Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por César Tadeu

28 de outubro de 2020

O estadual Cássio Soares, entre outros representantes do Estado, da União, sociedade civil, imprensa e empresários do Sul e deste Sudoeste das Geraes participaram, hontem, da primeira reunião extraordinária, em forma de audiência pública/debate armado na Assembleia Legislativa mineira, acerca do uso das águas do Lago de Furnas – um dos maiores reservatórios artificiais do planeta e, por aqui, não à toa conhecido como o “Mar de Minas”

A Comissão de Proposta de Emenda à Constituição nº 52/2020 na verdade visa providências imediatas quanto ao uso múltiplo das águas dos reservatórios de Furnas – e de Peixoto, que é o lago que banha faixas de terra no município de Passos – notadamente pelo turismo, pela agricultura, pela piscicultura e pelo transporte…

…Na audiência pública realizada na ALEMG também foi apreciado o Requerimento de Comissão 7.537, de 2020, de autoria dos deputados Cássio Soares, Dalmo Ribeiro Silva, Mauro Tramonte, Professor Cleiton e deputado Ulysses Gomes. Não demorem muito, deputados: o volume das águas do Lago de Furnas voltou a baixar.

Ah, sim: em tempo de extraordinárias nas casas legislativas, por aqui, nos domínios da refrigerada Câmara Municipal de Passos está marcada para amanhã uma daquelas sessões realmente extraordinárias. Em pauta, na verdade, um debate entre os 7 postulantes à cadeira#1 instalada na Praça Geraldo da Silva Maia – a Praça do Rosário…

…O mezzo pela-porco/mezzo balanga-beiço, melhor dizendo, debate, vai rolar a partir das 20h e, como tem sido a praxe, com transmissão pelas redes sociais da refrigerada Câmara e pelas ondas da web TV Passos. Imperdível!
Apelos sensoriais que inspiram contemplação e estimulam sensações, que induzem ao visual e ao toque. A Coleção Sensorial Diamond, da Cerâmica Portinari, ganhou novas cores e texturas que convidam a observar, a tocar em peças que remetem às impressões em 3D e produzem uma superfície mais refinada, acentuando seus efeitos gráficos e relevos imponentes, que marcam ambientes. “Sensorial Diamond”, da Cerâmica Portinari é mais uma exclusividade da Ponto Bello Acabamentos…

…outras coleções de pisos e revestimentos da Portinari, outras marcas renomadas em revestimentos nacionais e importados, cerâmicos ou em madeiras, mais condições especiais de pagamentos, só na Ponto Bello – primeira butique de pisos e revestimentos em Passos e região. Na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

O violonista passense Celso Faria é o convidado de hoje na programação da “27ª Semana do Violão Online” do Conservatório Estadual de Música de Varginha. Em 2020, como quase tudo mais, o evento vai ser em forma de vídeos gravados pelos professores, alunos e convidados, especialmente para a “Semana do Violão”. E transmitidos pelo Instagram, pelo YouTube e pelo Facebook do Conservatório.

O recital com Celso Faria (na verdade, um duo Faria e Braga) apresenta obras de três importantes compositores para o repertório brasileiro de flauta (todas originalmente com acompanhamento de piano e transcritas para violão por Celso Faria), do século XIX e início do século XX – Matthieu-André Reichert (1830-1880); Joaquim Antônio da Silva Callado (1848-1880); Patápio Silva (1880-1907), três dos principais nomes do instrumento no país à época, que atuaram como performers, professores e compositores.  Hoje, às 20h.

Mais do “Mar de Minas” e suas atrações lindeiras: “Carmo do Rio Claro (MG) se destaca em oportunidades turísticas” é o título da reportagem assinada pela jornalista Ana Azevedo, para as páginas impressas/virtuais do jornal “Brasilturis” – publicação do Grupo Via, editada ali pelos bons lados de Higienópolis, in São Paulo/SP…

…“Cultura, história, gastrono-mia e ecoturismo definem Carmo do Rio Claro, município mineiro que desponta como opção pelo empenho do empresariado local, escreve Ana. “Carmo do Rio Claro prova a expressão que diz haver ‘muitos Brasis a serem descobertos dentro do Brasil’. Localizado no sul de Minas Gerais, o município é marcado pelos biomas do Cerrado e da Mata Atlântica e exibe grande potencial turístico. O empenho dos empresários locais é um impulso e tanto para colocá-lo em destaque no mapa do Turismo nacional.” Para quem ainda não conhece, fica a dica para o final de semana prolongado que vem chegando!

A Primavera está no ar! E o Verão 2021 também! Nas vitrines e araras da Sangue Azul, butique masculina. As melhores marcas em roupas, sapatos e acessórios, exclusivas da Sangue Azul – para homens com estilo. Na Avenida da Moda.

Sorry, Nãna de Minas, mas mais da Calmo Carmo! Gabriel Villela é phodão. O carmelitano diretor, cenógrafo, figurinista e não menos um bambambã das artes cênicas brasilis, acaba de receber mais um respeitável reconhecimento pelo teatro-poesia que o caracteriza:..

…a indicação – ou indicações, no caso de Villela -, ao “ 6º Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas” nas categorias “Melhor Diretor”, “Melhor Cenógrafo” e “Melhor Figurinista” por seus trabalhos na montagem de “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna.

Ah, sim: e também de “Melhor Espetáculo”, no caso, o mencionado “Auto da Compadecida”, apresentado pelo Grupo Maria Cutia, de BH.

A 6ª edição do “Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas” é uma realização do Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais – o Sinparc/MG e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – a Copasa, que elegem os melhores do Teatro nas Minas Geraes. Por conta dos novos (quase velhos) protocolos em função da Covid-19, neste ano de 2020 – ô! ano – a cerimônia de premiação do “Copasa Sinparc de Artes Cênicas” será transmitida virtualmente, em data ainda a ser confirmada pela organização.

A propósito, o prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas é o único e mais importante da categoria realizado no Estado. Recebem destaque os melhores diretores, atores, bailarinos e figurinistas de montagens adultas, infantis e de dança, além de artistas e técnicos envolvidos nos espetáculos que estrearam na capital mineira em 2019 (se incluissem o interior do Estado, a Trupe Ventania estaria no páreo)…

…As bailarinas, diretoras e core ógrafas Dulce Beltrão e Sylvia Calvo, integrantes da Primeira Companhia de Dança do Estado, serão as homenageadas dessa edição do prêmio.

A propósito, a propósito disso tudo aí acima escrito, a direção, a cenografia, o figurino, enfim, um dos melhores espetáculos tea-trais apresentados em 2019 no Brasil – o “Auto da Compadeci-da”, de Ariano Suassuna, no viés de Gabriel Villela para o Grupo Maria Cutia -, foi apresentado em julho de 2019, em aglomeração pública das maiores, como parte integrante da programação do “III Festival Nacional de Teatro de Passos”…

…Em palco poderoso montado em frente à Igreja Matriz. Aliás, essa foi a única apresentação do incensado e premiado espetáculo do Maria Cutia ao ar livre – con forme sua concepção original. Todas as outras apresentações da peça – em Beagá, em temporada paulistana ou em mais algumas outras poucas cidades -, acontece ram em salas fechadas de teatro.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarente na. Acupuntura como tratamen to, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisiotera peuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Pelos lados da APAE de Passos, a ação “Conectados pelo Bem” es tá recebendo doações de jalecos, toucas descartáveis e/ou doação em dinheiro para a instituição, numa campanha que acaba na sex ta-feira 30. Interes sados podem entrar em contato com a secre taria da APAE, pelo 35/3529-1700. Ou, para doações em espéci e, fazer depósito bancário no Banco do Brasil – agência 0194-5, CC 4252-8.

O violonista passense Celso Faria é o convidado de hoje na programação da “27ª Semana do Violão on line” do Conservatório Estadual de Música de Varginha. Em 2020, como quase tudo mais, o evento vai ser em forma de ví deos gravados pelos professores, alunos e convidados para a “Se mana do Violão”. E transmitidos pelo Instagram, pelo YouTube e pelo Facebook do Conservatório.

O recital com Celso Faria (na verdade, um duo Faria e Braga) vai apresentar obras de três im portantes compositores para o re pertório brasileiro de flauta (to das, originalmente, com acompa nhamento de piano e transcritas para violão por Celso Faria), do século XIX e início do século XX – Matthieu-André Reichert (1830 -1880); Joaquim Antônio da Sil va Callado (1848-1880); Patápio Silva (1880-1907), três dos princi pais nomes do instrumento no país à época, que atuaram como performers, professores e compo sitores. Hoje, às 20h.

O bailarino, coreógrafo e figu rinista passense Átila Freire – com seus alunos – participou da vigésima edição – on line, em 2020 – do “Dia da Dança”, capi taneado pelo Sindi Clube/Círculo Militar de São Paulo/Clube He braica em São Paulo/SP…

Na coreografia “Divas e As tros” (para a categoria Estilo Li vre do festival; com direção e edição de Giovana Grassi Salles), Átila Freire assina a autoria e figurino do número, junto com Giovana Salles. Atila Freire e Gi ovana também participam de “Divas e Astros”, dançando.

***

Co-autor da coreografia (com Giovana Salles) e autor do figurino o passense Atila Freire – com Giovana – participa de “Divas e Astros”, dançando. para a edição 2020, on-line – do “Dia da Dança” capitaneado pelo Sindi Clube/Círculo Militar de São Paulo/Clube Hebraica. Agora mesmo, in São Paulo/SP…

***

Não se engane, bugrada, que isto É uma ilusão de óptica. Ou ponto de vista! A enclausurada mestra e professora de jornalismo, jornalista dessa Pholha, universitária & festeira adriana dias, na clausura (por algum merecimento) recebe a visita de bem aventuradas carmelitas; dia desses, de reportagem de campo em endereço ali, na rua dom inácio…

***

saudade de um grande espetaculo ao ar livre, com toda a aglomeração de direito – e sem o uso de máscara -, né não, minha filha? como naquela noite de julho de 2019, com milhares de pessoas aplaudindo o “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, por gabriel villela, para o grupo maria cutia, de beagá.

o “Melhor Espetáculo”, o “Melhor Diretor”, o “Melhor Cenógrafo” e o “Melhor Figurinista” – segundo as indicações do “6º Prêmio Copasa Sinparc de Artes Cênicas” – se apresentavam aos pés da igreja matriz Senhor Bom Jesus dos passos, em cena aberta do III festival nacional de teatro. A gente era feliz …e reclamava!

***

Get the mood! “feelings”- a nova coleção nova d está em cartaz na e-store e também na flagship store da marca, na avenida da moda. Entre no clima!