Destaques Geral

Escola do Legislativo de Paraíso é parceira em projeto sobre “Orçamento Participativo”

20 de Maio de 2022

O "Orçamento Participativo" é um projeto piloto realizado pelos alunos do Ensino Fundamental

S.S.PARAÍSO – A Escola do Legislativo Prefeito Alípio Mumic, da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, recebeu a visita dos representantes do projeto “Orçamento Participativo”, da Escola Municipal Ibrantina Amaral, nesta semana. Os alunos eleitos no cargo de prefeito e vice-prefeita protocolaram um ofício solicitando apoio dos servidores para a execução de uma audiência pública escolar no Plenário da Casa Legislativa.

O “Orçamento Participativo” é um projeto piloto realizado com os alunos do Ensino Fundamental ll – 6° ao 9° ano, em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a escola e a Receita Federal. O órgão realizou a destinação de mercadorias apreendidas para o desenvolvimento de um projeto com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância dos impostos e sua aplicação, além de despertar a consciência política através de situações reais.

A iniciativa deve durar todo o ano escolar de 2022. Entre as atividades realizadas até o momento pela escola, estão trabalho teórico sobre a educação fiscal e a função social dos tributos; campanha eleitoral, eleição, apuração dos votos com fiscais, diplomação e posse dos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores; escolha dos secretários de Educação e Cultura, Esporte e Saúde, feira para venda das mercadorias apreendidas, com pesquisa de preços e melhores estratégias de venda; além da prestação de contas.

Participaram da visita à Câmara o aluno e prefeito Felipe Melo Ferreira, a aluna e vice-prefeitura Laura Oliveira Silva, a coordenadora pedagógica Celeida Aparecida Fernandes e a diretora Elisangela Rabelo.

“O desenvolvimento do projeto tem proporcionado grande aprendizado a todos os envolvidos, inclusive à Equipe Pedagógica. Pois, trabalha assuntos relevantes para os dias atuais de uma forma prática e com a participação de todos”, disse a diretora.