Destaques Esporte

Elenco pode chegar a 32 jogadores no Cruzeiro

3 de julho de 2020

Diretor do Cruzeiro vê mudança no ‘perfil tático’ com nova regra. / Foto: Divulgação

BELO HORIZONTE – Cerca de 20 dias depois de projetar um elenco com 28 a 30 jogadores, o diretor de futebol do Cruzeiro, Ricardo Drubscky, admitiu que o grupo poderá alcançar o número de 32 atletas em 2020. O executivo revelou que, após conversas com o técnico Enderson Moreira e os caminhos projetados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o reinício do calendário, o planejamento passou por essa pequena readequação.

Futebol é muito dinâmico. Ano de pandemia – uma palavra que sabíamos que existia, mas nunca vivenciamos o efeito – nos faz sempre refazer conceitos. Estamos fazendo nossas contas. A partir da reunião (da Comissão Nacional de Clubes), como vamos encaixar 38 jogos, de 8, 9 de agosto, até… O Enderson, conversando comigo, com o Deivid, de repente 32 jogadores não é um número grande não”, admitiu.

Drubscky também lembrou que o futebol será reiniciado com uma novidade nas regras, o que, na análise do dirigente, mudará o “perfil tático” das partidas. A CBF decidiu que permitirá cinco substituições por jogo durante suas competições para proteger a condição física de jogadores em meio à pandemia de coronavírus.

Terão cinco substituições, o que vai mudar o perfil tático dos jogos. Não está fugindo da conta inicial, de 28 a 30 (jogadores), mas também não vai extrapolar, talvez a gente vá sair um pouco, para 32 jogadores, é algo que nos interessa para atender essas dificuldades”, projetou Drubscky.
Nas últimas semanas, o Cruzeiro já realocou alguns jogadores que se reapresentaram na Toca da Raposa II em 26 de maio, após a paralisação pelo coronavírus. Foram eles os laterais Edilson (dispensado) e Rafael Santos (emprestado à Chapecoense); os meio-campistas Maktom (não teve o contrato renovado) e Robinho (dispensado), além do atacante Jhonata Robert (devolvido ao Grêmio).

Atualmente, o elenco do Cruzeiro é formado pelos seguintes atletas: Goleiros: Fábio, Lucas França, Vitor Eudes e Vinícius; Zagueiros: Leo, Cacá, Arthur, Ramon, Marllon e Dedé; Laterais-direitos: Raúl Cáceres; Laterais-esquerdos: Patrick Brey, Marcelo Hermes e João Lucas; Volantes: Adriano, Ariel Cabral, Jean, Filipe Machado, Pedro Bicalho e Jadsom; Meias: Maurício, Everton Felipe, Régis e Marco Antônio e Atacantes: Marcelo Moreno, Thiago, Angulo, Judivan, Roberson, Stênio, Welinton e Vinicius Popó.

O objetivo do departamento de futebol do Cruzeiro é contratar ainda pelo menos um lateral-esquerdo e mais um jogador para o lado direito.