529-1700. Ou, para doações em espécie, fazer o depósito bancário no Banco do Brasil -Agência 0194-5, CC 4252-8.

Numa outra frente de ação na APAE de Passos, para celebrar em 2021 os 50 anos de vida e trabalhos da instituição na cidade, a APAE manda ver um concurso “Slogans 50”: uma frase que deverá ser específica ao “Jubileu de Ouro da APAE de Passos”, contendo no máximo 90 caracteres, em língua portuguesa e deverá ser, principalmente, uma frase original. Mais simples, impossível!

…Uma comissão julgadora, recheada de notáveis ficará por conta de escolher o Slogan 50. A participação será no Instagram da APAE Passos e os participantes deverão elaborar e publicar a frase até o dia 13 de Novembro de 2020. O slogan escolhido terá direito a prêmio confeccionado pelos próprios usuários da instituição. Participar do concurso, dúvidas ou mais informações pelo 35/9-9824-6676.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisiotera peuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Aconteceu, enfim, o que todos esperavam: depois de embate dos mais cruéis contra o novo coronavirus, a banqueteira guerreira Lourdes Esper venceu a guerra e teve alta, ontem, da Santa Casa de Misericórdia de Passos. Com festa – porque Lourdes é das festas! – das maiores, lá do lado de fora do hospital. Flores, balões, aplausos, cantoria e quase uma centena de amigos com saudade. Viva Lourdes!

Tem festa de Halloween amanhã, no Arquivo’s Bar. Animada pela The Apple Project band, em noite nada scaring a partir das 19h. Com direito a prêmio para a melhor fantasia – que vai ganhar 1 fardo de cerveja em lata. Convites custam nada amedrontantes R$ 5,00. Don Giovane recomenda: cheguem cedo, bestas & bruxas, o espaço no Arquivo’s Bar é limitado a poucos fantasmas!

Halloween night no Woodstock Rock Horror, amanhã também. Na paulera de Alice Cooper & Black Sabbath, que é para iniciados. Acabem-se!

Em Santa Cruz de la Sierra/Bolívia, no dia 4 de novembro, a passense Heloisa Padua Silva e o cruceño Marco Ortiz completam 20 anos de bem-casadinhos. Para brindar a data festiva, com todos os cuidados de praxe nesse 2020, afinal o novo coronavirus é virus multinacional, Heloisa y Marco reunem alguns bons amigos na chiquérrima Samaipata para uma pequena cerimônia para brindar essas Bodas de Porcelana.

A mais poderosa e variada adega do Sul de Minas, a Adega Dissul, de Mônica Daher, apresenta o “Festival Vinhos de Portugal”. Tintos, rosés ou refrescantes brancos, em cartaz na Dissul, até domingo, 1º de Novembro.

Boas novas para o pessoal do Cineclube “Pipoca & Bala Pipper”, em cartaz há mais de 20 anos na Ardeia. O videorama Itamar Bonfim, que é um dos pais do Pipoca & Bala Pipper” manda avisar que está reabrindo a sala na próxima e movimentada terça-feira, 3 de novembro. Como nem tudo é normal ainda, “Pipoca & Bala Pipper” volta à cena com a limitação de 50% da lotação (30 poltronas) e uso obrigatório de máscaras. E álcool em gel.O cineclube, continuando a programação interrompida em março/2020, apresenta o mezzo drama/mezzo romance “Assim Estava Escrito”, produção de 1953…

…na sequência, ainda eo mês de novembro serão apresentados “Já Fomos Tão Felizes”, comédia, de 1960, com Doris Day e David Niven; “Nevada Smith”, com Steve McQueen, de 1966; “Entre a Loura e a Morena”, um musical com Carmen Miranda, produzido em1943. O Cineclube “Pipoca & Bala Pipper” é apresentado todas as terças-feiras, ás 20h, no Anfiteatro da Casa da Cultura, com entrada franca.

***

E seu o grupo passense “Edinho Santa Cruz” estarão em foco no quadro “Quarentena do Artista”, na pauta do jornal “EPTV” – primeira edição, amanhã, na tela da EPTV Sul de Minas, a partir do meio-dia. a produção e apresentação é da jornalista Patrícia Moser, com imagens de cacá trovó. Na “Quarentena do Artista”, Edinho lembra como tudo começou, as participações nas trilhas sonoras de novelas, no “Fantástico” e por vários anos, como a banda do “Domingão do Faustão”. de quebra, rola a indispensável canja com sucessos que o consagrou. Também no quadro, Edinho fala como está atravessando essa quarentena 9agora, por exemplo, a quarentena do artista é no guarujá/sp)
e de seus projetos para o futuro

***

A GENTE JÁ SABIA, Campeiz!!! Com a participação de equipes cearenses e equipes convidadas de outros estados, fortaleza – a capital do ceará – sediou “a Copa Brasileirinha de Futsal Feminino 2020” nas categorias Sub 14 e Sub 17. entre as equipes convidadas, estava lá a “seleção” do INSTITUTO DONA OILDA/Prefeitura municipal de PASSOS, dirigida pelo técnico campeão mundial vicente campeiz. de campeão, para campeãs: as meninas voltaram do nordeste como Campeãs da Copa Brasileirinha de Futsal de Base, em sua categoria

***

DOUTOR JECKELL? MISTER HYDE?!? fRANK ESTÁ!?! dE MÉDICO E DE LOUCO – NÃO NECESSARIAMENTE NESSA ORDEM – TODO PREFEITÁVEL TEM UM POUCO… OU MAIS, PARA ALGUNS! E O que fazer quando as camisas já não seRvem, as calças não cabem e os coletes não abotoam mais? Reestilizar, reestilizar e reestilizar. Assim nasce aquele visual TIPo Loucoringa – na SUGESTÃO DE WILSON CRIVELIN JR PARA UMA noite de Halloween No Woodstock Bar (NO CASO, AMANHÃ)! A Make temática feita somente na noite da festança, claro!
SE JOGA, BI, SENÃO O VIRUS TE VIRULARIZA…

Get the mood! ” Feelings” – A nova coleção Nova D está em cartaz na e-store e também na flagship store da marca,na Avenida da Moda. Entre no clima!