Destaques Geral

Epamig faz parcerias com o Senar de Passos

23 de março de 2021

Da esquerda para direita, Dorvina, Rogger, Renata Vieira, Francisco Câmara, Isabela Peregrino, Messias Guimarães, Paulo Romão. À frente Luan Oliveira. / Foto: Divulgação

PASSOS – A Empresa de Pesquisa e Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Sistema Faemg/Senar/Inaes firmaram parcerias para atender produtores rurais e capacitar técnicos. Na área de atuação do Regional de Passos estão quatro campos de pesquisa: Arcos, Machado, Caldas e São Sebastião do Paraíso.

As unidades atuam no segmento de grãos, café e vitivinicultura. O gerente do Regional, Rogger Miranda Coelho, presidentes de sindicatos, mobilizadores, supervisor do Ateg e a Analista Técnica Regional, Dorvina Maria Fernandes visitaram as unidades.

O Campo de Machado com foco sobre a cafeicultura deve ser o primeiro a receber cursos do Sistema Faemg/Senar/Inaes. Com área de 36 hectares, o campo tem estrutura para pós colheita, produção de sementes e mudas, torrefação e processamento. A primeira capacitação já programada é para o curso de roçadeira.

A vitivinicultura é a atividade que envolve o cultivo das uvas e a fabricação do vinho e suco. A Epamig desenvolve pesquisa da cultura no campo de Caldas, região tradicionalmente conhecida pela produção de vinhos, e no campo de São Sebastião do Paraíso mantém a pesquisa de variedades e a sua adaptabilidade à região. Com as novas pesquisas, a vitivinicultura tem conquistado investidores. No Sudoeste de Minas há vinícolas em início das atividades nos municípios de Fortaleza de Minas, Passos e na Serra da Canastra.

Conforme Cesar Elias Botelho, Pesquisador, Chefe Geral da Epamig Sul de Minas, toda parceria é bem vinda.

Será importante para o Sistema Faemg/Senar/Inaes essa parceria com a Epamig, pois terá uma estrutura para a realização do importante trabalho de treinamento. Para a Epamig vai proporcionar mais contato com os produtores e a eles mais contato com a pesquisa. Será uma difusão e transferência de conhecimentos para o nosso público principal que são os produtores rurais e também os instrutores”, assegurou.

Para Rogger Miranda Coelho, Gerente Regional do Sistema Faemg/Senar/Inaes em Passos, “o Escritório Regional é privilegiado com a presença de quatro campos experimentais da Epamig nos municípios que pertencem a essa regional. Nossas expectativas são bastantes positivas com essa parceria. Poderemos realizar eventos do SenarR nos Campos experimentais da Epamig, promover capacitações para os técnicos do Ateg e correalizar dias de campo para difusão da pesquisa desenvolvida por esta importante instituição que é a Epamig. O produtor rural, que é o foco das instituições, certamente será beneficiado com essa parceria”.