Destaques Geral

Escola São José homenageia os 163 anos de Passos

Por Stéfany / Especial

15 de Maio de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – A Escola Estadual São José realizou, nesta sexta-feira, 14, uma homenagem ao município de Passos pelo 163° aniversário de emancipação. Um painel criado por Helvio Aveiro e Daiane Martins estampa uma parte do muro do estabelecimento de ensino, que funciona há mais de 50 anos. O trabalho artístico apresenta imagens que remetem à história da cidade, como a igreja e a capela Nossa Senhora da Penha, a antiga estação ferroviária e a fachada do prédio histórico da Santa Casa de Misericórdia.

A escola também fez um concurso de poesias para comemorar o aniversário da cidade e o texto vencedor, da estudante Graziela Silva Firmino, aluna do 2° ano, foi transcrito no muro da instituição. O diretor da escola, Fabiano Amorim, disse que o projeto foi uma forma de comunicação com e interação com os estudantes durante a pandemia.

Esse tempo de pandemia é um grande desafio para as escolas, professores e alunos. Acho que é importante buscar novas linguagens para se comunicar com nossos alunos. De certa forma, transformamos os muros externos da escola como um canal de comunicação”, disse.

Segundo ele, a ideia surgiu a partir de outros projetos desenvolvidos na cidade em parceria com o casal de pintores Helvio e Daiane, que sugeriram o painel e também o concurso de poesias. O trabalho teve a duração de oito horas.

Pra nós foi maravilhoso executar esse trabalho. Amamos essa cidade. Moramos aqui há 18 anos e não trocamos aqui por nada, tem muita gente boa aqui é isso hoje em dia é raro”, afirma Daiane. “É importante olhar pata a história da cidade para seguir com vigor no futuro, com metas no desenvolvimento cada vez maiores para a cidade e para o povo passense”, disse Helvio.

A ideia do projeto foi muito bem acolhida. Os professores elaboraram o regulamento com muito entusiasmo, os alunos se envolveram com o projeto e os comerciantes também acolheram a ideia”, afirma o diretor da escola.