Destaques Geral

Executivo de Piumhi vai prorrogar IPTU e contas de água até junho

6 de abril de 2020

PIUMHI – O Prefeito de Piumhi Adeberto de Melo, o Deco, anunciou nesta quinta-feira, 02, o envio à Câmara dos Vereadores de duas medidas de auxílio à população do município neste momento de crise. Trata-se da prorrogação e parcelamento do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do adiamento da conta de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Com relação ao IPTU, que venceria agora, a proposta é que seja pago em Julho e possa ser dividido em cinco vezes. “Como nós não podemos, não temos legislação para isso, isentar o IPTU, nós prorrogamos o prazo de pagamento, nós temos embasamento legal para isso”, afirmou o prefeito. A prorrogação será até o dia 31 de junho. O prefeito também explica que o ano fiscal fecha em dezembro, por isso não é possível prorrogar por mais tempo.

Quanto ao pagamento das contas de água do Saae, a prefeitura propõe adiar os pagamentos por 90 dias, daquelas que vencem até dia 31 de junho. “Também não temos leis que autorizem a gente a isentar o pagamento de água”, justificou o prefeito. Assim, as contas que venceriam nos meses de abril, maio e junho, podem ser pagas em julho, agosto, setembro ou outubro, sem multa e sem juros. Todos os cortes de água pelo não pagamento das contas também foram suspensos. “Isso está suspenso por tempo indeterminado, podendo, dependendo da situação, a gente revogar esse decreto e começar a vida normal”, disse o prefeito.