Destaques Quinta Coluna

Express Press

3 de julho de 2020

Ao longo de uma hora e meia de cerimônia online via Youtube, a Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro capitaneou na noite de anteontem, a 14ª edição do “Prêmio APTR” celebrando o cenário teatral carioca. A festa da premiação online, apresentada por Maria Padilha e Miguel Falabella, teve lá seus percalços de conexão, delays, falhas na comunicação entre os premiados e os apresentadores, mas nada que ofuscasse o brilho de cerimônia…

…que, mesmo com toda a pandemia, conseguiu premiar 20 produções divididas em 15 categorias diferentes. Entre indicados & premiados estavam lá o ator e produtor Claudio Fontana (em cena de “Estado de Sítio”como A Morte) e o carmelitano Gabriel Villela – diretor e figurinista premiado pelos realizadores do “14º Prêmio APTR” por seu trabalho em “Estado de Sítio” (apresentada no palco do Sesc Ginástico, durante temporada no Rio de Janeiro em julho do ano passado).

Gabriel Villela levou o prêmio de “Melhor Figurino” “Estado de Sítio” também ficou com o prêmio de “Melhor Espetáculo” – dividido com o musical “A Cor Púrpura”. Nos agradecimentos online, direto de seu sítio, no estado de Carmo do Rio Claro, Gabriel Villela citou o elenco e a equipe – o cenógrafo José Carlos Serroni, a preparadora vocal e cassiense Babaya Morais e Marco França, pela qualidade da direção musical. E também ao Sesc São Paulo e Rio que receberam o espetáculo – quase que premonitório, para os dias de hoje -, a partir de texto universal de Albert Camus.

Primeira butique de pisos e revestimentos da região, a PontoBello Acabamentos está atendendo normalmente, seguindo normas rígidas e importantes de prevenção e cuidado com a saúde de todos, em cumprimento aos decretos municipais. Atenta quanto às determinações quanto ao uso de máscaras, do distanciamento entre os consumidores no interior da loja e de higienização durante o atendimento presencial, etc. etc. etc…

…lá dentro, a PontoBello Acabamentos – que é loja exclusiva da Cerâmica Portinari para Passos e região – tem ainda o melhor em revestimentos cerâmicos da Manufatti, Palimanan e até clássicos pisos de madeira – madeira de verdade – da Triângulo. A PontoBello está aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 13h. Para quem preferir, agende o “Atendimento PontoBello” pelo 35/9-8899-8600. Ou na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Live forever. Live for all. Live geral! Não tem crise na temporada de lives – musicais, artísticas, esportivas, educacionais, interativas, espirituais e afins, pra todo mundo, no Facebook, Instagram, YouTube ou nos web-canais dos próprios performers.Por exemplo, todo domingo tem live poética com o padre Gilvair Messias, da Paróquia São Benedito. O padre escritor pilota um bate-papo, entremeado com a leitura de poemas, em “Obsclaridades”. Sempre ás 20h, no Face (@gilvairmessias), no Instagram (sentimentosdepoeta) e no YouTube (Gilvair Messias).

Antes, é amanhã a live solidária “Mulheres do Rock”, pilotada por Aline Alux, em prol do APAE de Passos. Aline e sua banda Alux fazem a festa a partir das 19h, com transmissão pelo YouTube (https://www.youtube.com/c/AlineAlux ) Tem ainda o link para quem quiser fazer sua doação http://vaka.me/1140369

Na flagship store Nova D, na Avenida da Moda, é tempo de venda especial com descontos progressivos Nova D. Funciona assim: 3 peças, desconto 30%. 4 peças tem desconto de 40%. 5 peças ou mais, desconto de 50%. E isto em 6 x no cartão.

Já pelos lados do Jardim Colégio de Passos, o curso de Medicina da Faculdade Atenas Passos marca para a terça-feira, 7 de julho, o próximo encontro da série de lives não-musicais) sobre a Covid-19 e assuntos afins relacionados à pandemia. O segundo tema da série abordará “Doenças Endócrinas e Covid-19”, apresentado pela professora doutora Anna Luiza Bittencourt, com mediação da doutora Fernanda Lopes, que são docentes do curso de Medicina na Atenas Passos. A transmissão ao vivo será às 19h e para assistir é só acessar os ‘stories’ do perfil atenas.passos, no Instagram.

Enquanto você está aí, pensando que por conta do novo coronavirus 19 o mundo vai acabar em lives, saiba, bugre, que a Faculdade  Atenas de Passos, plantada ali no número 1.000 da Rua Oscar Cândido Monteiro, no já citado Jardim Colégio de Passos, iniciou suas atividades em 2018, com o curso de Medicina. Com atuais 4.168m² de área construída, o campus já recebe ampliação de outros 4.400m² para novas turmas e novos cursos. Porque a pandemia vai passar!

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena, stress viral, por conta de marido, filhos, gatos, papagaios ou sogros em geral, tudo sob o mesmo teto 24h por dia, semanas a fio. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamento pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

O pessoal em São Roque de Minas e cercanias vai pra galera! É que o Sicoob Saromcredi acaba de escrever mais uma página de sucesso em sua história: a cooperativa recebeu sua primeira certificação GPTW – de Great Place To Work. O selo GPTW é internacionalmente conhecido e aponta as melhores empresas para trabalhar. A nota do Sicoob Saromcredi – que atingiu 92 pontos – reflete o reconhecimento dos colaboradores pelas boas práticas culturais, modelo de gestão, credibilidade das lideranças, investimento em desenvolvimento dos colaboradores, estrutura, bem-estar e boas condições de trabalho oferecidas. Inspirada pelas melhores empresas pra se trabalhar, a certificação GPTW é umas das grandes empreitadas da Saromcredi neste ano de 2020.

Pra festejar, associados, já marquem na agenda! Amanhã 4 de julho, a partir das16h30 tem live com o Skank na Celebração do #DiaC 2020 – que é o Dia de Cooperar. O showzaço será transmitido pelo canal youtube.com/SistemaOcemg.

Para mais daqui a pouco, o Sicoob Saromcredi inaugura aqui na Ardeia mais uma agência bancária da cooperativa. Dessa vez, plantada na Avenida Poços de Caldas, esquina com a Rua Ibiraci. Lembrando que a cooperativa de São Roque de Minas já possui uma big agêcia bancária num outro alto da cidade, na Avenida Juca Stockler.

Sangue Azul – presente e muito estilo há 30 anos. Camisas Dudalina, Highstil, VR Collezioni, Bea gle, calçados e acessórios Sergio’s… Sangue Azul, butique masculina, na Avenida da Moda, 3092.
O Sistema FAEMG/SENAR/INAES pôs na praça a edição piloto do “Guia Virtual do Empório Senar Minas” – publicação que apresenta, em sua primeira versão, mais de 60 produtores que passaram pelos treinamentos da entidade e que vendem seus produtos nos eventos onde o Empório está presente. De Passos por exemplo, tem o pessoal do Celeiro do Leite…

…São queijos, cafés, doces, quitandas, defumados, artesanatos diversos e cositas quetais, fabricados com a expertise adquirida nos treinamentos do Senar Minas e o capricho e qualidade típicos dos produtores rurais mineiros, conforme as características culturais e gastronômicas de cada região.
A publicação, que também divulga os contatos dos produtores, surge como mais uma ferramenta que o Sistema FAEMG coloca à disposição do homem do campo neste momento, para que ele retome suas vendas: o isolamento social necessário por conta da pandemia tirou as feiras da rua e suspendeu as exposições.

O “Guia Virtual do Empório Senar Minas” está dividido por regionais e é mais um canal de divulgação de empreendimentos resultantes de cursos promovidos pelo Senar em suas mencionadas regionais, como é o caso do Escritório Regional de Passos – o ER-09. Além de possibilitar a compra direta com o produtor.

O critério para estar no Guia é ter sido aluno dos treinamentos do Senar nas áreas de alimentação, artesanato e outros cursos que possibilitem a abertura de um empreendimento. A edição piloto divulga também produtores oriundos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG e de cursos realizados em feiras e exposições…

…A participação está aberta a outros egressos para as próximas edições. O interessado em participar deve procurar o Escritório Regional do Sistema FAEMG (aqui na sua região, o mencionado ER-09). O Guia pode ser baixado gratuitamente no link do Senar Minas.

Duas vezes Inverno na Preto & Branco Calçados. Em dois endereços na Avenida da Moda, nos números 3065 e 3104. E tem a Preto & Branco Conforto, loja exclusiva da Usaflex. Também na Avenida da Moda.

Vacas, novilhas, bezerras e touros, em lotes muito especiais, movi-mentam o “Top Leilão Gado de Leite” que o Sindicato dos Produtores Rurais de Passos/SinRural agendou para o domingo, 5 de julho. Desnecessário dizer que o “Top Leilão Gado de Leite” será um leilão virtual, em parceria com a MultipiX.

Essas coisas a gringolândia não registra e nem toca no assunto! O Brasil é também o segundo país do planeta em número pessoas recuperadas da Covid-19. Segundo a Universidade Johns Hopkins, que tem monitorado a pandemia do novo coronavírus em parceria com órgãos equivalentes ao Ministério da Saúde em todos os países, o número de pacientes brasileiros que se curaram é bem próximo do número de pessoas recuperadas nos Estados Unidos, ainda que o número norte-americanos empesteados pelo novocoronavirus seja bem superior ao de contaminados no Brasil…

…Segundo o site Worldometers, já seriam mais de 1 milhão de curados nos Estados Unidos. A Rússia, segundo a Hopkins, está em terceiro lugar neste ranking de pessoas que foram contaminadas, mas não apresentam mais sintomas da doença. O que não significa que a hora é de dar folgas para as máscaras , para o álcool em gel ou para o distanciamento social. Nada disso, bugrada. Tem um virus aí fora doido pra te pegar!

***

Pelas indicações e premiações da premonitória “Estado de Sítio” (de albert camus), o ator e produtor Claudio Fontana, mais o diretor, figurinista e ícone do teatro brasilis, o carmelitano Gabriel Villela, agradecem os realizadores do “14º Prêmio APTR” – da associação de produtores de teatro do rio de janeiro.

Anteontem, diretamente do cenógráfico esquentalho – à margem do lago de furnas -, para o Rio/RJ, durante live da festa. A propósito, “Estado de Sítio” ficou com o Prêmio de Melhor figurino (Gabriel Villela) e Melhor espetáculo – dividindo o troféu com o musical “A Cor Púrpura”, de Tadeu Aguiar

Com Muito trabalho social pela frente, marco tulio costa/Gleida é o casal-felino (no caso, companheiro leão/companheira leoa) á frente da presidência do Lions clube de passos para o ano 2020-2021

Enquanto isso, no mesmo lar, doce lar, de olhos bem abertos para com cúrriculVns vitae que têm grassado por planaltos e planícies centrais, o leonino presidente Marco Túlio Costa faz questão de Compartilhar com Público e carteiros amigos uma recente Revisão no currículo “Lates Mas não Mordes” de sua cachorrinha Tulipa. Daí, Onde outrora se lia “mestre em Latim”, uive-se “ama Latir”. Tulipa, ainda que convidada, também não foi Ministra de coisa alguma, apenas ministrou lambidas afetivas em mãos amigas. E desmenteveementemente que os Chineses paguem sua ração,
só porque é Cachorra antifascista. uau-auuuu!

Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Passos – hospital regional de caráter filantrópico, ranqueado pela revista “Newsweek” como 12º melhor hospital do brasil – Vivaldo Soares neto agradece a todos os que contribuíram com a terceira edição da Campanha e faz a entrega oficial do imóvel aos agora proprietários da “casa amor”, o casal Denilson Marcelo de Pádua Neto/Tânia Maria de Souza Pádua. Que venha a quarta edição! …manhã dessas, de todos com máscaras faciais de proteção e alguns com chaves de casa nova no bolso.

Agora mesmo nominado pelo papa francisco como novO bispo auxiliar da Arquidiocese do
Rio de Janeiro, o passense Dom Célio da Silveira Calixto Filho posa em familia: com os pais,
Célio da Silveira Calixto/Maria Blandina Junqueira Calixto, mais as tias Wilma da Silveira e Elizabeth da Silveira Calixto, Ingrid Turbay Rangel Calixto, Marcelo Junqueira Calixto e Luciano Junqueira Calixto – irmãos, cunhadas, netos e amigos. Dom Célio será ordenado
bispo auxiliar em cerimônia a ser celebrada no dia 22 de agosto, na catedral metropolitana
de são sebastião do Rio de Janeiro. Quando dom célio também receberá como insígnias episcopais o anel, o báculo pastoral, a mitra e a cruz peitoral. Mas, desde já o novo bispo auxiliar Arquidiocesano usa o solidéu do ofício