Destaques Geral

Encontro discute desenvolvimento local e regional

19 de agosto de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – Acontece nesta quinta-feira, 20, no âmbito da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), a partir das 9h, a primeira edição do ‘AMM nos Municípios – Encontro Online nas Microrregionais’. O evento é uma iniciativa da Associação Mineira de Municípios (AMM) e do Sebrae/MG, será transmitido pelo Youtube e acontece dentro do “Desenvolve Minas”, convênio celebrado entre as entidades durante o Delta Fórum – Encontro de Desenvolvimento Econômico realizado em dezembro de 2019.

O principal objetivo do projeto é criar estratégias para o desenvolvimento local com a mobilização do poder público, iniciativa privada e terceiro setor na busca de condições favoráveis de sobrevivência dos pequenos negócios que são fonte de trabalho e renda para milhões de pessoas em todos os municípios do Estado de Minas Gerais.

Como público-alvo, foram chamados os atores do Poder Público, como secretários municipais, vereadores e servidores públicos. Do terceiro setor, associações comerciais, industriais, câmaras de dirigentes lojistas, cooperativas, comerciantes e produtores de pequenos negócios. Também poderá participar a população de um modo geral, para que todos possam ter orientações técnicas e capacitação sobre como buscar financiamentos e recursos. Outro público que também deverá marcar presença são os pré-candidatos aos cargos eletivos de prefeitos e vereadores do pleito de 2020.

Para o diretor da Regional Sul/Sudoeste do Sebrae/MG, Leonardo Mol de Araújo, é fundamental que os municípios consigam encontrar maneiras de superar suas dificuldades através de um planejamento e o envolvimento de todos os setores, sejam governos, setor privado ou sociedade civil organizada.

Esses webinários terão a participação de técnicos da AMM, Sebrae e entidades parceiras que levarão em conta as características de cada microrregião do Estado e verificar o que é mais importante de ser debatido. O Sebrae já conta com uma ferramenta importante que foi criada justamente para enfrentar os desafios para o desenvolvimento dos municípios, ou seja, a estratégia para o Desenvolvimento Econômico Local (DEL), e não haveria momento mais oportuno para colocá-la em prática”, explicou Araújo.

Serão apresentados também casos de sucesso, seja de empresários, seja de gestores, soluções inteligentes para sair da crise e que possam propiciar caminhos e soluções para empreendedores de pequenos negócios locais se desenvolverem, criando mais emprego e fomentando a economia dos municípios.

O pacote de medidas proposto pode beneficiar entre 700 e 850 mil pequenos negócios no Estado, preservando quase dois milhões de empregos. O que estamos propondo é a mobilização do poder público em um esforço de criar condições para a sobrevivência dos pequenos negócios, que são fonte de trabalho e renda para milhares de pessoas”, reforça o diretor técnico do Sebrae/MG, João Cruz.

Para o prefeito de Piumhi e presidente da Ameg, Adeberto José de Melo, o Deco, é muito importante que se os municípios estejam bem preparados para o desenvolvimento local e que é a partir disto que poderemos falar em desenvolvimento regional.

Esses encontros serão muito importantes porque o mundo inteiro está se preparando para a retomada das atividades produtivas que foram suspensas nesses sucessivos períodos de crise que se agravaram após essa pandemia. Todo o planejamento e esforço de todos os setores será fundamental para a recuperação econômica dos municípios”, comentou o presidente.

O “Desenvolve Minas Gerais” tem como parceiros institucionais o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e diversas entidades, como o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Tribunal de Contas da União (TCU), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), Conselho Regional deEngenharia (Crea-MG), as 9 Regionais do Sebrae/MG e as 44 Associações Microrregionais de Minas Gerais, entre as quais a Ameg. A live será transmitida pelo YouTube no link https://youtu.be/T83z4MZBI14 e pelo Facebook https://bit.ly/3iw7xnV.