Destaques Esporte

Equipe Nacional de Canoagem terá atletas do caiaque em Capitólio

9 de junho de 2021

O município de Minas Gerais é um dos principais centros de Canoagem Velocidade do Brasil :/ Divulgação

CAPITÓLIO – O município de Capitólio é um importante local para a Canoagem Brasileira. Graças à parceria com a Prefeitura Municipal, atualmente a cidade conta com uma Equipe Nacional Permanente de Canoagem Velocidade e atende há cerca de um ano cinco atletas na modalidade feminina e cinco canoístas na modalidade masculina e agora passará a contar também com mais três atletas do caiaque masculino. A estrutura atende a preparação dos atletas visando o próximo ciclo olímpico 2021-2024., ou seja, serão 13 atletas no alto rendimento.

Emerson Wolf será o novo treinador que irá compor a equipe, ele é natural de Piraju, no Estado de São Paulo, também foi ex-atleta atuando nas categorias do K1, K2 e K4 na distância dos 1000 metros, em 2014 ele começou a cursar Educação Física com o objetivo de se tornar treinador, ele vê esse trabalho como um desafio.

“É uma grande oportunidade, já que estamos falando de uma Equipe Nacional e também estou muito feliz por fazer parte deste projeto da CBCa e poder passar um pouco da minha experiência como atleta aos atletas da equipe. Estamos muito focados para as competições que temos em vista e confiantes em um bom resultado”, fala.

O treinador também comenta as condições para treinamento em Capitólio, segundo ele, a cidade tem uma excelente estrutura, as condições de ter toda a estrutura perto da raia também é um facilitador, “aqui temos tudo muito próximo, raia, academia, barracão onde ficam os barcos e sem dizer que é um local muito bonito”, complementa.

Atualmente existem três ENPs de Canoagem Velocidade no Brasil, Capitólio e Lagoa Santa em Minas Gerais e também em Cascavel no Paraná, todas existem parceria com as prefeituras locais.

“Hoje nós vemos uma parceria frutífera que deu resultados rápidos com investimentos singelos de ambas as partes, mas bem direcionados, para que de fato tenha toda a estrutura para todos os nossos atletas. A Canoagem Brasileira é muito grata a Prefeitura de Capitólio e ao povo de Capitólio que nos recebeu de braços abertos”, fala Alvaro Koslowski supervisor da Canoagem Velocidade.

Os canoístas já estão na cidade mineira, eles realizaram o teste de PCR para poder entrar nos locais do treinamento, Dhonovan França e Leonardo Mattos são de Piraju no Estado de São Paulo e estão na expectativa de iniciarem essa nova fase na carreira. Ambos têm 17 anos, Dhonovan iniciou no esporte com apenas 13 anos, ele já faz planos para o futuro.

“Para mim foi uma emoção muito grande poder participar desta nova equipe e assim poder realizar minha meta, quero seguir realizando novos planos para buscar o sonho de competir nos Jogos Olímpicos em Paris 2024”, fala.

Já Leonardo fala da oportunidade que está tendo, “é muito gratificante estar aqui com os melhores atletas do Brasil, pretendo aprender o máximo com eles e com o nosso técnico Emerson”, diz.

O gaúcho Josias Castanho de Souza completa o trio, atualmente com 18 anos, ele vem de Caxias do Sul/RS, o atleta já faz planos de treinar bastante para brigar por uma vaga no próximo ciclo olímpico, ele acredita que o caminho agora ficou um pouco mais curto,

“É muito emocionante fazer parte dessa equipe em saber que estão apostando no esporte e apoiando em realizar nossos sonhos e metas”, comenta.