Destaques Geral

Empresas de ônibus atuam em pontos clandestinos

6 de Maio de 2020

PASSOS – Algumas empresas de ônibus intermunicipais estão circulando praticamente de forma normal, mesmo com decretos de proibição. Em Passos, o Terminal Rodoviário Trancredo Neves permanece fechado, porém, ali bem em frente, próximo ao Fórum, existe um ponto clandestino com chegadas e partidas para diversas partes de Minas e também de cidades do Estado e de São Paulo. A Brigada de Enfrentamento ao Coronavírus da Prefeitura de Passos afirma não ter conseguido flagrar nenhuma operação neste sentido, ainda que existem anúncios com horários de saída dos transportes.

Procurada pela reportagem, uma das coordenadoras da Brigada, Gleida Dias Souza, informou que, mesmo tendo recebido diversas denúncias a respeito de empresas como a Gardênia, a União e particulares, nenhuma foi notificada por falta do flagrante.

“A Brigada só pode agir, com base no decreto municipal, dentro do perímetro urbano. Tanto para intermunicipal e interestadual, o decreto aponta que não podem circular contendo passageiros. As denúncias relativas às empresas que estão parando, por exemplo, na MG-050 em algum posto de combustível, fogem da nossa área de atuação. Nós tivemos outras denúncias de ônibus que estavam pegando passageiros na porta do Fórum e também nas imediações da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), na antiga Rodoviária, mas não conseguimos flagrar nenhum deles contendo passageiro, descendo ou pegando o passageiro”, afirmou Gleida.

Ainda conforme a integrante da Brigada, se algum morador souber, pode ligar para o número (35) 3522-7132 e fazer a denúncia. A Brigada vai imediatamente informar à equipe para ver se consegue fazer o flagrante. “A multa só pode ser aplicada para os casos de flagrante. O valor da multa é de R$5 mil. Nenhuma empresa foi multada até o momento. Estamos de olho, pois as denúncias não param de chegar”, finalizou.