Destaques Variedades

Em Nova Resende, pudim de leite vira receita tradicional de família

2 de setembro de 2020

Para lembrar da falecida mãe, Elenilda reproduz receita em casa. / Foto: Divulgação

PASSOS – Com o intuito de amenizar a saudade que sente de sua falecida mãe, Elenilda Santos passou a reproduzir uma receita de pudim de leite original e tradicional, que sempre esteve presente nos eventos da família, especialmente nos aniversários. Neste mês de agosto, completou-se dois anos sem a presença de dona Geralda Santos e, para homenagear sua memória, o prato foi elaborado com carinho pela família.

Ela contava que essa receita surgiu porque o meu irmão gostava muito de pudim e, naquela época, se fazia em banho-maria, o que levava muito tempo e deixava a parte de cima da mistura com a consistência mais fraca. Observando isso, ela passou a cozinhar a massa, o que deu muito certo e, a partir de então, o prato começou a fazer parte de todas as comemorações. Sempre ficávamos esperando pela chegada da forma do delicioso doce da minha mãe, e hoje ele se tornou mais do que especial para todos nós”, contou Elenilda, emocionada.

Diante de tantas lembranças, a filha ressalta a importância sentimental que a receita possui.

É uma maneira singular de lembrar do tempo em que ela fez a nossa vida ser muito mais feliz. O pudim era motivo de festa e, quando o fazemos, lembramos ainda mais das razões que nos trouxeram tanta alegria. É muito mais que uma questão culinária, porque além do prato, trabalha o amor”, completou.

Para Ellen Santos, filha mais velha de Elenilda, o pudim da avó também é muito importante e traz muita alegria, principalmente porque lembra o carinho de dona Geralda com os filhos e netos.

Quando estamos todos juntos, esta é uma maneira de ela se fazer ainda mais presente, em especial porque é a maneira na qual gostava de ver a família. Funciona como uma verdadeira declaração de amor, porque além de tantos ensinamentos deixados pela mulher incrível que ela foi, assim é possível lembrar do gostinho de suas comidas, o que é capaz de aquecer o meu coração”, destacou a neta. Na intenção de levar o sabor especial do pudim até a casa de outras famílias, a receita foi compartilhada, confira.

Ingredientes:
– 8 ovos
– 1 litro de açúcar
– 1 litro de leite
– 100 g de coco ralado
– 8 colheres de sopa de farinha de trigo
– 3 colheres de margarina

Modo de preparo:
– Misture os ingredientes, em seguida leve ao fogo e cozinhe até engrossar. Em uma forma quadrada, cubra o fundo com caramelo derretido, acrescente a massa e leve ao forno. Depois de assado, corte os pedaços e sirva gelado.