Destaques Geral

Escola de Alpinópolis realiza “Projeto Lixo Vivo” durante visita em local de reciclagem

26 de Maio de 2022

O ‘Projeto Lixo Vivo’ realiza coletas seletivas de resíduos todas as terças-feiras

ALPINÓPOLIS – Os alunos do 8º e 9º anos da Cooperativa de Ensino de Alpinópolis, mantenedora do Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabra (Iepuc), viajaram na última quinta-feira, 19, até a cidade de Ribeirão Preto/SP, para conhecer o trabalho realizado pelo Grupo Zulmira Ambiental, uma empresa que há mais de meio século oferece soluções completas em reciclagem e destinação de resíduos, voltadas à construção de um mundo sustentável.

Os alunos foram acompanhados pelas professoras Sueli Ávila e Adriane Sarno, que lecionam História e Ciências, respectivamente. As turmas assistiram palestras e visitaram vários setores, como o de resíduos contaminados e o de prensagem de ferragem.

Fundado em 1968, o Grupo Zulmira Ambiental cresceu acumulando uma vasta experiência na captação, separação e destinação de sucatas em geral. A empresa comercializa produtos diversos, classificados previamente, que tem como principal característica serem 100% oriundos de materiais recicláveis. Já são 54 anos dedicados à melhoria do meio ambiente e ao apoio de processos sustentáveis.

A visita, segundo a professora Adriane Sarno, é uma das atividades do ‘Projeto Lixo Vivo’, desenvolvido pelo Iepuc, que realiza coletas seletivas de resíduos todas as terças-feiras. Os alunos levam, de casa para a escola, os resíduos separados que, posteriormente, são vendidos e encaminhados para a reciclagem. Todos os dados tabulados com as coletas são apresentados para a comunidade escolar e o dinheiro arrecadado é revertido para os próprios alunos.

“A importância da reciclagem como uma questão individual e de sobrevivência é trabalhada nesse projeto. Esperamos conscientizar e cada vez mais e mudar hábitos em favor da vida”, disse a educadora.

Recentemente a escola realizou um concurso para escolha de uma logomarca e um slogan para representar o projeto. A entrega dos prêmios para os vencedores do concurso deve acontecer nos próximos dias.

“Por entender que a reciclagem é um processo de extrema importância, que necessita ser discutido e ensinado constantemente, foi que o Iepuc apoiou a iniciativa das professoras e não mediu esforços para que essa visita fosse realizada. A escola acredita que crianças e adolescentes que compreendem a importância da reciclagem, tornam-se adultos mais conscientes e responsáveis com o futuro do planeta”, declarou Oxlaine Rodrigues, diretora do Iepuc.