Destaques Geral

Empréstimos na Biblioteca Municipal de Passos caem 30%

Felipe Misuraca / Especial

22 de junho de 2021

Foto:/ Reprodução

PASSOS – Em um ano, entre março de 2020 até abril deste ano, o número de empréstimos domiciliares na Biblioteca Municipal de Passos caiu 30% em consequência da pandemia. De acordo com a bibliotecária Elisângela Rodrigues Melo Silva, por conta das restrições, a biblioteca teve que ser suspender o funcionamento por duas vezes durante a pandemia para evitar a proliferação do novo coronavírus.

“Esses fechamentos, necessários por causa da pandemia, fazem com que os leitores demorem a voltar ao hábito de frequentar a biblioteca”, disse.

Segundo Elisângela, o público da biblioteca é composto por pessoas de idades variadas, desde jovens até idosos que preferem a leitura em livros físicos.

“Este ano, em relação à mesma época do ano passado, os empréstimos estão mais baixos. Mas, além da pandemia, há a revitalização pela qual a biblioteca está passando atualmente”, disse a bibliotecária.

Devido à reforma, o local foi fechado e, após a reinauguração, o horário de funcionamento previsto para acontecer será das 8h às 18h.

“Nossas expectativas para os próximos meses são muito positivas. Estamos todos muito ansiosos pelo fim da revitalização. Em breve, reabriremos a biblioteca com novidades como, por exemplo, novos títulos, tanto na literatura adulta quanto na infantojuvenil”, afirma Elisângela.

“Esperamos atrair mais leitores de todas as idades, visando também o público infantil, uma vez que é necessário formar leitores desde crianças, devido à importância da leitura na formação intelectual e cultural das pessoas”, finalizou.

Na biblioteca da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), o funcionamento está sendo feito apenas de maneira remota desde o ano passado. De acordo com Gesiane Patrícia de Souza, bibliotecária do Bloco Cire 2 da universidade, o local não tem previsão de reabertura e o atendimento é feito através de agendamentos por e-mail.

Os alunos, servidores administrativos e professores da Uemg podem utilizar a Biblioteca Virtual, plataforma gratuita destinada aos usuários cadastrados para consulta de livros acadêmicos. Questionada sobre a volta presencial, Gesiane afirma que a retomada depende da vacinação contra a covid-19.

“Ainda não fomos vacinados. Diante disto, só temos o desejo e vontade que a vacinação aconteça rapidamente para que possamos voltar ao trabalho presencial”, comentou a bibliotecária da universidade.