Destaques Quinta Coluna

Express Press

Por César Tadeu

23 de outubro de 2020

Pelos lados do poderoso Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, a Gestão 2020/2022, encabeçada por Darlan Esper Kallas, poe pra circular entre associados do SinRural Passos e demais associados, informação dando conta de que, abre aspas…

“Essa diretoria, através de um trabalho sério e honesto cumpre mais uma etapa de trabalho. Es-tamos quitando o total da dívida da gestão passada com a Previ-dência Social (INSS de nossos funcionários) que em 01/2017 era de R$ 111.365,77. Novos desafios enfrentaremos com responsa-bilidade e bom senso. O nosso Sindicato é muito maior que nós e merece respeito. Grandes dire-tores passaram por aqui e deixa-ram seus exemplos. O caminho do Bem Comum é espinhoso, mas a nossa humildade é maior. Adiante. Sempre adiante. Deus proverá”. Assina a peça a a Gestão 2020/2022.

Livre pensar, é só pensar: com gestores assim, a septuagenária e histórica Casmil estaria aí, firme e forte, como quando “grandes diretores passaram por ela e dei-xaram seus bons exemplos”. E a CrediAcip, idem. Para ficar só nestes dois exemplos mais recentes…

A pandemia do novo corona vírus, quem diria, afastou até a sempre calorosa disputa pela pre sidência do CPN – o mega-ultra-gigantesco Clube Passense de Na-tação, que tem um quadro de as-sociados maior do que a popu-lação de algumas cidades da re-gião. Diferentemente de anos passados, de acaloradas eleições no vermelho-e-branco, para este atípico ano de 2020 ficamos assim combinados: o presidente André Cardoso Soares Maia vai ser re-conduzido para mais um manda-to de dois anos à frente do CPN; segundo o previsto para aconte-cer durante a assembleia geral or-dinária agendada para o dia 8 de novembro, das 8h às 17h…

…Porém, mais porém, as ins-crições para o conselho delibera-tivo do CPN – que é constituído por 15 sócios do clube – conti-nuam abertas até 3 de novembro. Para novo mandato, cinco con-selheiros serão substituídos: Fernando Mattar, João Getúlio de Oliveira, José Carvalho Santi-ago, Maria Aparecida da Silva Melo e Piassi Giovani. Os novos e próximos cinco conselheiros a serem eleitos terão mandato de quatro anos.

Peças decoradas que combinam com todas as cores das outras peças da Coleção DOM – Dom kit nat, em porcelanato 20cm x 20cm, bold. Tem ainda as peças Dom Brown nat, 100cm x 100cm, retificadas; uma exclusi vidade da Cerâmica Portinari para suas lojas Concept e Dia mond – como a Ponto Bello Acabamentos…

…Condições especiais de paga mentos, outras marcas renoma das em pisos e revestimentos, nacionais e importados, exclusi vos da Ponto Bello – primeira butique de pisos e revestimentos em Passos e região. Na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

O MilkPoint realiza desde 2001 o levantamento “Top 100”, que reúne os 100 maiores produtores de leite do Brasil. A partir do levantamento, é possível entender o que acontece com o mercado de leite, no âmbito dos maiores produtores, ajudando a identificar tendências de migração da produção entre regiões e tipos de sistema de produção que se consolidam no país, entre otras cositas mas…

Lembrando aos não iniciados que o ranking “ Top 100 /2020” tem como base a produção/co-mercialização nas maiores fazen-das leiteiras no ano de 2019…

… vai daí que, anteontem, foi divulgado o ranking dos 100 maiores produtores de leite do Brasil, viva! De acordo com o levantamento “Top 100 Milk point”, o 10º maior em 2019 também continua sendo o 10º maior produtor de leite no Brasil. No caso, a Fazenda Santa Luzia, em Passos, do Grupo Cabo Verde. A produção comercializada pela Santa Luzia em 2019 totalizou 14.133.700 litros de leite; uma produção média diária de 38.722,47 litros.

6º lugar no Top 100 Milkpoint 2019, as Fazendas Reunidas ACP e Filhos, na vizinha Carmo do Rio Claro, permanecem em 6º lugar entre os 100 maiores produtores de leite do Brasil no levantamento Milkpoint 2020. Com produção comercializada em 2019 totalizando 16.976.572 litros de leite e uma produção média diária de 46.511,16 litros. Carmo do Rio Claro comparece no Top 100 2020, também no 72º lugar do ranking com o Recanto Grão Mogol (79º no ranking de 2019) de Moizés e Luciano Lemos – produção comercializada em 2019: 4.722.311 litros; produção média diária:12.937,84 litros…

…Não menos da calmo Carmo do Rio Claro, aparece na 93ª posição do ranking a Fazenda Barreiro, de José Haroldo Vilela Jr e Robson Vilela Sá Fortes. (produção comercializada em 2019: 3.988.607litros de leite).

Amanhã tem “Atenas Aberta” para interessadxs em conhecer tudo sobre o campus de Passos da Faculdade Atenas. Como tem sido regra geral neste 2020 – ô! ano – , a viagem pelas instalações do campus será em formato virtual, com saída marcada a partir das 9h. No roteiro, tudo sobre o campus da Atenas Passos, seu curso de Medicina, o novo curso de Odontologia já em 2021 e o polo EAD UniAtenas com seus mais de 10 cursos de graduação a distância.

Enquanto isso, alertar sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero é o objetivo do próximo encontro da série “Atenas Lives”. Em parceria com o Hospital Regional do Câncer de Passos e com a Liga Acadêmica de Oncologia, a live “Outubro Rosa” vai rolar na próxima terça-feira 27, transmitida pela Faculdade Atenas Passos pelo Instagram..

…tendo como convidadas a doutora Maria Lúcia Pereira – é médica ginecologista, obstetra e mastologista – e a doutora Maysa Lemos Simosono, que é oncologista clínica. As apresentações serão mediadas pela doutora Lucélia Caputo, coordenadora do curso de Medicina da Faculdade Atenas Passos. Anotaí e ajude a disseminar essas informações fundamentais para a saúde da mulher.

A Primavera está no ar! E o Verão 2021 também! Nas vitrines e araras da Sangue Azul, butique masculina. As melhores marcas em roupas, sapatos e acessórios, exclusivas da Sangue Azul – para homens com estilo. Na Avenida da Moda.

Mestre em Promoção de Saúde e profissional da Educação Físi-ca, Claudinha Arouca dá conta da realização da 3ª edição do “+E duca Dance – Mostra de Dança de Passos” – 100% on-line neste 2020. Participam desta edição a Cia de Dança Carissa Bellydance (Passos), o Clube Passense de Na-tação, a Dança Arte e Cultura de Sacramento (Sacramento/MG), o Estúdio de Dança Árabe Natha-ny França (Passos), o Studio Isa-dora Galdiano (Barretos/SP) e Tribo Alecri (de Balsas, no Mara-nhão)…

…As coreografias passam pelos mais diversos estilos, com a dança árabe, o ballet clássico, ballet contemporâneo, a dança cigana, o estilo livre, hip-hop e zumba. Ao todo serão apresentadas 14 coreografias. Anota aí na agendinha: o “+Educa Dance – Mostra de Dança de Passos 2020” vai acontecer on-line na tela do Canal Mais Educa Eventos, no YouTube, na segunda-feira 26 e terça-feira, 27 de outubro.

Antes disso, a mencionada Nathany França, que acaba de voltar com um segundo lugar num concurso de dança árabe organizado em Buenos Aires/Argentina, é a convidada para um workshop de dança árabe para bailarinos e bailarinas profissionais da Espanha, Ucrania, Índia, México, Canadá, da América do Sul e Central. “Unidos por la danza” vai acontecer on line, com workshop de Nathany direto daqui, d’Ardeia, no domingo a partir das 14h.

Nathany agita seus sete véus ás 16h, em free class com transmissão pelo Facebook na página Unidos por la danza.
Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Em 2021 – sim, bugrada, vai ter 2021! – a APAE de Passos com-pletará 50 anos. Por conta disso a instituição manda ver, desde já, uma convocação geral para quem quiser fazer parte desta comemo-ração! Por exemplo, os apaeanos passenses estão organizando o concurso “Slogans 50”…

Se lguem nas regras, bugrada: a frase deverá ser específica ao “Jubileu de Ouro da APAE”, contendo no máximo 90 carac-teres, em língua portuguesa e deverá ser, principalmente, uma frase original. Mais simples, im-possível!..
…Uma Comissão Julgadora, re-cheada de profissionais capacita-dos do quadro de renomadas ins-tituições de Passos ficará por con-ta de escolher o Slogan 50. A par-ticipação será no Instagram da APAE Passos e os participantes deverão elaborar e publicar a frase até o dia 13 de Novembro de 2020. Para tão grande honra, nem precisaria prêmio, mas vai, sim, ter um prêmio, que será em forma de uma peça artesanal confeccionada pelos usuários da instituição…

Ah, sim: funcionários da APAE de Passos e seus familiares não podem participar do concurso. Dúvidas ou mais informações pelo 35/9-9824-6676.

Antes, para hoje mesmo, Laris-sa Lorena participa de um sarau poético on-line, que é parte inte-grante da programação do “5° Festival de Poesia de Lisboa”. Do lado de cá do Oceano Atlântico o festival português acontece das 14h às 15h, no Instagram @festi valdepoesiadelisboa. Pluguem-se: Larissa é aluna do curso de Jornalismo da UEMG/Passos.

Amanhã tem “Fralda Rock” agitando, mas de acordo com todos os protocolos decretados e sem aglomerar geral, o Arquivo’s Bar. Animando a festa a banda Tio Guedes; na área,ainda, venda e exposição de telas do Ateliê Passart…
…O “Fralda Rock” funciona as-sim: para participar do auê vo-cê leva um pacote de fraldas. Não esqueça a mácara e seu próprio álcool em gel, mané! Os serviços no Arquivo’s começam ás 20h.

***

“Os Silva”, quem diria, só faltam virar notícia no the new york times… antes disso, “Os Silva na América” – que é digamos, uma série gravada para plataformas tipo (e exibida no) youtube, escrita, roteirizada e produzida por edelweiss lemos em boston/massachusetts (onde ela não é silva, mas é edel holz) foi parar num congresso pilotado pela universidade da Bahia. mais exatamente, na “mesa 3” de tal congresso, onde discutiu-se a “Literatura Brasileira nos Estados Unidos e Literatura Brasileiro-Americana: O olhar da Críticade”. professores mediados pelo Professor doutor Antonio Luciano de Andrade Tosta (University of Kansas, Pós-Crítica/UNEB) analisaram a vida do imigrante brasileiro na América do Norte, a partir dos “Silva” de edelweiss. E Ela não estava errada!

***

Jiva Oliveira (baixo/vocal), Rodrigo Lara (guitarra/vocal) e Talmo Rosa (batera/vocal) formam o power trio mais conhecido pela plebe rude & ignara como Tio Guéder – a banda puro rock artesanal, feito a mão, aqui por esses lados da Serra da Canastra. Tio gueder é a atração sonoro-musical de amanhã, em noite fralda rock, no arquivo’s bar

***

Get the mood! “feelings”- a nova coleção nova d está em cartaz na flagship store da marca, na avenida da moda.
entre no clima!

***

Assim, sem aglomeração, pode! Eustáquio Donizete Vieira e Vera Lucia Leite Vieira – o casal Monteforte Ltda – convocou jaime churrasqueiro para uma churrascada geral para o pessoal da firma. Dia desses, só para descontrair…