Destaques Geral

Equipe passense participa de Casacor Ribeirão Preto com banheiro terraço

Por Adriana Dias / Redação

21 de setembro de 2021

O escritório passense Estúdio FC, dos arquitetos e urbanistas Maycon Costa e Carla Ferreira, que conta ainda com a design de interiores Francine Silvério, teve o projeto selecionado entre outras 76 propostas para a produção e execução de um banheiro para a 3ª edição da Casacor Ribeirão Preto, que traz este ano o tema ‘Casa Original’, e acontece desta terça-feira, 21 até o dia 7 de novembro, das 15h às 21h, na cidade paulista. A ideia vencedora é o ‘Banheiro Terraço’.

De acordo com Maycon Costa, o Estúdio FC teve a preocupação atual perante a pandemia quanto à saúde dos visitantes da mostra.

“O ambiente, além de ter características únicas em um projeto inovador, se destaca pela preocupação com o cenário que estamos enfrentando durante a pandemia. Desta maneira, os principais elementos do banheiro, que mede 46,76M, traz a cuba e a bacia sanitária da Deca, que funcionam com sistema touchless (sem a necessidade do toque com a arte de usar e não tocar). Além disso, a ventilação e a iluminação natural foram priorizadas e destacadas, minimizando o risco de contágio pela covid-19”, informou.

Esta é a primeira participação dos passenses Maycon Costa e Carla Ferreira na Casacor e ambos, salientam que procuraram representar na obra suas origens, mineira e interiorana, com o uso de revestimentos e elementos que as destacassem.

“Podemos citar como exemplo o cobogó (elemento de arquitetura vazado que possibilita maior ventilação e iluminação natural) em madeira de demolição, revestimento pau a pique da Castelatto – rementendo à técnica construtiva de mesmo nome que foi muito utilizada em Minas Gerais durante a época da mineração no Brasil-, e revestimento de grande formato Saint Tropez da Roca (porcelanato que reproduz fielmente uma pedra natural, com todas as nuances de cor, veios e texturas)”, salientou Costa.

O escritório FC buscou levar em conta no projeto a sustentabilidade em cada detalhe.

“Desde o método construtivo do espaço, com o uso de steel frame e drywall, mais sustentáveis e com a possibilidade de reaproveitamento, no qual o escritório tem pós-graduação e cursos, até a funcionalidade e harmonia do ambiente. Em se tratando de um banheiro para uso do público em plena pandemia, refletem a criatividade e a preocupação do escritório perante o desafio de criar um ambiente da Casacor, sem deixar de lado a beleza e estética”, disse.

A Casacor Ribeirão

A Casacor Ribeirão Preto acontece em formato inédito: além da mostra física, o evento também terá uma programação virtual com vídeos interativos e tours 3D dos 35 ambientes.

Na terceira edição, a mostra foi montada numa estrutura de 3,5 mil m2 de área de visitação, com ambientes interpretados por 45 renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas.